ATP Masters 1000 Toronto 2023 | “Às três é de vez”, Jannik Sinner!

A 133.ª edição do principal torneio masculino da modalidade realizado no Canadá entre 7 e 13 de agosto terminou com a conquista do primeiro torneio da categoria Masters 1000 por Jannik Sinner, depois de ter derrotado Alex de Minaur na final.

Pablo Carreno-Busta, vencedor da edição do torneio masculino de 2022, não teve hipotese de defender o título devido a uma lesão no cotovelo direito, que o impede de competir desde fevereiro.

TRÊS DAS MAIORES SURPRESAS DO TORNEIO

Milos Raonic – Um dos melhores tenistas canadianos de todos os tempos esteve em grande forma em Toronto. O antigo número três do ranking ATP – ocupou pela primeira vez a 21 de novembro de 2016 – foi finalista do torneio em 2013, quando perdeu para Rafael Nadal, mas teve dois anos atribulados devido às lesões na perna direita que o afastou da atividade.

Em 2023, Raonic voltou ao desporto. No regresso a uma casa onde já foi feliz, o tenista veterano eliminou Francis Tiafoe e Taro Daniel, antes de ser eliminado por Mackenzie McDonald nos oitavos de final. Graças ao desempenho no torneio, Raonic ocupa atualmente o 336.º lugar do ranking ATP, subindo 209 lugares.

Alex de Minaur – O tenista australiano de 24 anos nunca tinha chegado à final de um  torneio da categoria Masters 1000 na carreira antes da edição mais recente do ATP Masters 1000 Toronto Open. Depois da final alcançada no México, Alex de Minaur confirmou o bom momento no sexto torneio da categoria Masters 1000 do ano.

Tommy Paul – O tenista norte-americano de 26 anos contrariou todas as expectativas e chegou às meias-finais do torneio, depois de ter Carlos Alcaraz nos quartos de final. Graças ao desempenho no principal torneio canadiano da modalidade, Tommy Paul subiu ao 13.º lugar do ranking ATP – o melhor lugar do ranking para o tenista norte-americano.

TRÊS DAS MAIORES DESILUSÕES DA PROVA

Félix Auger-Aliassime –  O melhor tenista canadiano da atualidade desiludiu os nativos no principal torneio do país natal. Depois de ter chegado aos quartos de final no ano passado, Auger-Aliassime foi eliminado este ano por Max Purcell na segunda ronda e, por causa disso, desceu dois lugar no ranking ATP, ocupando atualmente a 14.ª posição da hierarquia.

Stefanos Tsitsipas – O tenista grego, que venceu o ATP 500 Los Cabos, foi eliminado por Gael Monfils por dois sets sem respostas em pouco menos de 1h30m de jogo. A ressaca da vitória no México não foi a melhor para Tsitsipas.

Carlos Alcaraz – O atual líder do ranking ATP foi eliminado nos quartos de final do torneio por Tommy Paul. Apontado por muitos fãs como o favorito ao título, Carlos Alcaraz ficou aquém das expetativas.

JANNIK SINNER | O PERCURSO QUASE PERFEITO DO PRODÍGIO ITALIANO

Depois da folga na primeira ronda, Jannik Sinner derrotou Matteo Berrettini na segunda ronda do torneio por 2-0. O primeiro duelo de sempre dos dois compatriotas foi dominado pelo jovem tenista.

O jogo com Andy Murray na terceira ronda não foi realizado devido ao walkover do tenista britânico, ou seja, Murray não estava preparado físicamente, por isso, desistiu da partida com o tenista italiano.

Nos quartos de final da prova, o jovem tenista eliminou o veterano Gael Monflis, por 2-1. Entre todos os adversários de Jannik Sinner no torneio, Monflis foi o único que roubou-lhe um set. No último jogo antes da final, Sinner venceu o surpreendente Tommy Paul por dois sets sem resposta.

