Davis Cup Finals 2023: Nem todos os países favoritos estão na Final Eight

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O torneio histórico de países no ténis, Davis Cup, voltou na última semana para decidir quais são os oito países que vão estar presentes em Malága, Espanha, entre 21 e 28 de novembro de 2023, para disputar o título.

Canadá (vencedor de 2022), Austrália (finalista de 2022), Itália (wild-card), Espanha (wild-card), Chéquia, Chile, Croácia, Coreia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Países Baixos, Sérvia, Suécia e Suíça foram os 16 países presentes na fase de grupos da Davis Cup Finals, que estava dividida em quatro grupos de quatro países.

NEM TODOS AS SELEÇÕES FAVORITAS PASSARAM E HÁ UMA GRANDE SURPRESA

Croácia, Espanha e Estados Unidos, três das habituais presenças na Final Eight, foram eliminadas na fase de grupos da Davis Cup.

Espanha foi a anfiltriã do Grupo C, que era composto por Chéquia, Coreia do Sul e Sérvia. Sem Carlos Alcaraz nem Rafael Nadal, o país vizinho, liderado por David Ferrer, foi representado por Alejandro Davidovich Fokina, Roberto Bautista-Agut, Bernabe Zapata Miralles, Albert Ramos-Vinolas e Marcel Granollers.

Depois de ter perdido por 3-0 nos duelos com Chéquia e Sérvia, Espanha foi eliminada da prova, por isso, nem a vitória por 2-1 frente à Coreia do Sul foi suficiente para garantir a presença dos espanhóis na Final Eight, que será realizada no seu país.

Croácia e Estados Unidos eram consideradas as seleções favoritas a passar no Grupo D, mas Finlândia e Países Baixos foram os dois países que garantiram a presença na Final Eight.

Cróacia, vencedor da prova em 2019, não contou com aquele que é considerado por muitos como um dos melhores tenistas croatas de todos os tempos, Marin Cilic, enquanto Estados Unidos não contou com Taylor Fritz, Ben Shelton, Christopher Eubanks e Sebastian Korda, tenistas que estão neste momento entre os melhores 30 jogadores na hierarquia da ATP. Os dois países não estavam na sua máxima força.

Após uma semana longa jogada em vários países – Itália (Grupo A), Grã-Bretanha (Grupo B), Espanha (Grupo C) e Croácia (Grupo D) -, ficou decidido que Canadá, Itália, Grã-Bretanha, Austrália, Chéquia, Sérvia, Países Baixos e Finlândia seriam as oito seleções presentes em Málaga.

PORTUGAL E BRASIL CUMPREM E ESTÃO NA PRÓXIMA FASE

Na fase do World Cup I, composta por seleções que não passaram para a fase de grupos da Davis Cup Finals, Portugal e Brasil eliminaram Áustria e Dinamarca, respetivamente, para garantir um lugar nos playoffs.

Liderada por Rui Machado, a seleção das quinas foi representada por Nuno Borges, João Sousa, Frederico Ferreira Silva, Gastão Elias e Francisco Cabral para o duelo com a Áustria, que não contava com Dominic Thiem. Depois de duas vitórias da seleção portuguesa e uma da equipa austriaca, Nuno Borges garantiu a vitória na eliminatória por 3-1.

O Brasil foi à Dinamarca vencer a seleção nórdica por 3-1. A grande estrela do Brasil foi Thiago Monteiro, por ter vencido o primeiro jogo da série frente ao melhor tenista dinamarques da atualidade, Holger Rune, por 2-1. Portugal e Brasil estão apurados para a fase de qualificação da próxima edição da Davis Cup Finals. Alemanha, Argentina, Bélgica, Cazaquistão, Eslováquia, Hungria, Israel, Peru, Taiwan e Ucrânia são os outros 10 países apurados.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Farense define novo treinador e eleito já esteve na Primeira Liga em 2025/26

O Farense prepara-se para confirmar o nome de José Faria como novo treinador. O luso estava livre no mercado.

Já são conhecidos os horários das jornadas 22 e 23 da Primeira Liga

A Liga Portugal anunciou os horários das jornadas 22 (13 a 16 de fevereiro) e 23 (20 a 23 de fevereiro), durante esta segunda-feira.

Stephen Eustáquio está de saída do FC Porto e destino já é conhecido: eis os contornos do negócio

Stephen Eustáquio está muito perto de assinar com o Los Angeles FC. O jogador vai ser cedido pelo FC Porto ao emblema da MLS.

Cyril Ngonge é cedido pelo Nápoles ao Espanyol até ao final da temporada

Cyril Ngonge é o mais recente reforço do Espanyol. O belga chega proveniente do Nápoles por empréstimo até ao final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Zoe Matthews reforça o meio-campo do Benfica

Zoe Matthews foi oficializada como reforço do Benfica. A média chegou por empréstimo até ao final da época; no entanto, as águias já exerceram a opção de compra, garantindo a jogadora com um contrato válido até 2029.

Mercado Sporting: Alisson Santos é oficializado no Nápoles

Alisson Santos deixou o Sporting e reforçou o Nápoles. Emblema da Serie A já oficializou chegada do extremo brasileiro.

Fernando reforça ataque do Santa Clara: «Venho com muita vontade, ambição e compromisso»

O Santa Clara oficializou a chegada de Fernando. Avançado brasileiro de 20 anos assina contrato válido até ao verão de 2029.