Estoril Open: Encordoação

- Advertisement -

Montar um torneio da dimensão do Estoril Open exige um conjunto de serviços que passam despercebidos ao grande público e ainda mais despercebidos aos que não acompanham regularmente a modalidade.

Um dos serviços mais importantes para os tenistas é o da encordoação das raquetes. As cordas de uma raquete de ténis são um “detalhe” de extrema importância para os jogadores, que através delas conseguem fazer pequenas afinações ao seu jogo, como aumentar ou retirar potência à bola.

Rui Neves é o encordoador oficial do Estoril Open, tendo feito todas as edições do anterior torneio e todas as edições do atual. Pelas suas mãos passaram milhares de raquetes dos maiores tenistas mundiais, inclusive as de Roger Federer.

Este ano, Rui Neves volta a ser o responsável pelo serviço da Wilson, com uma equipa de dois encordoadores, que até esta quinta-feira tinham “afinado” mais de 260 raquetes, um número que vai ao encontro da média da edição anterior.

Numa edição em que, até ao momento, todos os tenistas em prova recorreram ao serviço prestado pelo torneio, Rui Neves revela ao Bola na Rede que “não têm existido para já pedidos especiais, foram do comum”.

Lleyton Hewitt foi um dos tenistas em contacto com Rui Neves
Fonte: Estoril Open

No ténis, quanto mais baixa for a tensão da corda da raquete, mais potência o tenista consegue imprimir à bola. Neste Estoril Open, é o ex-nº.1 mundial, Lleyton Hewitt, que está a jogar com menor tensão, pedindo apenas 16kgs na sua raquete.

Rui Neves voltou assim a encontrar Lleyton Hewitt em Portugal, 18 anos depois da presença do australiano por terras lisboetas, onde disputou a Masters Cup, no Pavilhão Atlântico.

Entre o lote de tenistas portugueses, todos eles jogam aproximadamente com a mesma tensão, com João Sousa a pedir 21kgs e Gastão Elias, 23kgs, ligeiramente acima. Dos tenistas portugueses presentes neste Estoril Open, apenas João Domingues se destacou, pedindo uma tensão acima da média dos restantes tenistas lusos.

O Estoril Open decorre no Clube Ténis do Estoril até ao dia 6 de maio e em prova, nos quartos-de-final, está ainda João Sousa, que vai defrontar Kyle Edmund, na Sexta-feira.

Foto de Capa: Estoril Open

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antevisão: O início da LPFA XVL

A LPFA está, finalmente, de volta! Depois de todas as equipas terem jogado entre si (dentro da sua região) nesta pré-época, temos então a primeira jornada de competição

PSG fecha a porta à contratação de jogador do FC Porto

O PSG estava a ser associado a um possível interesse em Alberto Costa, mas o clube não vai fazer qualquer proposta pelo jogador.

N’Golo Kanté acerta termos pessoais com o Fenerbahçe

Esta terça-feira, o Fenerbahçe chegou a acordo com N'Golo Kanté e está perto de finalizar a contratação do experiente médio do Al Ittihad.

Portugal no Europeu 2026: A main round como medida do sucesso | Andebol

A participação de Portugal no Campeonato Europeu de Andebol...

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora pode vender avançado para emblema da Segunda Liga Belga

O Estrela da Amadora pode ver Kikas rumar ao Eupen, emblema belga atualmente orientado pelo português Bruno Pinheiro.

Sebastian Szymanski vai abandonar o Fenerbahçe e rumar ao Rennes

O Rennes fechou a contratação do médio do Fenerbahçe Sebastian Szymanski, que chega por cerca de 11 milhões de euros.

Kaio Jorge renova contrato com o Cruzeiro até 2030

O Cruzeiro anunciou na passada segunda feira, a renovação de Kaio Jorge. O brasileiro estendeu o seu contrato até 2030.