📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

ATP NextGen Finals – invenção ou inovação?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA primeira edição do ATP NextGen Finals está prestes a começar; uma “réplica” do ATP World Tour Finals dedicada exclusivamente a atletas sub-21. A proposta é interessante logo à partida, dando oportunidade, aos fãs, de verem as novas pérolas do ténis mundial num registo de altíssima competitividade e aos atletas de terem um “gostinho” daquilo que pode vir a ser uma realidade num futuro mais ou menos próximo. Mas a organização do torneio não se ficou por aqui em termos de novidades. Esta prova vem aplicar à competição pela primeira vez várias (10) alterações já apresentadas às “autoridades” mundiais do ténis e que poderão causar bastante confusão aos adeptos e também aos atletas:

  1. Os encontros serão disputados há melhor de cinco ‘short sets’ (sets até aos 4 jogos, com tie-break a 3-3);
  2. Os jogos serão decididos, em ultimo caso, com ponto de ouro. Ou seja, aos 40-40, quem vencer o ponto seguinte vence o jogo. Pela primeira vez, quem escolherá o lado para onde servir será mesmo o servidor (e não quem responde, à semelhança do que se faz em provas de pares);
  3. Não haverá let. Caso a bola bata na tela no serviço, jogar-se-á o ponto a partir daí;
  4. Não haverá juízes de linha. Todas as chamadas serão dadas pelo árbitro de cadeira, auxiliado por olho de falcão permanente, em todas as linhas do campo;
  5. O court será delimitado por linhas de singulares, apenas;
  6. Desde o momento de entrada no court, os jogadores terão 5 minutos exatos para jogar o primeiro ponto;
  7. Apenas uma paragem médica é permitida a cada jogador durante o encontro;
  8. Os jogadores estarão autorizados a receber instruções dos seus treinadores entre os sets, através de auriculares;
  9. Estará presente no court um cronómetro (à semelhança do basquetebol) que contará de forma decrescente 25 segundos entre os pontos, evitando excessos;
  10. O público pode movimentar-se livremente nas bancadas laterais.

No que toca às estrelas propriamente ditas, o torneio sofreu uma baixa que, apesar de última hora, já era esperada: o número 1 da classificação sub-21 Alexander Zverev decidiu focar-se no Masters dos “graúdos” (que começa já no dia 12 de Novembro), já que não é todos os dias que se disputa essa prova, ainda para mais sendo o 3º classificado na classificação geral ATP. Outra ausência notável é o grego Stefano Tsitsipas que, apesar de ser um dos melhores jovens da atualidade, não conseguiu recuperar do mau início de temporada e, assim, chegar ao lote dos 8 apurados tendo sido.. 9º.  Ainda assim, os dois atletas, Sascha Zverev e Tsitsipas aceitaram o convite da organização e disputarão um encontro amigável em Milão. Assumem-se assim como principais figuras Borna Coric, Andrey Rublev e Denis Shapovalov que prometem lutar para mostrar que estão aí, e vieram para ficar. Já as inovações (ou invenções) trazidas pela organização do torneio, essas, veremos se ficam de vez na modalidade ou não.

Denis Shapovalov foi um dos jovens que mais se destacou na presente temporada Fonte: Denis Shapovalov
Denis Shapovalov foi um dos jovens que mais se destacou na presente temporada
Fonte: Denis Shapovalov

Grupo A

Andrey Rublev
Denis Shapovalov
Hyeon Chung
Gianluigi Quinzi (que se qualificou através de uma prova prévia que reuniu apenas os 8 melhores tenistas da casa – neste caso, italianos)

Grupo B

Karen Khachanov
Borna Coric
Jared Donaldson
Daniil Medvedev

Foto de Capa: NextGen ATP Finals

Henrique Carrilho
Henrique Carrilhohttp://www.bolanarede.pt
Estudante de Economia em Aarhus, Dinamarca e apaixonado pelo desporto de competição, é fervoroso adepto da Académica de Coimbra mas foi a jogar ténis que teve mais sucesso enquanto jogador.                                                                                                                                                 O Henrique escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Mário pode deixar a Juventus e há um clube interessado na Premier League

João Mário pode deixar a Juventus no mercado de janeiro. O lateral internacional português está na mira do Crystal Palace, da Premier League.

Tribuna VIP: Os calendários condicionam os jogos

Na prática, uma sequência curta de jogos transforma-se num ciclo quase automático. O dia imediatamente após o jogo é dedicado à recuperação.

Rafael Leão elogiado por colega do AC Milan: «A atitude em campo já é diferente e tudo começa aí»

Rafael Leão foi alvo de muitos elogios por parte de Adrien Rabiot. O avançado internacional português tem estado em destaque no AC Milan.

João Simões define objetivo na carreira e elogia 3 jogadores do Sporting: «Qualidade absurda»

João Simões deu uma entrevista e falou sobre a atualidade do Sporting. O jovem médio apontou à presença na Seleção Nacional e elogiou os seus companheiros de equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim recebe reforço para a segunda metade da época: Manchester United chama jogador de volta do empréstimo

O Manchester United decidiu terminar o empréstimo de Toby Collyer. O jovem médio inglês de 21 anos estava cedido ao West Bromwich Albion, do Championship.

Podcast Fora do Ringue #29 – O fim da carreira de John Cena e o futuro da WWE

Nesta edição do "Fora do Ringue" falemos do final da carreira de John Cena e do que se espera para a companhia. O que achaste do evento? Com a moderação do André Conde e os comentários do Bernardo Figueiredo, redator do Bola na Rede.

As tradições que perduram no tempo: a essência do Boxing Day

Em Inglaterra, o Boxing Day não se explica, sente se. É um daqueles dias em que o futebol deixa de ser apenas jogo para se tornar hábito, memória e identidade coletiva.