ALEX DE MINAUR | DUAS FINAIS BACK TO BACK

Alex de Minaur chegou ao torneio após uma final perdida em Los Cabos frente a Stefanos Tsitsipas. O tenista italiano não teve direito a folga na primeira ronda e não era um dos cabeça de série, por isso, acabou por defrontar Cameron Norrie, 11.º cabeça de série, na primeira ronda. Apesar da desvantagem na hierarquia e do cansaço do torneio mexicano, Alex de Minaur derrotou o tenista britânico por dois sets sem resposta.

Na segunda ronda, o tenista australiano derrotou Gabriel Diallo, o tenistas da “casa” que eliminou Daniel Evans na primeira ronda, por dois sets sem resposta. Na terceira ronda,  Alex de Minaur derrotou Taylor Fritz, pela primeira vez desde 2019, por dois sets a um.

Nos quartos de final, o finalista vencido da mais recente edição do ATP 500 Los Cabos enfrentou o segundo cabeça de série da prova, Daniil Medvedev. Apesar da desvantagem no confronto direto, Alex de Minaur derrotou o tenista russo pela segunda vez consecutiva. Nas meias-finais, o tenista australiano derrotou Alejandro Davidovich Fokina, o carrasco de Casper Ruud no torneio, por dois sets sem resposta.

DERRADEIRO JOGO

O jogo da final do torneio da vertente masculina ocorreu a 13 de agosto, domingo, no Estádio Sobeys, com Alex de Minaur e Jannik Sinner como os protagonistas do derradeiro duelo.

Antes do começo da partida, havia apenas uma confirmação: o vencedor do jogo entraria na lista de tenistas masculinos que já venceu, pelo menos, um torneio da categoria Masters 1000.

Os dois tenistas estiveram muito inconstantes no primeiro set. Depois de Sinner ter quebrado o primeiro e terceiro jogo de serviço do tenista australiano, Alex de Minaur retribuiu nos serviços seguintes para manter a esperança viva. Entretanto, Sinner quebrou-lhe o serviço novamente para vencer o set por 6-4.

O segundo set acabou por ser totalmente dominado por Sinner, que venceu por 6-1 em 36 minutos para vencer o jogo e o torneio.

Com a conquista da mais recente edição do ATP Masters 1000 National Bank Open, Jannik Sinner venceu pela primeira vez um torneio da categoria Masters 1000, na terceira final que disputou, e alcançou o sexto lugar do ranking ATP, subindo dois lugares.

Apesar da derrota em mais uma final, Alex de Minaur subiu ao 12.º lugar do ranking ATP, subindo seis lugares.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Começa a disputa pelos milhões | Nice x Benfica

O primeiro troféu da temporada já tem lugar reservado no museu do Benfica, no Estádio da Luz, mas a exibição na Supertaça não foi particularmente convincente.

Os 23 convocados do Benfica para o jogo frente ao Nice da Champions League

O Benfica revelou a lista de 23 convocados para o jogo frente ao Nice, da primeira-mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Nottingham Forest empata com a Fiorentina e Jota Silva foi chamado ao jogo por Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest empatou a zero frente à Fiorentina, numa partida disputada no City Ground. Jota Silva entrou ao intervalo.

Luís Figo e a morte de Jorge Costa: «A notícia da tua partida deixou-me sem palavras»

Luís Figo deixou uma sentida mensagem para Jorge Costa, após a morte do antigo internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Dominik Livakovic pode deixar o Fenerbahçe de José Mourinho e rumar à Premier League

Dominik Livakovic está na lista do West Ham. O guarda-redes croata está no Fenerbahçe e é um dos alvos do clube londrino.

Portugal alcança histórica e bate a Espanha pela primeira vez em Basquetebol

Portugal conquistou uma vitória histórica no Basquetebol. A equipa das quinas bateu a Espanha num encontro particular.

Futuro de Mehdi Taremi pode passar pela Premier League

Mehdi Taremi pode vir a jogar na Premier League. O avançado internacional iraniano é pretendido pelo Leeds United.