📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Australian Open’2015: O regresso das emoções

- Advertisement -

cab ténis

No momento em que escrevo este artigo estamos a apenas umas horas do começo do Australian Open 2015. O evento australiano ganha especial importância nesta sua centésima terceira edição pelos mais variados motivos: Rafael Nadal está de volta aos grandes palcos, após mais uma ausência no US Open 2014; Novak Djokovic tem na mira o seu quinto título em solo australiano; Stan Wawrinka tem a defender o título conquistado o ano passado, entre muitos outros. Concluindo, podemos esperar um grande espetáculo.

Façamos agora uma análise do quadro masculino. Se me perguntassem qual dos crónicos favoritos à conquista do título (Novak Djokovic, Roger Federer, Rafael Nadal) terá a tarefa mais difícil, a minha resposta seria, sem dúvida alguma, Novak Djokovic. De acordo com as hierarquias pré-estabelecidas, o sérvio terá pela frente adversários como Fernando Verdasco, na terceira ronda, Bautista Agut ou John Isner, nos oitavos de final, Milos Raonic, nos quartos-de-final, e Stan Wawrinka ou Nishikori, nas meias-finais. Djokovic é favorito contra qualquer um dos jogadores que mencionei; contudo, terá de estar ao seu melhor nível durante as duas semanas para alcançar o tão desejado quinto triunfo no grand slam Australiano.

Por sua vez, Rafael Nadal, se estiver ao seu nível habitual, chegará aos quartos-de-final com relativa facilidade. Mikhail Youzhny, logo na estreia, Lukas Rosol, na terceira ronda, e Kevin Anderson ou Richard Gasquet, nos oitavos de final, não deverão conseguir apresentar grandes dificuldades ao espanhol. Porém, a antiga besta negra de Rafael Nadal, Tomas Berdych – que se encontra em grande forma após conquistar o Qatar ExxonMobil Open -, será um teste de fogo para o eneacampeão (nove vezes) de Roland Garros.

Roger Federer será, possivelmente, a maior incógnita do torneio. Se o suíço apresentar o ténis da época passada, estará nos oito melhores do torneio sem grandes percalços. Chegado a esta fase, o tetracampeão do Australia Open terá, hipoteticamente, encontro marcado com Andy Murray. O mano-a-mano é bastante equilibrado: 12-11 favorável ao suíço. Se olharmos apenas para os jogos realizados no torneio australiano, temos uma vitória para cada lado. Posto isto, é bastante difícil prever o vencedor de tal, e reforço, hipotético encontro.

Roger Federer é uma incógnita para este torneio Fonte: Carine06 (Flickr)
Roger Federer é uma incógnita para este torneio
Fonte: Carine06 (Flickr)

Se a normalidade imperar – o que, muito sinceramente, duvido que venha a prevalecer -, teremos nas meias-finais os seguintes encontros: Novak Djokovic vs Stan Wawrinka e Rafael Nadal vs Roger Federer. A acontecer, e tendo em conta o h2h, teríamos mais uma final entre o sérvio e o espanhol. Contudo, existem muitos jogadores capazes de derrotar os chamados Big4, entre os quais destaco Kei Nishikori, Tomas Berdych, Stan Wawrinka e Milos Raonic.

Uma nota para o sorteio bastante simpático para João Sousa. O português terá pela frente o australiano Jordan Thompson, atual 274º classificado do ranking ATP. Mesmo tendo em conta que Thompson terá o fator casa a seu favor, o vimaranense deverá ser capaz de ultrapassar a primeira ronda e marcará assim lugar na segunda ronda, onde poderá defrontar o 32º cabeça de série, Martin Klizan, ou Tatsuma Ito, atual 89º do ranking.

Concluindo, esperam-nos duas semanas carregadas de emoção e espetáculo. Correndo o risco de errar em todas elas, deixo-vos com algumas das minhas previsões para o Australian Open 2015.

  • Vencedor – Rafael Nadal
  • Surpresa pela negativa – Novak Djokovic (não alcança a final)
  • Surpresa pela positiva – Kei Nishikori (meias finais ou final)
  • Melhor australiano – Lleyton Hewitt/Kyrgios

Foto de Capa: Richard Fisher

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Internacional pensa em treinador que já passou pela La Liga para o comando técnico

O Internacional pode avançar para a contratação de Paulo Pezzolano. O treinador encontra-se livre no mercado desde que saiu o Watford.

Golo de Pedro Neto garante lugar do Chelsea nas meias-finais da Taça da Liga Inglesa

No encontro dos quartos-de-final da Taça da Liga Inglesa desta terça-feira, o Chelsea venceu no terreno do Cardiff City por três bolas a uma.

Teria lugar em Alvalade? Ex-central do Sporting conquista o seu espaço na Bélgica

José Marsà passou pelo Sporting durante algumas temporadas. O jogador é um dos destaques do Mechelen, emblema da Liga Belga.

Ivan Baptista em antevisão ao último jogo do Benfica na Champions League: «Poderia perfeitamente ser um jogo de playoff»

Ivan Baptista espera «um bom espetáculo» no encontro do Benfica com o PSG, naquele que será o último jogo da temporada na Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United contraria declarações de Bruno Fernandes

O Manchester United lembrou antigas declarações de Bruno Fernandes, que disse numa recente entrevista que o clube não queria que ele ficasse.

Desentendimentos no balneário do Arsenal depois da vitória na Premier League

Os capitães do Arsenal, Martin Odegaard e Declan Rice, mostraram-se frustrados com a exibição da equipa frente ao Wolverhampton.

PSG condenado a pagar 60 milhões de euros a Kylian Mbappé com efeitos imediatos

O tribunal de trabalho de Paris deu razão a Kylian Mbappé no caso sobre salários em atraso. O PSG é obrigado a pagar, mesmo que decida recorrer.