📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Será Djokovic capaz de fazer o Golden Slam? | Ténis

- Advertisement -

As conversas do GOAT (Greatest Of All Time) nunca estiveram tão acesas. Quando Rafael Nadal, em 2020 conquistou Roland Garros, frente a Djokovic, igualou os 20 títulos de Roger Federer e deixou o sérvio a três.

Uma diferença de três títulos de Grand Slam fazia antever que Djokovic estivesse condenado a nunca alcançar os números de Nadal e Federer, ainda para mais pois, olhando para o que foi o torneio de Roland Garros de Nadal em 2020, seria difícil imaginar Nadal a não vencer na terra batida de Paris em 2021.

A verdade é que o sérvio não virou a cara à luta e entrou em 2021 focado em conquistar títulos de Grand Slam.

A preparação da época de Djokovic foi com um pensamento quase exclusivo nos Grand Slams e na ambição de, pelo menos, tentar chegar mais perto dos números de Federer e Nadal. Foi fortíssimo no Australian Open como, aliás, é seu apanágio e conseguiu reduzir a diferença para dois títulos.

Foi um batalhador nato, um poço de força mental e de foco, como também é sua imagem de marca, no Roland Garros e conseguiu ficar a apenas um título do suíço e do espanhol.

Estamos à beira de Wimbledon e a única certeza possível é que Novak Djokovic é de longe o mais forte candidato a vencer o torneio e chegar ao tão desejado 20.º título, deixando as contas totalmente igualadas entre o Big-3, algo realmente difícil de imaginar tendo em conta que Roger Federer conquistou o seu 20.º título em 2018, numa altura em que Djokovic tinha “apenas” 12.

Daí para cá, em 12 torneios do Grand Slam, Djokovic venceu oito! O sérvio pode ter muitos defeitos e muitos anticorpos no mundo do ténis, mas é inegável que nos últimos anos tem dominado o ténis mundial e, não sendo o mais querido do público, irá para sempre ter o seu lugar na história do desporto.

Djokovic pode escrever o seu nome, ainda mais, a negrito na história do ténis se conseguir fazer algo que nenhum dos outros conseguiu e que, nesta fase, só ele parece capaz, fazer o verdadeiro Grand Slam.

Apesar de o termo ser comumente usado para nos referirmos a títulos do Grand Slam, isto é, que compõem o Grand Slam, Grand Slam é a designação usada para quando um tenista consegue conquistar os quatro títulos do Grand Slam numa só temporada.

Este feito foi apenas alcançado por três vezes na história do ténis e na Era Open apenas uma vez, por Rod Laver, no ano de 1969.

É difícil imaginar um cenário onde Djokovic não entre como principal favorito tanto em Wimbledon, como no US Open, por isso a verdade é que, conseguindo capitalizar esse mesmo favoritismo, o sérvio tem uma oportunidade de ouro de o fazer.

E por falar em ouro, Novak Djokovic poderá ter, ainda, mais um objetivo em mente, fazer o que ninguém fez. O Golden Slam! O Golden Slam é o termo usado para quando um tenista soma o Grand Slam à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.

É verdade, temos Jogos Olímpicos este ano e o sérvio daria uma machadada forte na discussão do GOAT se conseguisse conquistar a medalha de ouro, até porque tal significaria que Roger Federer terminaria a sua carreira sem nenhum ouro olímpico em singulares.

Não faltam, por isso, razões para nos mantermos muito atentos ao percurso de Djokovic durante este ano e Wimbledon começa já na segunda-feira.

Foto de capa: Roland Garros

José Maria Reis
José Maria Reishttp://www.bolanarede.pt
O Zé Maria é neste momento estudante daquele que ele espera ser o último ano de Economia no ISCTE. Desde muito cedo que começou a praticar vários desportos exceto, ao contrário da regra geral, futebol porque chamar pé esquerdo ao seu pé direito é um elogio. Mais tarde percebeu que era com uma raquete de ténis na mão que mais gostava de passar o tempo e foi aí que começou a crescer a grande paixão que tem pelo ténis. Vê e acompanha muito desporto, mas o ténis e o futebol, sobretudo o seu Sporting, são a sua perdição.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Erling Haaland já marcou contra o Fulham e torna-se no jogador mais rápido da história da Premier League a chegar aos 100 golos

Erling Haaland chegou à marca dos 100 golos na Premier League. Avançado do Manchester City é o mais rápido da história a atingir esta marca.

Companheiro de Prestianni: Benfica interessado em avançado que esteve no Mundial Sub-20

O Benfica está interessado em Ian Subiabre, avançado de 18 anos do River Plate. Marcelo Gallardo pretende a sua continuidade.

Ex-FC Porto Luís Díaz em Inglaterra: «Foi um jogador muito bom para o Liverpool, mas não foi excecional»

Jamie Carragher, ex-jogador do Liverpool, deu a sua opinião sobre a passagem de Luis Díaz por Anfield e a venda para a Alemanha.

Cucurella revela que podia ter rumado a outro gigante da Premier League: «Eu queria ir»

Marc Cucurella queria ter rumado ao Manchester City. No entanto, o Brighton e os Citizens não chegaram a alcançar acordo.

PUB

Mais Artigos Populares

Yaya Sithole vai ser baixa no CD Tondela após ser convocado para a CAN 2025

Yaya Sithole foi convocado para competir na CAN pela Seleção da África do Sul. Será assim baixa do CD Tondela até ao fim da sua participação.

Direção do Palmeiras mantém confiança em Abel Ferreira

Após a derrota na final da Taça Libertadores frente ao Flamengo, a direção do Palmeiras pretende a continuidade de Abel Ferreira.

Ibrahima Camará em prisão preventiva por alegada violação

Ibrahima Camará, jogador com passagens pelo Braga, Moreirense e Boavista, foi colocado em prisão preventiva devido a uma alegada violação.