📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

ATP NextGen Finals – invenção ou inovação?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA primeira edição do ATP NextGen Finals está prestes a começar; uma “réplica” do ATP World Tour Finals dedicada exclusivamente a atletas sub-21. A proposta é interessante logo à partida, dando oportunidade, aos fãs, de verem as novas pérolas do ténis mundial num registo de altíssima competitividade e aos atletas de terem um “gostinho” daquilo que pode vir a ser uma realidade num futuro mais ou menos próximo. Mas a organização do torneio não se ficou por aqui em termos de novidades. Esta prova vem aplicar à competição pela primeira vez várias (10) alterações já apresentadas às “autoridades” mundiais do ténis e que poderão causar bastante confusão aos adeptos e também aos atletas:

  1. Os encontros serão disputados há melhor de cinco ‘short sets’ (sets até aos 4 jogos, com tie-break a 3-3);
  2. Os jogos serão decididos, em ultimo caso, com ponto de ouro. Ou seja, aos 40-40, quem vencer o ponto seguinte vence o jogo. Pela primeira vez, quem escolherá o lado para onde servir será mesmo o servidor (e não quem responde, à semelhança do que se faz em provas de pares);
  3. Não haverá let. Caso a bola bata na tela no serviço, jogar-se-á o ponto a partir daí;
  4. Não haverá juízes de linha. Todas as chamadas serão dadas pelo árbitro de cadeira, auxiliado por olho de falcão permanente, em todas as linhas do campo;
  5. O court será delimitado por linhas de singulares, apenas;
  6. Desde o momento de entrada no court, os jogadores terão 5 minutos exatos para jogar o primeiro ponto;
  7. Apenas uma paragem médica é permitida a cada jogador durante o encontro;
  8. Os jogadores estarão autorizados a receber instruções dos seus treinadores entre os sets, através de auriculares;
  9. Estará presente no court um cronómetro (à semelhança do basquetebol) que contará de forma decrescente 25 segundos entre os pontos, evitando excessos;
  10. O público pode movimentar-se livremente nas bancadas laterais.

No que toca às estrelas propriamente ditas, o torneio sofreu uma baixa que, apesar de última hora, já era esperada: o número 1 da classificação sub-21 Alexander Zverev decidiu focar-se no Masters dos “graúdos” (que começa já no dia 12 de Novembro), já que não é todos os dias que se disputa essa prova, ainda para mais sendo o 3º classificado na classificação geral ATP. Outra ausência notável é o grego Stefano Tsitsipas que, apesar de ser um dos melhores jovens da atualidade, não conseguiu recuperar do mau início de temporada e, assim, chegar ao lote dos 8 apurados tendo sido.. 9º.  Ainda assim, os dois atletas, Sascha Zverev e Tsitsipas aceitaram o convite da organização e disputarão um encontro amigável em Milão. Assumem-se assim como principais figuras Borna Coric, Andrey Rublev e Denis Shapovalov que prometem lutar para mostrar que estão aí, e vieram para ficar. Já as inovações (ou invenções) trazidas pela organização do torneio, essas, veremos se ficam de vez na modalidade ou não.

Denis Shapovalov foi um dos jovens que mais se destacou na presente temporada Fonte: Denis Shapovalov
Denis Shapovalov foi um dos jovens que mais se destacou na presente temporada
Fonte: Denis Shapovalov

Grupo A

Andrey Rublev
Denis Shapovalov
Hyeon Chung
Gianluigi Quinzi (que se qualificou através de uma prova prévia que reuniu apenas os 8 melhores tenistas da casa – neste caso, italianos)

Grupo B

Karen Khachanov
Borna Coric
Jared Donaldson
Daniil Medvedev

Foto de Capa: NextGen ATP Finals

Henrique Carrilho
Henrique Carrilhohttp://www.bolanarede.pt
Estudante de Economia em Aarhus, Dinamarca e apaixonado pelo desporto de competição, é fervoroso adepto da Académica de Coimbra mas foi a jogar ténis que teve mais sucesso enquanto jogador.                                                                                                                                                 O Henrique escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

5 jogadores que podem decidir o Benfica x Sporting

O dérbi entre Benfica e Sporting, da próxima sexta-feira, voltará, como é óbvio, a instalar aquela vibração que só Lisboa sabe guardar

José Mourinho elogia Rui Borges: «Fez a transformação do Sporting de Ruben Amorim para o seu»

José Mourinho realiza a antevisão do Benfica x Sporting durante esta quinta-feira, na sala de imprensa do Seixal.

José Mourinho antevê Benfica x Sporting AO MINUTO

José Mourinho realiza a antevisão do Benfica x Sporting durante esta quinta-feira, na sala de imprensa do Seixal.

Final-Four à Vista | FC Porto x Vitória SC

O FC Porto deve entrar com uma estratégia que combina intensidade com pragmatismo, procurando assumir o controlo do encontro

PUB

Mais Artigos Populares

Arne Slot defende Florian Wirtz: «Esteve muito bem contra o West Ham e hoje novamente»

O técnico do Liverpool saiu em defesa de Florian Wirtz após o empate caseiro da passada quarta-feira frente ao Sunderland, na Premier League.

Rui Borges responde ao Bola na Rede na antevisão do Benfica x Sporting: «Em termos de variabilidade ofensiva, é totalmente diferente»

O Benfica x Sporting joga-se esta sexta-feira para a jornada 13 da Primeira Liga. Rui Borges já fez o lançamento do jogo e respondeu ao Bola na Rede.

Trent Alexander-Arnold falha encontro com o Benfica com lesão que o afastará por 2 meses

Trent Alexander-Arnold será baixa no Real Madrid nos próximos dois meses, falhando o encontro frente ao Benfica na Champions League.