Antevisão Australian Open: Haverá alguém a intrometer-se entre Sinner e Alcaraz?

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

No mundo do ténis, o mês de janeiro é sinónimo de Australian Open. O primeiro Grand Slam da temporada arranca no dia 18 de janeiro, em Melbourne. Depois de um ano em que Jannik Sinner e Carlos Alcaraz dominaram os quatro principais torneios da modalidade, será que os dois melhores tenistas da atualidade vão ter novos adversários à altura? Teremos que acompanhar as próximas semanas.

O sorteio está definido e esperam-nos grandes jogos logo na primeira eliminatória, onde alguns cabeças-de-série vão ter um grande desafio. Alcaraz e Novak Djokovic até podem sorrir com o sorteio, enquanto os dois portugueses, Nuno Borges e Jaime Faria, tiveram sortes distintas.

Antes do arranque oficial do Australian Open, os fãs terão a oportunidade de assistir Roger Federer numa exibição com Casper Ruud, na Rod Laver Arena. O tenista suíço foi coroado campeão, em solo australiano, por seis vezes.

Sinner, campeão em título, procura o terceiro troféu consecutivo e vai estrear-se frente ao francês, Hugo Gaston, número 94 no ranking mundial. Na terceira ronda, poderá ter como adversário o prodígio brasileiro, João Fonseca. O caminho até à final não será fácil, mas o transalpino, em Melbourne, tem sido imparável.

O número um mundial, Carlos Alcaraz, quer conquistar o seu primeiro título no Melbourne Park e, assim, entrar numa lista restrita de tenistas que venceram pelo menos uma vez os quatro Grand Slams. O murciano juntar-se-ia a Andre Agassi, Roger Federer, Rafael Nadal e a Novak Djokovic. O primeiro jogo é com um dos tenistas da casa, Adam Walton. Nas meias-finais, Alexander Zverev ou Daniil Medvedev são possíveis adversários.

Quem está habituado a ser feliz em Melbourne é Novak Djokovic, e o caminho até à final pode deixar o sérvio sonhar com o 11.º título. A caminhada começa contra o espanhol, Pedro Martinez, que chega moralizado, após a conquista do ATP Challenger de Bengaluru, na Índia. Djokovic, num jogo de treino contra Medvedev, sentiu uma dor no pescoço ao fim de 12 minutos, o que fez soar os alarmes. Aparentemente, Nole estará apto para competir, e vamos ver como está a sua forma física.

A sorte não foi a mesma para todos, como é o caso de Ben Shelton e João Fonseca, ambos cabeças-de-série. Nenhum deles é um claro candidato ao título, mas têm a ambição de chegar o mais longe possível. Estão no mesmo lado do quadro que Sinner, o que será um grande obstáculo. Shelton terá uma estreia complicada contra Ugo Humbert, que atravessa um bom momento de forma. O francês poderá vencer o ATP de Adelaide na madrugada de sábado. Enquanto, carioca vai defrontar o norte-americano, Eliot Spizzirri. Estes dois já se defrontaram uma vez, com Spizzirri a sair por cima.

Podemos ter algumas surpresas logo na primeira ronda, caso os ditos favoritos não estejam 100% concentrados. Zverev não está em grande forma e quem pode aproveitar é o canadiano, Gabriel Diallo. Já viveu melhores dias, mas é um perito em derrubar tenistas de topo. Matteo Arnaldi também gosta de tombar gigantes, e Andrey Rublev terá que se esforçar para alcançar a próxima fase. No último duelo entre ambos, num Grand Slam, o italiano saiu vencedor.

Quanto aos portugueses, Jaime Faria, no jogo de estreia, vai defrontar o tenista francês Arthur Cazaux, número 67 no ranking ATP, enquanto Nuno Borges tem duelo marcado com Felix Auger-Aliassime, número sete mundial.

Jaime Faria compete pelo segundo ano consecutivo no Australian Open e esteve irrepreensível na fase de qualificação, ao eliminar Luka Mikrut, Benjamin Hassan e Marco Trungelliti, sem perder qualquer set. Se eliminar Cazaux, vai jogar com o vencedor do duelo entre Andrey Rublev e Matteo Arnaldi.

O número um português, Nuno Borges, não tem um começo nada fácil, mas o maiato está a ter um bom início de época, o que certamente vai complicar a vida de Felix Auger-Aliassime. Nas últimas edições, Borges esteve em destaque, ao alcançar os oitavos-de-final em 2024 e terceira ronda em 2025.

Esperemos que seja um mês recheado de jogos com muita qualidade e sempre na esperança de que os nossos tenistas cheguem o mais longe possível. A última vez que não tivemos Sinner e Alcaraz na final de um Grand Slam foi precisamente aqui, na edição passada. Será que este ano vai ser igual?

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Silva assiste e Borussia Dortmund vence St. Pauli

O Borussia Dortmund recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a duas durante a tarde deste sábado, em jogo da Bundesliga.

Análise às equipas #8: Red Bull, um gigante ferido e um ressurgimento que chegou tarde

A temporada de 2025 não foi uma marcha triunfal para a Red Bull. Foi, acima de tudo, uma operação de resgate. Depois de ter perdido o título de Construtores em 2024

Gil Vicente no mercado e entra na corrida por jogador do Real Zaragoza (mudança pode chegar aos 2 milhões de euros)

O Gil Vicente procura reforços para melhorar o seu plantel para a segunda metade da temporada. Samed Bazdar é alvo dos minhotos.

Jogadores do Real Madrid assobiados pelos adeptos após derrota na Taça de Espanha

Na entrada para o aquecimento, o plantel do Real Madrid foi assobiado pelos adeptos blancos, depois da eliminação embaraçosa frente ao Albacete.

PUB

Mais Artigos Populares

Eivind Helland reforça o eixo defensivo do Bolonha

O jovem defesa-central de 20 anos, Eivind Helland, deixou o SK Brann e assinou pelo Bolonha a troco de sete milhões de euros.

Já passou pelo Benfica e pode rumar ao futebol chinês já em janeiro

Jhonder Cádiz, nome que passou por alguns emblemas do futebol português, pode rumar ao futebol chinês nas próximas semanas.

Mallorca anuncia contratação do jovem extremo Justin Kalumba

Este sábado, o Mallorca oficializou a contratação de Justin Kalumba. O extremo de 21 anos deixou o Angers e assinou um contrato válido até 2029.