Antevisão Australian Open 2024 | 25 vezes Djokovic ou vai haver surpresa?

modalidades cabeçalho

Novo ano, nova vida e novo Australian Open! O primeiro Grand Slam do ano está mesmo à porta. É a 112.ª edição do torneio, a 56.ª realizada na Open Era. O Australian Open, que vai decorrer entre 13 e 28 de janeiro, promete ser um torneio que marcará o resto do calendário.

Nem tudo começa com o pé direito. O torneio não vai contar com Rafael Nadal, bicampeão da competição (2009 e 2022), que, devido a problemas físicos, não vai competir no torneio. O experiente tenista espanhol havia anunciado que 2024 seria o último ano como tenista profissional, por isso, se realmente for o seu último ano, não voltará a competir no Australian Open.

NOVAK DJOKOVIC QUER CONTINUAR COM HEGEMONIA

Novak Djokovic conquistou o título no ano passado, derrotando Stefanos Tsitsipas na final. O tenista sérvio é, indiscutivelmente, o rei desta competição. Não há tenista que venceu mais vezes o Australian Open do que ele. Dos 24 Grand Slam conquistados pelo sérvio – o recorde atual do ténis masculino no singular -, 10 troféus foram conquistados na Austrália (2008, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016, 2019, 2020, 2021, 2023).

O registo de Djokovic não pára por aqui. O tenista da Sérvia não perde uma partida no Australian Open desde 2018, ou seja, há seis anos, quando, na altura, perdeu a partida nos oitavos de final, frente a Hyeon Chung – a relembrar que Djokovic não participou em 2022 por causa das restrições com as pessoas que não tomaram a vacina contra a Covid-19. Novak Djokovic quer o 11.º título.

HÁ OUTROS TENISTAS CAPAZES DE VENCER O TORNEIO

O principal favorito é Novak Djokovic, mas há três tenistas que também surgem como potenciais vencedores do primeiro Grand Slam do ano. Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev e Jannik Sinner são os principais nomes que podem destronar a hegemonia do ‘Djoker’.

Carlos Alcaraz é o segundo favorito a vencer o torneio. O jovem tenista espanhol de 20 anos foi o único tenista não-Novak Djokovic a vencer um Grand Slam em 2023, reforçando o estatuto de um dos melhores tenistas da sua geração. Caso o tenista espanhol derrote o tenista sérvio na Austrália – uma partida que só pode acontecer na final -, será a primeira vitória de Carlos Alcaraz contra o atual líder da hierarquia ATP na superficiede piso duro.  

O único dos três tenistas que já derrotou o tenista sérvio numa final de Grand Slam realizada na superficie de piso duro é Daniil Medvedev (US Open de 2021). O tenista russo de 27 anos, que foi finalista desta competição em duas ocasiões (2021 e 2022), quer voltar aos bons velhos tempos e tem a oportunidade de fazê-lo no Australian Open. Pode ser que se concretize o provérbio “à terceira é de vez” para Medvedev.

Jannik Sinner, tenista italiano de 22 anos, quer continuar a sua série vitoriosa contra o tenista sérvio – conta com duas vitórias nos últimos dois duelos. É um dos melhores tenistas da sua geraçao. No entanto, o prodígio italiano tem dois pontos contra a seu favor: Sinner é o único dos três tenistas que nunca venceu um Grand Slam e a sua melhor participação num Australian Open foi uma ida aos quartos de final, em 2022.

PRIMEIRA RONDA COM 8 JOGOS INTERESSANTES

A primeira ronda do torneio conta com vários jogos que vão animar os primeiros dias da 112.ª edição do Australian Open. A aventura para uns vai acabar mais cedo do que o previsto devido à falta de sorte no sorteio.

Entre as 64 partidas programadas para a ronda de abertura, há oito encontros que mereciam acontecer mais à frente do torneio: Andre Mannarino x Stan Wawrinka; Robert Agut Bautista x Ben Shelton; Stefanos Tsitsipas x Matteo Berrettini; Frances Tiafoe x Borna Coric; Alex De Minaur x Milos Raonic; Tallon Griekspoor x Roman Safiullin; Ugo Humbert x David Goffin; e Félix Auger-Aliassime x Dominic Thiem.

NUNO BORGES É O ÚNICO TENISTA PORTUGUÊS EM PROVA

O único participante luso no Australian Open de 2024 é Nuno Borges. O tenista português de 26 anos, que garantiu a passagem direto fruto do lugar na hierarquia ATP, vai defrontar o tenista alemão Maximilian Marterer, na primeira ronda do torneio. O confronto direto não é favorável ao português, pois ele perdeu o único jogo entre os dois tenistas, no ATP Antuérpia Open de 2023. Apesar de ser o único tenista português na fase final do torneio, Nuno Borges poderia ter a companhia de Gonçalo Oliveira, caso o tenista de 28 anos tivesse vencido os três jogos referentes à fase de qualificação – perdeu no primeiro encontro frente ao tenista boliviano Hugo Dellien.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.