📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Australian Open 2016: João Sousa soma e segue

- Advertisement -

cab ténis

João Sousa teve pela frente na segunda ronda do primeiro grand slam da temporada o colombiano Santiago Giraldo. O confronto direto era bastante desfavorável: Giraldo 3 – 0 Sousa. Contudo, e tal como havia acontecido na ronda anterior, Sousa apresentou um nível altíssimo e sem grandes dificuldades levou de vencida Santiago Giraldo. O português está, desta forma, pelo segundo ano consecutivo na terceira ronda do Australian Open.

Sousa, que curiosamente voltou a ter de esperar alguns minutos antes de entrar em court, pareceu sempre mais forte que o seu adversário. No primeiro set, e apesar da baixa percentagem de primeiros serviços (56%), o português estava a vencer 87% dos pontos em que colocava a primeira bola e vencia ainda 43% dos pontos em que respondia ao serviço. A juntar a isto, Giraldo ia cometendo erros em catadupa (17 apenas na primeira partida). Naturalmente, e mesmo com uma baixíssima percentagem de conversão de break points (11%), Sousa acabaria naturalmente por vencer o primeiro set por 6-3.

Na segunda partida, onde seria normal, tal como veio a acontecer, que o colombiano esboçasse uma reação, João Sousa demonstrou um enorme controlo emocional. O português, que foi breakado logo no início do segundo set, soube manter-se calmo e procurar novas soluções – o amorti e o slice, por exemplo – quando as coisas não estavam a correr tão bem. Este “novo” João Sousa, que está exclusivamente concentrado no jogo e que não passa a vida a falar sozinho, é na minha ótica a grande melhoria para a temporada de 2016.

Campo cheio para ver João Sousa em ação Fonte: Australian Open
Campo cheio para ver João Sousa em ação
Fonte: Australian Open

De resto, nota para uma normal quebra de concentração de Sousa na terceira partida. Giraldo, que começou a apostar no tudo ou nada, acabaria por vencer o terceiro set por 6-3. Todavia, João Sousa soube recompor-se e numa clara demonstração de força aplicou um contundente 6-1 ao colombiano.

Gostaria ainda de destacar, tal como tive oportunidade de o referir anteriormente, o nível do serviço do português: realizou oito azes e ganhou 81% dos pontos em que colocou a primeira bola e 56% no segundo serviço. A resposta, outro dos capítulos em que tinha notado melhorias significativas, voltou a estar bem: 42% de pontos ganhos quando respondia ao serviço.

Na próxima ronda Sousa terá pela frente Andy Murray. O português, que já defrontou o escocês por seis vezes – duas delas no Australian Open (2013 e 2015) – conseguiu roubar um set a Murray na última vez em que se defrontaram (Rolland Garros 2015). A verdade é que será muito difícil Sousa vencer Andy Murray. No entanto, acredito que o português possa voltar a “roubar” uma partida a Murray. Sonhar ainda não paga imposto e no ténis não há impossíveis.

Imagem de capa: João Sousa

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.