📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Davis Cup: Portugal complica as contas

- Advertisement -

A seleção portuguesa complicou as contas para a manutenção no Grupo I Zona Europa/África ao perder no play-off de manutenção na Ucrânia diante da seleção local por 3-1. Os portugueses até começaram bem a eliminatória com a vitória de João Sousa em singulares diante de Illya Marchenko, contudo acabaram por ceder nos encontros seguintes com Pedro Sousa a perder diante de Sergiy Stakhovsky, a dupla Gastão Elias/João Sousa a perder com Denys Molchanov/Sergiy Stakhovsky e João Sousa também a ceder contra Sergiy Stakhovsky.

Com a derrota frente à Ucrânia, a seleção nacional necessita de vencer o play-off que se realizará em Outubro no nosso país diante da África do Sul para não descer ao Grupo II e, em caso de vitória, Portugal permanecerá no Grupo I (o 2º principal escalão mundial) pelo quarto ano consecutivo. 

Se a derrota com os ucranianos deixou a seleção portuguesa numa situação de “mata mata”, a verdade é que Portugal tem tudo para seguir em frente no confronto com a África do Sul. A seleção sul-africana não contará com a sua maior estrela, Kevin Anderson, número 9 mundial que desde 2011, em virtude de um diferendo com a Federação Sul Africana de Ténis, não disputa qualquer encontro em representação da mesma, o que facilita, e muito, a tarefa aos tenistas portugueses.

Na teoria, Portugal parte com todo o favoritismo para este embate, desde logo pelo facto da seleção portuguesa possuir uma maior qualidade de tenistas em relação aos sul-africanos em termos individuais, apenas um tenista sul-africano figura no top 300 mundial ao invés da seleção portuguesa em que os quatro elementos que disputaram a eliminatória com a Ucrânia, todos eles são membros do top 300 do ranking mundial, com o importante trunfo de se disputarem quatro dos cinco encontros em singulares.

Embora a África do Sul possua um especialista em pares, o nº 19 mundial de pares, Raven Klaasen, apenas se disputa um encontro nestas condições, o que pouca influência trará no resultado final. O fator casa é algo verdadeiramente influenciador e que aumenta ainda mais o favoritismo português, onde normalmente os jogadores da casa se transcendem perante o seu público, criando-se uma atmosfera única no panorama tenístico, o denominado “Ambiente de Taça Davis”.

João Sousa é o maior trunfo da seleção portuguesa
Fonte: Federação Portuguesa de Ténis

Para o encontro com a África do Sul, o capitão da Seleção Portuguesa, Nuno Marques, optou por convocar os mesmos elementos que disputaram o play-off com a Ucrânia e também os quatros melhores tenistas classificados no ranking mundial, João Sousa, Pedro Sousa, Gastão Elias e João Domingues. A convocatória sul-africana ainda não se encontra definida mas não deve haver alterações relativamente ao último encontro com Israel, em que foram chamados Lloyd Harris, Raven Klaasen, Ruan Roelofse e Nicolaas Scholtz.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Ténis

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

João Pereira Rodrigues
João Pereira Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Algarvio de gema mas portista de coração, cresceu a ver o FC Porto conquistar tudo, pode-se dizer que teve uma infância feliz. É amante e aficionado do desporto em geral, mas é no futebol, ténis e ciclismo onde mais vibra desde criança.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lukás Hornícek vence Prémio Talento do Mês Bola na Rede Outubro 2025

O Prémio Talento do Mês Bola na Rede referente ao mês de outubro de 2025 já foi entregue: Lukás Hornícek, guarda-redes do Braga.

Chelsea cobiça jovem talento do Cruzeiro de Leonardo Jardim

O Chelsea está a observar de forma próxima o jovem brasileiro Felipe Morais, que atualmente atua pelo Cruzeiro de Leonardo Jardim.

Scott McTominay recusa grandes ofertas da Premier League e Arábia Saudita

O MVP da Serie A na temporada passada, Scott McTominay rejeitou propostas de clubes da Premier League e Arábia Saudita e ficará em Nápoles.

Caso Rafa Silva: Besiktas coloca advogados em contacto com a equipa médica

O Besiktas prepara-se para a possibilidade de ter de apresentar um processo à FIFA, relativamente à alegada lesão nas costas de Rafa Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Faleceu Júlio Rendeiro: Sporting de luto pela lenda do hóquei em patins

Júlio Rendeiro faleceu esta quarta-feira, aos 83 anos, após uma ilustre carreira no hóquei em patins pelo Sporting e por Portugal.

Courtois recorda El Clásico tenso: «Se amanhã o vir num restaurante, cumprimento-o. Não há qualquer problema entre nós»

Thibaut Courtois recorda tensão no último Real Madrid x Barcelona. Guarda-redes belga fala sobre Lamine Yamal.

Harry Potter na Justiça: Kerem Akturkoglu processado pela Warner Bros

A Warner Bros processou Kerem Akturkoglu por utilização de elementos ligados ao Harry Potter sem autorização.