📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Australian Open 2017: A Queda do Campeão

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesDecore bem esta data: 19 de janeiro de 2017 – o dia em que o super campeão Novak Djokovic, a jogar na sua superfície favorita e no torneio que já anteriormente venceu em seis ocasiões, foi eliminado na 2ª ronda do Australian Open, pelo menos cotado tenista uzbeque Denis Istomin, número 117 do ranking ATP. Apesar da, também surpreendente, eliminação de Simona Halep, na 1ª ronda do torneio feminino, frente à norte-americana Shelby Rogers, esta foi, sem dúvida, a maior surpresa da competição até ao momento e, para os amantes de ténis, uma das maiores perdas que o Australian Open poderia conhecer ainda numa fase prematura do mesmo.

Na Rod Laver Arena, viveram-se quase todas as emoções típicas das grandes ocasiões: euforia, tristeza, fúria, resignação. Num grande encontro de ténis, defrontaram-se, no court, um tenista a fazer a partida da sua vida e um amorfo ex-número 1 mundial. Após 4h48m de jogo, o primeiro acabou por sair vencedor, pelos parciais de 7-6(8), 5-7, 2-6, 7-6(5) e 6-4.
O encontro foi marcado, acima de tudo, pelo equilíbrio, em quase todos os momentos. Logo no (longuíssimo!) primeiro set, com 1h25m de duração, Istomin adiantou-se frente a Djokovic; apesar do já referido equilíbrio, o tenista uzbeque destacou-se pela sua maturidade tática, conseguindo contrariar, em muitas ocasiões, o jogo do sérvio. O segundo set não foi muito diferente, mas desta vez com Djokovic a fazer prevalecer os seus superiores recursos técnicos.

Fonte: Australian Open
Fonte: Australian Open

Após um terceiro set em que Nole parecia lançar-se em definitivo para a expectável vitória, Istomin reergueu-se e, no quarto parcial, chegou a estar a vencer por 4-1. Apesar de ter acabado por perder a vantagem, o uzbeque conseguiu vencer o set no tie-break. Na quinta e última partida, Djokovic continuou a apresentar-se mais errático do que é habitual (acumulou um total de 72 erros não forçados e 9 duplas faltas ao longo do encontro!) e Istomin, que nos cinco encontros anteriores nunca havia vencido mais do que um set ao tenista sérvio, acabou por carimbar a sua passagem para a 3ª ronda do Australian Open.

Com esta vitória, Denis Istomin, tenista que recebeu um wild-card para estar presente no Australian Open, foi o protagonista da maior derrota de sempre de Novak Djokovic em torneios do Grand Slam, e logo num torneio no qual o sérvio, desde 2011, apenas havia sido derrotado numa ocasião, por Stan Wawrinka. Na próxima ronda, o tenista uzbeque irá enfrentar o espanhol Pablo Carreño Busta, atual número 31 do ranking ATP.

Para Novak Djokovic, esta derrota, provavelmente a mais surpreendente da sua carreira, simboliza a prorrogação de um período de resultados mais negativos para o sérvio que, após a recente conquista do torneio de Doha, frente a Andy Murray, parecia já ter terminado. Por outro lado, este parece tratar-se do melhor presente que o tenista escocês poderia ter recebido rumo à (agora mais) provável conquista do quarto torneio do Grand Slam da sua carreira.

Foto de capa: Australian Open

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: José Mourinho pede reforço e estrutura já sabe que desejo é inegociável

O Benfica deve avançar para a contratação de um avançado no próximo mercado de transferências. José Mourinho quer reforçar o setor.

Eddie Howe deixa muitos elogios para um dos seus jogadores e antevê o Manchester United x Newcastle: «Histórico não conta para nada»

Eddie Howe fez a antevisão do Manchester United x Newcastle, do Boxing Day, que vai ser jogado no dia 26 de dezembro. O técnico elogiou Nick Woltemade.

Académico de Viseu oferece prenda de Natal aos adeptos e confirma renovação de jovem promessa

O Académico de Viseu anunciou durante esta quarta-feira a renovação de contrato de Simão Silva. O jovem fica ligado aos beirões até 2029.

Ruben Amorim antevê Manchester United x Newcastle do Boxing Day e atira: «É impossível substituir Bruno Fernandes e eu disse isso esta manhã à...

Ruben Amorim fez a antevisão do Manchester United x Newcastle, do Boxing Day, que vai ser jogado no dia 26 de dezembro. O técnico lamentou a ausência de Bruno Fernandes.

PUB

Mais Artigos Populares

5 prendas de Natal para Farioli pedir no mercado de janeiro do FC Porto

Numa altura em que o mercado de inverno se aproxima, o FC Porto vive um bom momento de forma, seja a nível nacional como europeu.

5 Prendas de Natal para José Mourinho pedir no Mercado de janeiro do Benfica

O Benfica de José Mourinho já começou a mostrar...

FPF confirma data e transmissão em canal aberto do FC Porto x Benfica dos quartos de final da Taça de Portugal

O FC Porto x Benfica dos quartos de final da Taça de Portugal vai ser transmitido em canal aberto. A partida está marcada para o dia 14 da janeiro de 2025.