ATP Masters 1000 Paris: Medvedev arrecada o seu primeiro título em 2020

    MEDVEDEV VS ZVEREV: UMA FINAL AO RITMO DO SERVIÇO

    Assim que ficou conhecido o alinhamento da final do último Masters 1000 da temporada, percebeu-se de imediato que íamos ter um encontro dominado pela qualidade excelsa dos serviços dos dois tenistas. O frente-a-frente dava uma clara vantagem a Zverev (5-1), mas foi Medvedev quem saiu por cima na final do Masters 1000 de Xangai disputada entre ambos, em 2019.

    Tal como se previa, o primeiro set desenrolou-se ao ritmo dos serviços, com os dois jogadores a assegurarem, com maior ou menor dificuldade, os seus jogos de serviço. Ainda assim, ficava evidente que Medvedev era o tenista mais forte sempre que as trocas de bola se prolongavam um pouco mais.

    Até aos 6-5, apenas um jogo de serviço tinha sido discutido nas vantagens, mas foi precisamente quando o russo servia para levar a primeira partida para o tie-break que surgiram os primeiros ponto de break. Com uma sucessão de erros não forçados, Medvedev viu-se a enfrentar um 0-40. Ainda salvou as duas primeiras oportunidades de quebra de serviço, mas novo erro não forçado acabou por entregar o primeiro set ao alemão. 7-5 foi o parcial.

    A segunda partida começou com mais equilíbrio na disputa dos jogos de serviço, com trocas de bola mais longas e ambos os tenistas a serem forçados a trabalhos redobrados para não serem quebrados. Apesar de ter resistido a um longo jogo de serviço – 15 minutos de duração – aos 1-1 do segundo set, Medvedev voltaria a ameaçar o serviço do alemão aos 4-4, momento em que finalmente conseguiu o break à custa das longas trocas de bola que lhe permitiu, depois, fechar o set no serviço por 6-4.

    O russo manteve o ascendente do seu lado no arranque da terceira partida, ao aproveitar um jogo de serviço completamente desastrado de Zverev para fazer o break logo de entrada. Medvedev teve de suar e salvar vários pontos de break no seu jogo inaugural do último set, mas conseguiu confirmar a quebra de serviço anterior.

    Ainda assim, Zverev dava claros sinais de quebra física e foi com relativa facilidade que o tenista russo consolidou a sua vantagem e chegou aos 4-0. O alemão ainda fez o suficiente para colocar o seu nome no marcador da última partida, mas não se mostrou capaz de continuar a lutar pelo título. 6-1 foi o resultado do parcial decisivo.

    Medvedev conquistou assim o seu primeiro título em 2020 e o terceiro Masters 1000 da carreira, depois de Cincinatti e Xangai em 2019.

    Foto de Capa: ATP Tour

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Marques dos Santos
    Pedro Marques dos Santoshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro Marques dos Santos é atualmente estudante de Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, onde procura concluir a sua formação enquanto jornalista antes de entrar no mercado de trabalho. A paixão pelo desporto começou no Futebol, com as conquistas europeias do Porto de Mourinho, mas entretanto apaixonou-se pelo Ténis e é aí que foca mais as suas atenções. Quando não está a ver ou praticar desporto – sobretudo a ver -, está provavelmente a gastar horas num videojogo.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.