É campeão! João Fonseca vence o ATP Next Gen Finals | Ténis

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

João Fonseca, o prodígio brasileiro a jogar num nível altíssimo no ténis, surpreende tudo e todos e sagra-se campeão dos tenistas do futuro, o torneio ATP Next Gen Finals.

O jovem brasileiro, de apenas 18 anos, João Fonseca, arrasou o suposto grupo da “morte” com três vitórias em três jogos.

No primeiro encontro, derrotou o principal favorito à conquista do torneio, Arthur Fils, num 3-2, em sets. Logo no início do torneio, mostrou para o que vinha e com um nível absurdo apresentado no court, derrotou o francês, no primeiro e intenso duelo.

Para surpresa de muitos, Fils foi uma das desilusões do torneio, ao não passar sequer da fase de grupos. O tenista francês de 20 anos termina assim o ano.

No segundo encontro, defrontou e derrotou, Learner Tien, que mais tarde derrotou na final, num 3-1 em sets. Ambos em excelente nível, foi o tenista brasileiro a sair por cima.

Já com a qualificação para as meias-finais assegurada, João Fonseca defrontou outro dos favoritos a vencer as Next Gen, Jakub Mensik. E o que fez? Voltou a brilhar e a derrotar, num jogo eletrizante, onde todos os sets acabaram decididos por um tie-break.

O tenista da Chéquia acabou eliminado com três derrotas em três jogos. Um torneio para esquecer para Mensik, atualmente em 48º do ranking mundial.

Para as meias-finais qualificaram-se João Fonseca e Learner Tien, que se viriam a defrontar mais tarde.

No grupo vermelho, Alex Michelsen e Luca Van Assche conseguiram passar à próxima fase.

Jerry Shang, com alguns problemas físicos não conseguiu estar ao melhor nível na competição.

O norte-americano, Alex Michelsen, fez o pleno ao vencer os três jogos na fase de grupos. Venceu 3-1 Nishesh Basavareddy e Luca Van Assche. No último encontro, ao defrontar o tenista chinês Jerry Shang, a meio do segundo set, Jerry desistiu após sentir várias dores.

O segundo lugar ficou reservado para o francês Van Assche que venceu dois dos três jogos. Saiu derrotado apenas para Michelsen.

Nas meias-finais, Learner Tien, após ter tido uma grande temporada no circuito de Challenger e depois de ter derrotado, na fase de grupos, Arthur Fils e Jakub Mensik, o tenista defrontou o amigo Alex Michelsen,  num duelo entre americanos.

Ao fim de cinco sets, a surpresa confirmou-se e Tien carimbou o acesso para a grande final, onde ficou à espera do vencedor do encontro entre o João Fonseca e Luca Van Assche.

O jovem brasileiro não deu nenhuma hipótese a Van Assche, vencendo o encontro por 3-0, num encontro que demorou apenas uma hora. Ainda antes da grande final, o jovem prodígio já tinha batido mais um recorde.

Primeira presença de um tenista da América do Sul a participar numa final da Next Gen.

No derradeiro jogo, João Fonseca voltou a defrontar Learner Tien. Num jogo de alto nível, proporcionado por ambos os tenistas, foi João Fonseca a vencer, mais uma vez, carimbando uma semana com 100% de vitórias.

O brasileiro fechou o ano com a conquista da Next Gen Finals, após ter sido o último tenista a qualificar-se para Jidá.

Na final, apesar de começar a perder, João Fonseca, manteve-se sereno e sem dar nenhuma chance ao adversário.  Aguardou pelo erro de Tien e deu a volta ao vencer por 4-2.

Nas declarações após a conquista do troféu, admitiu precisar da ajuda dos pais para lidar com o dinheiro que ganhou. Mais de meio milhão de dólares.

Espera-se um 2025 extraordinário para o João Fonseca que, para já, descarta quaisquer comparações com Jannik Sinner e Carlos Alcaraz.  

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC e Alverca empatam para a Primeira Liga

O Vitória SC e o Alverca empataram a uma bola durante a noite deste sábado, num encontro da 24.ª jornada da Primeira Liga.

Ligue 1: PSG faz o mínimo e vence Le Havre

O PSG bateu o Le Havre por uma bola a zero durante este sábado, num encontro da 24.ª jornada da Ligue 1.

Atlético Madrid vence Real Oviedo no último minuto e iguala Villarreal

O Atlético de Madrid foi às Astúrias vencer o Real Oviedo por uma bola a zero este sábado, em jogo da 26.ª jornada da La Liga.

Inter Milão vence Genoa na ressaca da eliminação da Champions League

O Inter Milão recebeu e venceu o Genoa por duas bolas a zero na noite deste sábado, num encontro da 27.ª jornada da Serie A.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suárez já é o reforço mais caro da história do Sporting

Luis Suárez passou a ser o jogador mais caro do Sporting, ultrapassando o valor que foi pago por Viktor Gyokeres.

Segunda Liga: Torrense é derrotado em casa por FC Porto B e pode ver o Académico de Viseu a fugir cada vez mais na...

FC Porto B venceu o Torrense por 3-0. A equipa de Torres Vedras pode ver o Académico de Viseu decolar na classificação caso vença o líder Marítimo.

Cristiano Ronaldo falha penálti mas Al Nassr acaba por vencer o Al Fayha de Pedro Emanuel: Eis os resultados do dia na Liga Saudita

Na 24.ª jornada da Liga Saudita, o Al Nassr deu uma reviravolta no terreno do Al Fayha e venceu por 2-1. Cristiano Ronaldo falhou um penálti aos 10 minutos.