📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

ATP Next Gen Finals: Respeitinho ao mais novo

- Advertisement -

Depois de um ano de ausência devido à pandemia, este ano regressou a versão kids das ATP Finals, prova que serve para reunir os oito melhores jogadores sub-21 do circuito mundial, ao mesmo tempo que testa algumas possíveis variações das regras do ténis. Nesta semana os encontros disputaram-se à melhor de cinco short sets (até quatro jogos com tie-break aos 3-3) e ponto de ouro no 40-40, numa tentativa clara de tentar uma versão mais “rápida” do ténis.

O maior destaque à partida para este torneio vai para Carlos Alcaraz que, sendo o jogador mais novo a marcar presença, com apenas 18 anos e meio, é também o jogador com o melhor ranking, começou a semana na posição número 32 do mundo. Era, por esta razão, a principal figura a ter em conta para esta competição.

Os oito convocados para este desafio foram divididos em dois grupos. No primeiro grupo a classificação final foi: Carlos Alcaraz, Brandon Nakashima, Holger Rune e Juan Cerundolo. O segundo grupo terminou da seguinte forma: Sebastian Korda, Sebastian Baez, Lorenzo Musetti e Hugo Gastón.

Nesta fase de grupos, de onde se apuraram os dois primeiros de cada grupo para as meias-finais, o maior destaque vai para a capacidade dos dois primeiros cabeças-de-série, Alcaraz no primeiro grupo e Korda no segundo, corresponderem às expectativas e terem demonstrado um altíssimo nível de ténis, dominando os seus grupos com três vitórias e perdendo apenas um e dois sets respetivamente.

Nas meias-finais, tivemos duas narrativas bastante diferentes. No primeiro encontro do dia, que opôs dois jogadores americanos, Korda e Nakashima, existiu um grande equilíbrio entre os dois jogadores e a partida acabou por ser decidida apenas na quinta e última partida com os parciais de 4-3 2-4 1-4 4-2 4-2 a favor de Korda que, como se percebe, teve algumas dificuldades em comprovar o favoritismo.

No outro encontro, que mediu forças entre Alcaraz e Baez, Carlos Alcaraz poderia pedir ao argentino para lhe pagar a aula, tal foi o domínio de um jogador que parece estar claramente num patamar acima do resto da concorrência e que, em pouco tempo, estará na piscina dos grandes. Os parciais finais foram 4-2 4-1 4-2, num encontro em que o espanhol, sobretudo nos seus jogos de serviço, nunca deu a mínima hipótese, tendo ganho 32 em 37 pontos disputados no seu serviço.

No encontro final, entre os dois cabeças-de-série, Carlos Alcaraz voltou a mostrar que os elogios que lhe são dedicados são inteiramente justos e que vai ser um fenómeno geracional, talvez a par de Jannik Sinner que, aos 19 anos, é já o primeiro alternate das ATP Finals. O espanhol foi dominador e venceu Korda sem deixar fugir nenhum set, que é algo ainda mais assinalável quando se trata de sets tão curtos que estão ainda mais sujeitos a flutuações de performance ou, até mesmo, sorte. Os parciais finais foram 4-3 4-2 4-2.

Com este resultado, Carlos Alcaraz conseguiu fechar o ano de 2021 com chave de ouro, mas aponta baterias já a um objetivo bem mais ambicioso. “Ganhar isto não significa nada se não continuar a trabalhar muito duro. Quero ser o número um do mundo! Esse continua a ser o meu objetivo”, disse no final da partida. No final da partida, também Korda se rendeu ao nível do espanhol e disse que Carlos Alcaraz “está a jogar muitíssimo melhor do que o seu ranking”, o que é particularmente significativo quando falamos de um jogador que é já o 32.º classificado do ranking mundial aos 18 anos.

Foto de Capa: ATP Tour

José Maria Reis
José Maria Reishttp://www.bolanarede.pt
O Zé Maria é neste momento estudante daquele que ele espera ser o último ano de Economia no ISCTE. Desde muito cedo que começou a praticar vários desportos exceto, ao contrário da regra geral, futebol porque chamar pé esquerdo ao seu pé direito é um elogio. Mais tarde percebeu que era com uma raquete de ténis na mão que mais gostava de passar o tempo e foi aí que começou a crescer a grande paixão que tem pelo ténis. Vê e acompanha muito desporto, mas o ténis e o futebol, sobretudo o seu Sporting, são a sua perdição.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

Recordar é Viver | Dirk Kuyt, produto do Utrecht

No Liverpool, Dirk Kuyt não era o virtuoso das fintas curtas, mas o motor que nunca parava. Rafa Benítez viu nele o soldado perfeito

PUB

Mais Artigos Populares

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.

Adidas revela novos equipamentos para o Mundial de 2026

A Adidas apresentou os novos equipamentos de 22 seleções nacionais que patrocina. Estas camisolas serão utilizadas no Mundial 2026 para as seleções que garantirem a qualificação.