📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

ATP Finals: Os 8 melhores tenistas do ano à procura do título de campeão

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

ATP Finals, um torneio disputado no final de cada época desportiva e que conta com os oito melhores tenistas da temporada.

Este último torneio do ano tem uma particularidade que é raríssima no Ténis, o formato não é a eliminar. Os oito tenistas são divididos em dois grupos e defrontam-se entre eles fazendo três jogos, no mínimo, cada um. Os dois melhores passam à próxima e desejada fase, as meias-finais, e de seguida à final para consagrar o campeão.

O torneio joga-se em piso duro ou rápido como queiram chamar, e é considerado a seguir aos cinco Grand Slam, a competição mais importante da época.

Este ano, disputa-se em Itália, mais precisamente em Turim, e conta com nomes como Jannik Sinner, Alexander Zverev Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev, Taylor Fritz, Casper Ruud, Alex De Minaur e Andrey Rublev.

O atual bicampeão da competição, Novak Djokovic, é o tenista com mais títulos conquistados neste torneio. Quem mais podia ser.  Na edição de 2023, derrotou o atual número um do ranking mundial, Jannik Sinner, na final com um duplo de 6-3. Esta semana, o sérvio anunciou via Instagram que não iria participar na edição deste ano, devido a uma lesão que não foi especificada.

Um elenco de tenistas diferentes do que estamos habituados a assistir visto que é a primeira vez deste 2001 que não está presente nenhum dos três maiores tenistas da história do Ténis. Claramente estou a falar de Rafael Nadal, Roger Federer e Novak Djokovic.

Por falar no italiano, que joga em “casa”, foi recebido em festa depois de viajar para o país onde nasceu.  Sinner tenta vencer as primeiras ATP Finals, sendo que para mim é o tenista mais em forma e capaz de o fazer.

Apesar da controvérsia sobre o caso de   doping, o ano de Jannik foi categórico. O tenista soma 65 vitórias em 2024, apenas ultrapassado recentemente por Zverev (66), e apenas (!) seis derrotas. Sinner venceu dois dos quatro Grand Slam (Open da Austrália e US Open), três Masters 1000 (Miami, Cincinnati e mais recentemente, Xangai) e dois ATP 500, em Roterdão, no início do ano, e em Halle.

É impossível falar de Jannik Sinner sem falar de Carlos Alcaraz. A nova geração do Ténis está à nossa frente e já não existe maneira de negar. Se há uns anos pensava-se que Zverev, Tsitsipas e Medvedev iam substituir o “Big Three”, neste momento o italiano e o espanhol já se encontram num patamar acima. E que duelos intensos que ambos protagonizaram este ano.

Se há alguém que consegue vencer Jannik Sinner é nada mais nada menos que Carlos Alcaraz, visto que das seis derrotas do italiano, esta temporada, três foram contra o tenista de Múrcia.

Alcaraz é, na minha opinião, outro grande favorito a conquistar as ATP Finals. Esta temporada conta com 56 vitórias, e 11 derrotas. Se dois dos quatro Grand Slam foram de Sinner, os restantes só podiam ser da responsabilidade do espanhol.

Com o seu jogo atlético e sempre com grandes pontos cheios de magia, o tenista de Múrcia conquistou Roland Garros e Wimbledon, vencendo também o Masters 1000 em Indian Wells e o ATP 500 de Pequim, na China.

Alexander Zverev, Daniil Medvedev, Taylor Fritz, Casper Ruud, Alex De Minaur e Andrey Rublev, são os restantes atletas em prova.

Desse grupo só deposito esperança no Alexander Zverev, atual número dois do mundo, que tem o recorde de vitórias desta época (66). O tenista alemão vem de uma grande conquista no Masters 1000 de Paris, após ter esmagado Ugo Humbert na final pelo duplo parcial de 6-2. Chega motivado e à procura das terceiras ATP Finals, depois de já ter conquistado a competição em 2018 e mais recentemente em 2021. Será certamente um osso duro de roer.

Jannik Sinner e Carlos Alcaraz não se vão defrontar, pelo menos para já, nas ATP Finals. Os tenistas ficaram em grupos separados. O número um do mundo, Sinner, está no grupo Ilie Nastase, juntamente com Daniil Medvedev, Taylor Fritz e Alex De Minaur.

No grupo John Newcombe, o espanhol vai defrontar, Alexander Zverev, atual número dois do mundo, Casper Ruud e Andrey Rublev.

Grigor Dimitrov, Stefanos Tsitsipas, Tommy Paul e Holger Rune são alguns dos nomes mais sonantes a ficar de fora da competição, embora os primeiros dois estejam prontos para competir caso haja algum imprevisto.

Uma coisa é certa: teremos novo campeão dia 17 de novembro.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.