Australian Open 2016: João Sousa destrutivo

- Advertisement -

cab ténis

João Sousa não tinha uma tarefa fácil na sua estreia no grand slam australiano como cabeça de série. Mikhail Kukushkin, que em 2012 havia alcançado a 4ª ronda do torneio australiano, é um jogador muito experiente e matreiro. Todavia, o português confirmou o seu favoritismo e assinou uma excelente exibição.

O vimaranense, que realizou parte da pré temporada de 2016 com Rafael Nadal – curioso que em 2015 havia trabalhado juntamente com Djokovic -, não começou o novo ano com o pé direito. Em Auckland, frente a Fabio Fognini, saiu derrotado; todavia, já aí havia deixado alguns excelentes apontamentos. Na Austrália, frente a Kukushkin, a supremacia do português foi enorme.

João Sousa apresentou-se bastante consistente “deixando” Kukushkin cometer inúmeros erros não forçados – 42 do cazaque contra apenas 24 do português. No entanto, a exibição do português tem alguns aspetos bastante interessantes que gostaria de destacar. Em primeiro lugar, a agressividade da resposta de Sousa. O português, sobretudo do lado das vantagens e desviando-se da esquerda para atacar com a direita, colocou constantemente o adversário em dificuldades logo após a resposta. Ganhando 47 % dos pontos quando respondia ao serviço, João Sousa teve na resposta uma das armas para levar de vencida Kukushkin. Em segundo lugar, nota para o nível assombroso do serviço do vimaranense.

Sousa assinou 13 aces e ganhou ainda 74 % dos pontos em que colocou o primeiro serviço e 53 % dos pontos em que foi forçado a jogar com a segunda bola. Por último, mas, de todo, não menos importante, quero destacar a estabilidade psicológica do português. Sousa apresentou-se sempre bastante focado e, mesmo quando as coisas não correram tão bem – o português esteve, por exemplo, a perder por 3-1 na terceira partida – manteve-se calmo e soube voltar a puxar o ascendente, se é que alguma vez o perdeu, para o seu lado.

João Sousa não podia pedir melhor arranque no Australian Open  Fonte: Facebook de João Sousa
João Sousa não podia pedir melhor arranque no Australian Open
Fonte: Facebook de João Sousa

Em suma, e mesmo tendo em conta que o adversário era Mikhail Kukushkin, arrisco-me a dizer que foi uma das melhores exibições que vi João Sousa fazer.

Segue-se agora Santiago Giraldo ou Donald Young. Apesar do confronto direto frente a Giraldo ser desfavorável (o colombiano leva uma vantagem de 2-0), seria preferível do que defrontar Young. O norte-americano é bastante mais talentoso do que o colombiano. Todavia, e tendo em conta o nível que João Sousa apresentou, penso que o português será capaz de ultrapassar qualquer um deles.

Foto de capa: Australian Open

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela do Newcastle é alvo prioritário da Juventus para a próxima temporada

A Juventus tem o médio italiano do Newcastle, Sandro Tonali, como prioridade para reforçar o meio-campo no próximo verão.

Nottingham Forest pondera despedimento imediato de Ange Postecoglou e sucessor está identificado

O Nottingham Forest pode trocar novamente de treinador. Sean Dyche é o favorito a ocupar o lugar de Ange Postecoglou.

Hungria recebe e vence a Arménia no outro jogo do Grupo F

Neste sábado, a Hungria venceu a Arménia por duas bolas a zero, na terceira jornada do Grupo F na Qualificação para o Mundial 2026.

Alarmes soam em Barcelona: equipa perto de perder oportunidade de fazer 10 milhões de euros

O Barcelona corre o risco de não receber nenhum dinheiro envolvendo o nome de Óscar Mingueza, jogador do Celta de Vigo.

PUB

Mais Artigos Populares

André Coelho reage à vitória do Benfica frente ao Sporting: «É o maior show de futsal que existe no mundo»

André Coelho abordou a vitória do Benfica frente ao Sporting por quatro bolas a duas, em jogo da Primeira Liga de Futsal.

Matheus Nunes antes do Portugal x Irlanda: «Nós jogamos um futebol dominador»

Jogador falou antes da partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

Cassiano Klein e o triunfo do Benfica sobre o Sporting: «Jogamos frente a uma grande equipa»

Cassiano Klein fez a análise à vitória do Benfica sobre o Sporting. Encontro da jornada 4 da Primeira Liga de Futsal.