Antevisão Australian Open 2024 | 25 vezes Djokovic ou vai haver surpresa?

    modalidades cabeçalho

    Novo ano, nova vida e novo Australian Open! O primeiro Grand Slam do ano está mesmo à porta. É a 112.ª edição do torneio, a 56.ª realizada na Open Era. O Australian Open, que vai decorrer entre 13 e 28 de janeiro, promete ser um torneio que marcará o resto do calendário.

    Nem tudo começa com o pé direito. O torneio não vai contar com Rafael Nadal, bicampeão da competição (2009 e 2022), que, devido a problemas físicos, não vai competir no torneio. O experiente tenista espanhol havia anunciado que 2024 seria o último ano como tenista profissional, por isso, se realmente for o seu último ano, não voltará a competir no Australian Open.

    NOVAK DJOKOVIC QUER CONTINUAR COM HEGEMONIA

    Novak Djokovic conquistou o título no ano passado, derrotando Stefanos Tsitsipas na final. O tenista sérvio é, indiscutivelmente, o rei desta competição. Não há tenista que venceu mais vezes o Australian Open do que ele. Dos 24 Grand Slam conquistados pelo sérvio – o recorde atual do ténis masculino no singular -, 10 troféus foram conquistados na Austrália (2008, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016, 2019, 2020, 2021, 2023).

    O registo de Djokovic não pára por aqui. O tenista da Sérvia não perde uma partida no Australian Open desde 2018, ou seja, há seis anos, quando, na altura, perdeu a partida nos oitavos de final, frente a Hyeon Chung – a relembrar que Djokovic não participou em 2022 por causa das restrições com as pessoas que não tomaram a vacina contra a Covid-19. Novak Djokovic quer o 11.º título.

    HÁ OUTROS TENISTAS CAPAZES DE VENCER O TORNEIO

    O principal favorito é Novak Djokovic, mas há três tenistas que também surgem como potenciais vencedores do primeiro Grand Slam do ano. Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev e Jannik Sinner são os principais nomes que podem destronar a hegemonia do ‘Djoker’.

    Carlos Alcaraz é o segundo favorito a vencer o torneio. O jovem tenista espanhol de 20 anos foi o único tenista não-Novak Djokovic a vencer um Grand Slam em 2023, reforçando o estatuto de um dos melhores tenistas da sua geração. Caso o tenista espanhol derrote o tenista sérvio na Austrália – uma partida que só pode acontecer na final -, será a primeira vitória de Carlos Alcaraz contra o atual líder da hierarquia ATP na superficiede piso duro.  

    O único dos três tenistas que já derrotou o tenista sérvio numa final de Grand Slam realizada na superficie de piso duro é Daniil Medvedev (US Open de 2021). O tenista russo de 27 anos, que foi finalista desta competição em duas ocasiões (2021 e 2022), quer voltar aos bons velhos tempos e tem a oportunidade de fazê-lo no Australian Open. Pode ser que se concretize o provérbio “à terceira é de vez” para Medvedev.

    Jannik Sinner, tenista italiano de 22 anos, quer continuar a sua série vitoriosa contra o tenista sérvio – conta com duas vitórias nos últimos dois duelos. É um dos melhores tenistas da sua geraçao. No entanto, o prodígio italiano tem dois pontos contra a seu favor: Sinner é o único dos três tenistas que nunca venceu um Grand Slam e a sua melhor participação num Australian Open foi uma ida aos quartos de final, em 2022.

    PRIMEIRA RONDA COM 8 JOGOS INTERESSANTES

    A primeira ronda do torneio conta com vários jogos que vão animar os primeiros dias da 112.ª edição do Australian Open. A aventura para uns vai acabar mais cedo do que o previsto devido à falta de sorte no sorteio.

    Entre as 64 partidas programadas para a ronda de abertura, há oito encontros que mereciam acontecer mais à frente do torneio: Andre Mannarino x Stan Wawrinka; Robert Agut Bautista x Ben Shelton; Stefanos Tsitsipas x Matteo Berrettini; Frances Tiafoe x Borna Coric; Alex De Minaur x Milos Raonic; Tallon Griekspoor x Roman Safiullin; Ugo Humbert x David Goffin; e Félix Auger-Aliassime x Dominic Thiem.

    NUNO BORGES É O ÚNICO TENISTA PORTUGUÊS EM PROVA

    O único participante luso no Australian Open de 2024 é Nuno Borges. O tenista português de 26 anos, que garantiu a passagem direto fruto do lugar na hierarquia ATP, vai defrontar o tenista alemão Maximilian Marterer, na primeira ronda do torneio. O confronto direto não é favorável ao português, pois ele perdeu o único jogo entre os dois tenistas, no ATP Antuérpia Open de 2023. Apesar de ser o único tenista português na fase final do torneio, Nuno Borges poderia ter a companhia de Gonçalo Oliveira, caso o tenista de 28 anos tivesse vencido os três jogos referentes à fase de qualificação – perdeu no primeiro encontro frente ao tenista boliviano Hugo Dellien.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.