Bautista-Agut coroa semana perfeita com título

- Advertisement -

Em mais um torneio da série ATP 500, disputado no Dubai, tivemos a representação lusa a cargo do nosso melhor tenista de todos os tempos, o vimaranense João Sousa, que no sorteio do quadro principal apanhou um tenista francês que se tem destacado na variante de pares, ocupando uma posição de muito relevo no ranking dessa variante (número 13 de momento, mas já foi número dois em Julho de 2016).

Nos singulares, era um jogador relativamente acessível, o atual número 99 ATP (Pierre-Hughes Herbert). O jogo era complicado mas parecia ao alcance do português, e de facto o resultado espelha isso mesmo, 6-4 4-6 e 6-7(8). Logo após ganhar o primeiro set, o João parecia ter o encontro sob controlo, ao fazer o break inaugural, para liderar por 1-0. Só que no ténis o jogo nunca está ganho até se concretizar o match point e o jogador gaulês igualou a contenda, com um 6-4.

No set final, o jogador natural de Guimarães teve várias oportunidades para poder fazer o break e adiantar-se no jogo, só que essas ocasiões não foram concretizadas e chegámos ao tie-break decisivo, quase uma lotaria. Qualquer um deles podia ganhar e coube ao jogador francês garantir a vitória final e selar um encontro com o espanhol Roberto Bautista-Agut na segunda ronda, após um jogo de nervos, que terminou com um 10-8 favorável a Herbert.

Apesar das expetativas altas após a realização do sorteio, o certo é que João Sousa ficou mais uma vez pela primeira ronda, descendo assim um pouco mais no ranking ATP, para um lugar fora do top 80. Os resultados não estão a aparecer, mas não convém esquecer que o João tem uma carreira brilhante, levando o ténis português para patamares nunca antes atingidos.

Há poucos anos atrás era completamente impensável termos um tenista a ganhar torneios ATP(2), a chegar constantemente a finais da série 250 (10) e a acumular um currículo invejável nos torneios mais importantes (assim de repente, lembro-me da terceira ronda no Australian Open, US open e Wimbledon, quartos-de-final no Masters 1000 de Madrid), mas brevemente publicarei um artigo a falar pormenorizadamente dos feitos do João.

João Domingues foi o destaque da semana, ao chegar aos oitavos-de-final em São Paulo
Fonte: ATP

No torneio árabe, o tenista do país vizinho Roberto Bautista-Agut levou o troféu para casa, após bater na final o francês Lucas Pouille por 6-3 6-4, para conquistar o seu segundo troféu do ano (Auckland, na Nova Zelândia, foi o outro desta temporada) e o primeiro título da série 500 da sua carreira. Nos outros torneios ATP com representação nacional, destaque para João Domingues, que passou a fase de qualificação e só foi travado na segunda ronda, pendendo com o italiano Fábio Fognini, por 7-5 6-1.

Gastão Elias foi afastado à primeira perante o argentino Leonardo Mayer, num jogo muito equilibrado com cerca de três horas de duração, somente decidido após parciais de 7-5 6-7(10) e 6-7(5).

Foto de Capa: ATP

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola destaca artigo a Anísio Cabral e elogia: «O Benfica demonstrou mais uma vez que possui a melhor academia de jovens do futebol português»

Anísio Cabral mereceu destaque no jornal Marca. Jovem avançado do Benfica elogiado depois de minutos mágicos pelas águias.

Pep Guardiola aborda possível saída de Bernardo Silva: «Disse-lhe: ‘Quando tomares uma decisão, avisa-me’. Mas não faço ideia»

Pep Guardiola revelou uma conversa com Bernardo Silva sobre a possibilidade de renovar contrato com o Manchester City no final da temporada.

Vítor Pereira já assinou com o seu novo clube e está concluído o regresso do português à Premier League

Vítor Pereira já assinou com o Nottingham Forest. Treinador português regressa à Premier League depois do início de época no Wolverhampton.

Michael Carrick e Igor Thiago vencem os prémios de janeiro na Premier League

A Premier League anunciou os vencedores dos prémios de janeiro. Michael Carrick e Igor Thiago foram distinguidos.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho recorda 2011/12 e triunfo do seu Real Madrid contra o Barcelona de Pep Guardiola: «Continua a ser “A liga”»

José Mourinho concedeu uma entrevista à Champions League Magazine, da UEFA. O treinador recordou vitória na La Liga 2011/12 pelo Real Madrid.

Martín Anselmi e os maus resultados do Botafogo: «Está à vista o que está a acontecer»

Martín Anselmi abordou uma nova derrota do Botafogo e afirmou que a equipa não pode perder mais nenhum jogador.

José Mourinho e o regresso esperado ao Santiago Bernabéu: «Não é nunca uma situação normal voltar a um sítio onde se foi feliz»

José Mourinho concedeu uma entrevista à Champions League Magazine, da UEFA. O treinador abordou o regresso ao Santiago Bernabéu.