📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Davis Cup: Portugal complica as contas

- Advertisement -

A seleção portuguesa complicou as contas para a manutenção no Grupo I Zona Europa/África ao perder no play-off de manutenção na Ucrânia diante da seleção local por 3-1. Os portugueses até começaram bem a eliminatória com a vitória de João Sousa em singulares diante de Illya Marchenko, contudo acabaram por ceder nos encontros seguintes com Pedro Sousa a perder diante de Sergiy Stakhovsky, a dupla Gastão Elias/João Sousa a perder com Denys Molchanov/Sergiy Stakhovsky e João Sousa também a ceder contra Sergiy Stakhovsky.

Com a derrota frente à Ucrânia, a seleção nacional necessita de vencer o play-off que se realizará em Outubro no nosso país diante da África do Sul para não descer ao Grupo II e, em caso de vitória, Portugal permanecerá no Grupo I (o 2º principal escalão mundial) pelo quarto ano consecutivo. 

Se a derrota com os ucranianos deixou a seleção portuguesa numa situação de “mata mata”, a verdade é que Portugal tem tudo para seguir em frente no confronto com a África do Sul. A seleção sul-africana não contará com a sua maior estrela, Kevin Anderson, número 9 mundial que desde 2011, em virtude de um diferendo com a Federação Sul Africana de Ténis, não disputa qualquer encontro em representação da mesma, o que facilita, e muito, a tarefa aos tenistas portugueses.

Na teoria, Portugal parte com todo o favoritismo para este embate, desde logo pelo facto da seleção portuguesa possuir uma maior qualidade de tenistas em relação aos sul-africanos em termos individuais, apenas um tenista sul-africano figura no top 300 mundial ao invés da seleção portuguesa em que os quatro elementos que disputaram a eliminatória com a Ucrânia, todos eles são membros do top 300 do ranking mundial, com o importante trunfo de se disputarem quatro dos cinco encontros em singulares.

Embora a África do Sul possua um especialista em pares, o nº 19 mundial de pares, Raven Klaasen, apenas se disputa um encontro nestas condições, o que pouca influência trará no resultado final. O fator casa é algo verdadeiramente influenciador e que aumenta ainda mais o favoritismo português, onde normalmente os jogadores da casa se transcendem perante o seu público, criando-se uma atmosfera única no panorama tenístico, o denominado “Ambiente de Taça Davis”.

João Sousa é o maior trunfo da seleção portuguesa
Fonte: Federação Portuguesa de Ténis

Para o encontro com a África do Sul, o capitão da Seleção Portuguesa, Nuno Marques, optou por convocar os mesmos elementos que disputaram o play-off com a Ucrânia e também os quatros melhores tenistas classificados no ranking mundial, João Sousa, Pedro Sousa, Gastão Elias e João Domingues. A convocatória sul-africana ainda não se encontra definida mas não deve haver alterações relativamente ao último encontro com Israel, em que foram chamados Lloyd Harris, Raven Klaasen, Ruan Roelofse e Nicolaas Scholtz.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Ténis

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

João Pereira Rodrigues
João Pereira Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Algarvio de gema mas portista de coração, cresceu a ver o FC Porto conquistar tudo, pode-se dizer que teve uma infância feliz. É amante e aficionado do desporto em geral, mas é no futebol, ténis e ciclismo onde mais vibra desde criança.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé comenta chegada a Espanha: «Acho que é um sinal de respeito, quando chegas a um sítio, falares na língua do país»

Kylian Mbappé falou sobre a sua chegada ao Real Madrid, assumindo que aprender espanhol foi importante para a sua adaptação.

César Azpilicueta reflete sobre os tempos com José Mourinho: «Notava-se que estava sempre um passo à frente»

O internacional espanhol fez uma revisão à sua carreira, lembrando os grandes treinadores que o orientaram, como José Mourinho e Antonio Conte.

Palmeiras de Abel Ferreira sem o guarda-redes titular para o jogo decisivo contra o Flamengo

Weverton, guarda-redes do Palmeiras, sofreu uma lesão mão direita e não estará em condições para enfrentar o Flamengo.

Robert Lewandowski comenta valores pagos por avançados: «Marcas 10 golos em 6 meses e algum clube paga 60 ou 70 milhões de euros. Antes,...

Robert Lewandowski refletiu sobre os atuais das transferências dos colegas de posição, contrastando com outros tempos.

PUB

Mais Artigos Populares

Ousmane Diomande apontado a novo gigante da Premier League

Ousmane Diomande está a ser apontado ao Liverpool. O jogador pertence aos quadros do Sporting e é considerado um jogador importante.

Massimiliano Allegri defende Rafael Leão: «Tem qualidades técnicas extraordinárias e é preciso deixá-lo jogar»

Massimiliano Allegri deixou grandes elogios a Rafael Leão. Declarações do treinador do AC Milan na antevisão da receção ao AC Milan.

Lenda do Manchester United critica 3 jogadores às ordens de Ruben Amorim: «Caíram para um nível em que não conseguem lidar com o que...

Paul Scholes deixou críticas a um tridente do Manchester United de Ruben Amorim. Luke Shaw, Harry Maguire e Casemiro foram visados.