📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Antevisão Australian Open 2024 | 25 vezes Djokovic ou vai haver surpresa?

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Novo ano, nova vida e novo Australian Open! O primeiro Grand Slam do ano está mesmo à porta. É a 112.ª edição do torneio, a 56.ª realizada na Open Era. O Australian Open, que vai decorrer entre 13 e 28 de janeiro, promete ser um torneio que marcará o resto do calendário.

Nem tudo começa com o pé direito. O torneio não vai contar com Rafael Nadal, bicampeão da competição (2009 e 2022), que, devido a problemas físicos, não vai competir no torneio. O experiente tenista espanhol havia anunciado que 2024 seria o último ano como tenista profissional, por isso, se realmente for o seu último ano, não voltará a competir no Australian Open.

NOVAK DJOKOVIC QUER CONTINUAR COM HEGEMONIA

Novak Djokovic conquistou o título no ano passado, derrotando Stefanos Tsitsipas na final. O tenista sérvio é, indiscutivelmente, o rei desta competição. Não há tenista que venceu mais vezes o Australian Open do que ele. Dos 24 Grand Slam conquistados pelo sérvio – o recorde atual do ténis masculino no singular -, 10 troféus foram conquistados na Austrália (2008, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016, 2019, 2020, 2021, 2023).

O registo de Djokovic não pára por aqui. O tenista da Sérvia não perde uma partida no Australian Open desde 2018, ou seja, há seis anos, quando, na altura, perdeu a partida nos oitavos de final, frente a Hyeon Chung – a relembrar que Djokovic não participou em 2022 por causa das restrições com as pessoas que não tomaram a vacina contra a Covid-19. Novak Djokovic quer o 11.º título.

HÁ OUTROS TENISTAS CAPAZES DE VENCER O TORNEIO

O principal favorito é Novak Djokovic, mas há três tenistas que também surgem como potenciais vencedores do primeiro Grand Slam do ano. Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev e Jannik Sinner são os principais nomes que podem destronar a hegemonia do ‘Djoker’.

Carlos Alcaraz é o segundo favorito a vencer o torneio. O jovem tenista espanhol de 20 anos foi o único tenista não-Novak Djokovic a vencer um Grand Slam em 2023, reforçando o estatuto de um dos melhores tenistas da sua geração. Caso o tenista espanhol derrote o tenista sérvio na Austrália – uma partida que só pode acontecer na final -, será a primeira vitória de Carlos Alcaraz contra o atual líder da hierarquia ATP na superficiede piso duro.  

O único dos três tenistas que já derrotou o tenista sérvio numa final de Grand Slam realizada na superficie de piso duro é Daniil Medvedev (US Open de 2021). O tenista russo de 27 anos, que foi finalista desta competição em duas ocasiões (2021 e 2022), quer voltar aos bons velhos tempos e tem a oportunidade de fazê-lo no Australian Open. Pode ser que se concretize o provérbio “à terceira é de vez” para Medvedev.

Jannik Sinner, tenista italiano de 22 anos, quer continuar a sua série vitoriosa contra o tenista sérvio – conta com duas vitórias nos últimos dois duelos. É um dos melhores tenistas da sua geraçao. No entanto, o prodígio italiano tem dois pontos contra a seu favor: Sinner é o único dos três tenistas que nunca venceu um Grand Slam e a sua melhor participação num Australian Open foi uma ida aos quartos de final, em 2022.

PRIMEIRA RONDA COM 8 JOGOS INTERESSANTES

A primeira ronda do torneio conta com vários jogos que vão animar os primeiros dias da 112.ª edição do Australian Open. A aventura para uns vai acabar mais cedo do que o previsto devido à falta de sorte no sorteio.

Entre as 64 partidas programadas para a ronda de abertura, há oito encontros que mereciam acontecer mais à frente do torneio: Andre Mannarino x Stan Wawrinka; Robert Agut Bautista x Ben Shelton; Stefanos Tsitsipas x Matteo Berrettini; Frances Tiafoe x Borna Coric; Alex De Minaur x Milos Raonic; Tallon Griekspoor x Roman Safiullin; Ugo Humbert x David Goffin; e Félix Auger-Aliassime x Dominic Thiem.

NUNO BORGES É O ÚNICO TENISTA PORTUGUÊS EM PROVA

O único participante luso no Australian Open de 2024 é Nuno Borges. O tenista português de 26 anos, que garantiu a passagem direto fruto do lugar na hierarquia ATP, vai defrontar o tenista alemão Maximilian Marterer, na primeira ronda do torneio. O confronto direto não é favorável ao português, pois ele perdeu o único jogo entre os dois tenistas, no ATP Antuérpia Open de 2023. Apesar de ser o único tenista português na fase final do torneio, Nuno Borges poderia ter a companhia de Gonçalo Oliveira, caso o tenista de 28 anos tivesse vencido os três jogos referentes à fase de qualificação – perdeu no primeiro encontro frente ao tenista boliviano Hugo Dellien.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.