📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Estoril Open: Encordoação

- Advertisement -

Montar um torneio da dimensão do Estoril Open exige um conjunto de serviços que passam despercebidos ao grande público e ainda mais despercebidos aos que não acompanham regularmente a modalidade.

Um dos serviços mais importantes para os tenistas é o da encordoação das raquetes. As cordas de uma raquete de ténis são um “detalhe” de extrema importância para os jogadores, que através delas conseguem fazer pequenas afinações ao seu jogo, como aumentar ou retirar potência à bola.

Rui Neves é o encordoador oficial do Estoril Open, tendo feito todas as edições do anterior torneio e todas as edições do atual. Pelas suas mãos passaram milhares de raquetes dos maiores tenistas mundiais, inclusive as de Roger Federer.

Este ano, Rui Neves volta a ser o responsável pelo serviço da Wilson, com uma equipa de dois encordoadores, que até esta quinta-feira tinham “afinado” mais de 260 raquetes, um número que vai ao encontro da média da edição anterior.

Numa edição em que, até ao momento, todos os tenistas em prova recorreram ao serviço prestado pelo torneio, Rui Neves revela ao Bola na Rede que “não têm existido para já pedidos especiais, foram do comum”.

Lleyton Hewitt foi um dos tenistas em contacto com Rui Neves
Fonte: Estoril Open

No ténis, quanto mais baixa for a tensão da corda da raquete, mais potência o tenista consegue imprimir à bola. Neste Estoril Open, é o ex-nº.1 mundial, Lleyton Hewitt, que está a jogar com menor tensão, pedindo apenas 16kgs na sua raquete.

Rui Neves voltou assim a encontrar Lleyton Hewitt em Portugal, 18 anos depois da presença do australiano por terras lisboetas, onde disputou a Masters Cup, no Pavilhão Atlântico.

Entre o lote de tenistas portugueses, todos eles jogam aproximadamente com a mesma tensão, com João Sousa a pedir 21kgs e Gastão Elias, 23kgs, ligeiramente acima. Dos tenistas portugueses presentes neste Estoril Open, apenas João Domingues se destacou, pedindo uma tensão acima da média dos restantes tenistas lusos.

O Estoril Open decorre no Clube Ténis do Estoril até ao dia 6 de maio e em prova, nos quartos-de-final, está ainda João Sousa, que vai defrontar Kyle Edmund, na Sexta-feira.

Foto de Capa: Estoril Open

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Thomas Tuchel deixa recado para Jude Bellingham: «Podes ficar zangado com o treinador…»

Thomas Tuchel, selecionador inglês, explicou a decisão de não lançar Jude Bellingham frente à Sérvia e sublinhou a importância da união da equipa.

Moisés Conceição é oficialmente reforço do Amarante da Liga 3

Moisés Conceição, avançado de 24 anos, deixa o CD Cinfães e volta à Liga 3, onde já atuou na época passada.

Allen Flanigan está de saída do FC Porto menos de um mês depois de ser apresentado

Allen Flanigan, extremo norte-americano de 24 anos, está de saída do FC Porto. O jogador tinha chegado em outubro.

Mauro Jerónimo assume comando do bicampeão do Vietname até 2027

Mauro Jerónimo, treinador açoriano, vai treinar o Thep Xanh Nam Dinh, clube que tem presença garantida na Champions League Asiática 2.

PUB

Mais Artigos Populares

Reforço de Pep Guardiola desmente críticas: «Fui retratado como um jogador difícil de treinar»

Rayan Cherki rejeitou a imagem polémica que ligavam o jogador a uma personalidade rebelde. O atleta chegou ao Manchester City no verão.

Karim Adeyemi acusado por uso e posse ilegal de armas

Karim Adeyemi foi acusado de uso e posse ilegal de armas. O avançado do Borussia Dortmund terá de pagar uma multa milionária.

Gerard Moreno pensou em terminar a carreira: «Cheguei a casa e disse ‘Basta, vou desistir’»

Gerard Moreno pensou em terminar a carreira devido às lesões. O atleta do Villarreal falou sobre os seus problemas físicos ao jornal AS, e destacou o apoio da família.