📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Roland Garros: Alguém viu por aí Rafa Nadal?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesTerminou neste domingo a primeira semana de Roland Garros, a mais importante prova mundial disputada em pó-de-tijolo e os fãs de ténis estarão certamente contentes com os encontros que têm sido disputados em Paris.

Começando pela competição feminina, irregularidade continua a ser a palavra que melhor descreve a presente temporada no circuito WTA. À cabeça da lista de principais deceções da primeira semana, está a número 1 do mundo Angelique Kerber que, como muitos já esperavam, cedeu na ronda inaugural frente a Ekaterina Makarova. Também Svetlana Kuznetsova figura neste lote, pois apesar do bom nível apresentado pela russa nas semanas anteriores a Roland Garros, nesta prova foi eliminada por Caroline Wozniacki – que apesar de não ser, de todo, uma desconhecida, atravessa um período muito instável na sua carreira e o pó-de-tijolo não é a sua superfície de eleição.

A campeã em título e quinta classificada no ranking WTA Garbiñe Muguruza foi também eliminada precocemente nos oitavos-de-final frente a uma inspirada Kiki Mladenovic que, perante um court Philippe Chatrier em erupção, levou de vencida a espanhola em 3 partidas. Para já ainda não se vislumbra uma sucessora clara de Muguruza, pelo que Simona Halep, Timea Bacsinszky, Karolina Pliskova e Kiki Mladenovic são talvez as jogadoras que mais estáveis têm estado e o troféu tem boas hipóteses de terminar esta edição nas mãos de uma destas quatro atletas.

Fonte: Kristina Mladenovic
Fonte: Kristina Mladenovic

Na prova masculina pode dizer-se que os principais candidatos à vitória final têm cumprido as suas “obrigações”. Se Andy Murray, atual líder do ranking ATP, se tem conseguido desenvencilhar de alguns encontros mais complicados (como foi aquele frente a Martin Klizan, que poderia ter desembocado numa sempre apetecível quinta partida), já Rafael Nadal – o grande candidato ao título em Paris, e que celebrou no passado dia 3 o seu 31º aniversário – tem aproveitado para “passear” pelo complexo de Roland Garros tendo perdido apenas uns incríveis 20 jogos (de serviço) em 4 encontros disputados o que, numa prova do Grand Slam, é um feito absolutamente raro. Na terça-feira, dia 6, Rafa irá disputar com Pablo Carreño Busta um lugar nas meias-finais, depois de Busta ter sido o protagonista daquele que foi certamente um dos encontros mais espetaculares da semana, frente a Milos Raonic (Carreño d. Raonic 4/6; 7/6; 6/7; 6/4; 8/6).

Também Djokovic tem resolvido eficazmente todos os seus compromissos pelo que na 3ª ronda teve de “puxar dos galões” para levar de vencida um destemido e muito aguerrido Diego Schwartzman, num encontro que ficará decerto na memória dos espetadores pelo equilíbrio desde a primeira bola do encontro. O jovem Dominic Thiem parece estar também muito tranquilo relativamente ao ténis que tem desempenhado, e resultado disso são as esclarecedoras vitórias em 3 sets frente a Bernard Tomic, Simone Bolelli, Steve Johnson e Horacio Zeballos que irão fazer certamente do austríaco um adversário muito perigoso no encontro dos quartos-de-final frente a Novak Djokovic. Já Alexander Zverev não seguiu as pisadas do companheiro austríaco da “NextGen” e regressou a casa com uma derrota amarga (ainda para mais depois de vencer o Masters 1000 em Roma) frente ao experiente Fernando Verdasco que parece ter (re) encontrado durante esta semana a alegria no court e, com ela, o seu ténis tanto explosivo como espetacular (o que tem andado a direita de canhoto de Verdasco!).

Fonte: Dominic Thiem
Fonte: Dominic Thiem

Gael Monfils, Alize Cornet, Caroline Garcia e Kiki Mladenovic são já os últimos representantes gauleses na prova, o que fará certamente o court Philippe Chatrier transformar-se numa “praça de touros” estilo Taça Davis cada vez que um deles entrar em cena, numa semana em que todos esperam ver o “verdadeiro” Rafa Nadal em prova pelo que todos os que ainda se encontram em competição tentarão com certeza acabar com o sonho do maiorquino de conquistar “La Decima” em Paris – curiosamente na mesma semana em que o “seu” Real Madrid conquistou “La Duodecima”. Será que o maiorquino se sentirá inspirado e conseguirá levar o troféu mais uma vez para casa?

Foto de Capa: Rafa Nadal

Henrique Carrilho
Henrique Carrilhohttp://www.bolanarede.pt
Estudante de Economia em Aarhus, Dinamarca e apaixonado pelo desporto de competição, é fervoroso adepto da Académica de Coimbra mas foi a jogar ténis que teve mais sucesso enquanto jogador.                                                                                                                                                 O Henrique escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tottenham despacha Everton e sobe ao pódio da Premier League

O Tottenham foi a Liverpool vencer o Everton por três bolas a zero, em jogo da nona jornada da Premier League.

Cristóvão Carvalho não conseguiu somar 1 voto em mais de metade das secções de voto nas eleições do Benfica

Cristóvão Carvalho não teve uma boa votação. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra o João Noronha Lopes.

Luis Suárez em modo matador coloca Sporting a vencer o Tondela

Luis Suárez abriu o marcador da partida entre o Sporting e o Tondela, jogo relativo à nona jornada da Primeira Liga.

Maioria absoluta nas secções de voto: Rui Costa venceu em 95 das 108 secções de voto nas eleições do Benfica

Os resultados das secções de voto dão vantagem clara ao atual presidente. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra o João Noronha Lopes.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes admite: «Não falei com Luís Filipe Vieira nem com nenhum dos candidatos»

Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra o João Noronha Lopes. O gestor já falou com os jornalistas.

João Diogo Manteigas foi o 3º candidato mais votado nas eleições do Benfica apesar de terminar no 4º lugar

O sistema de divisão de votos prejudicou João Diogo Manteigas. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra o João Noronha Lopes.

Rui Costa e a vitória na 1ª volta: «Honrado e feliz pelo voto de confiança. Era quase inevitável uma segunda volta»

Rui Costa analisou os resultados da primeira volta das eleições do Benfica. Atual presidente venceu, mas não conseguiu maioria absoluta.