📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Chamem-lhe o que quiserem

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA sorte não existe. Aprendi isso ao longo dos anos em que, pelos clubes de ténis deste país, ora ia ganhando, ora perdendo, semana após semana, torneio após torneio. Um dia, num treino com aquele que foi um dos Quatro Mosqueteiros da Geração de Ouro do ténis português, e o treinador com quem mais gosto tive em trabalhar, Bernardo Mota disse-me a sua fórmula do Sucesso: Trabalho X Horas.

Retive essa equação até hoje e vejo-a como uma verdade do desporto, seja ele qual for. E quando se fala desta fórmula, é também matemático o recurso às comparações de sempre: Nadal precisa de trabalhar muito mais do que Federer (um pouco à semelhança da comparação entre o “talento” de um “predestinado“ como Lionel Messi e o “mérito” de um trabalhador incansável como Cristiano Ronaldo).

Fonte: ATP World Tour
Fonte: ATP World Tour

Não posso estar mais em desacordo com estes “rótulos” que muitos (e, em grande parte, por culpa dos media) teimam em colocar nos Grandes deste mundo do desporto. Se o termo “Talento”, aplicado ao desporto, é habitualmente objeto de conversa para largas horas, para mim resume-se à capacidade de sacrifício total pelo sonho. Talentoso não é aquele que executa amorties e half-volleys habilidosos. Esse é o tecnicista, muitas vezes apurando essa técnica ao mais alto nível. Vejo o talentoso como aquele que com 12 anos chorava todas as noites em Alcochete com saudades da mãe e dos irmãos. Aquele que, com a mesma idade, ouvia centenas de vezes o tio Toni gritar “aguenta!” enquanto os colegas de treino se divertiam naquele clube de ténis em Manacor. Ou aquele que com 36 anos, 19 títulos do Grand Slam, 94 títulos ATP e uma família já numerosa continua a acordar cedo todas as manhãs para pegar na sua raquete e entregar tudo o que tem, dentro do court.

Henrique Carrilho
Henrique Carrilhohttp://www.bolanarede.pt
Estudante de Economia em Aarhus, Dinamarca e apaixonado pelo desporto de competição, é fervoroso adepto da Académica de Coimbra mas foi a jogar ténis que teve mais sucesso enquanto jogador.                                                                                                                                                 O Henrique escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting fecha 2025 em Alvalade: eis os onzes prováveis do duelo contra o Rio Ave na Primeira Liga

O Sporting recebe este domingo o Rio Ave para a jornada 16 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da partida.

Leões querem fechar ano com vitória em Alvalade | Sporting x Rio Ave 

Rui Borges, acabado de completar um ano no banco do Sporting, volta a deparar-se com várias ausências para compor o onze inicial.

Pedreira a fechar 2025: eis os onzes prováveis do Braga x Benfica para a Primeira Liga

O Braga x Benfica acontece este domingo para a jornada 16 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da partida.

Pedreira em ebulição testa ambições de guerreiros e águias | Braga x Benfica

Braga e Benfica medem forças na Pedreira, um palco tradicionalmente exigente e onde os detalhes costumam fazer a diferença.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Leite aborda futuro, comenta interesse de clubes e diz: «Tenho o sonho de jogar nas melhores ligas»

Diogo Leite está em final de contrato com o Union Berlin. Defesa-central de 26 anos comenta tema futuro.

Diogo Leite: «Tenho o objetivo de me estrear pela Seleção Nacional e de estar no Mundial»

Diogo Leite quer ir ao Mundial. Defesa-central do Union Berlin falou também sobre o seu percurso na Bundesliga e o futuro.

FC Porto: Gabriel Verón volta ao Olival e está a trabalhar à parte

Gabriel Verón já se apresentou no Olival e está a treinar à parte no FC Porto. Dragões querem encontrar novo clube para o extremo.