Estoril Open – Dia 6: O sonho foi cumprido. João Sousa vence o Estoril Open

- Advertisement -

Dez anos depois de se ter dado a conhecer ao mundo ao ultrapassar a qualificação e a atingir os oitavos-de-final no “antigo” Estoril Open, este ano, João Sousa entrou no court central para discutir o troféu do maior torneio de ténis português, e saiu mesmo com ele nos braços.

O tenista vimaranense rubricou uma brilhante exibição, tendo liderado todo o encontro frente ao norte-americano Francis Tifoe. João Sousa quebrou o serviço de Tifoe logo ao 1/1 e, mais à frente na partida, reagiu da melhor forma depois do norte-americano ter reposto a igualdade, salvando três pontos de break, para fechar o primeiro parcial a seu favor.

No segundo set, mais um registo incólume, com o português a registar uma vantagem de 4/0. Apesar do norte-americano ter reagido, conseguindo reduzir para 5/4, João Sousa não vacilou na segunda oportunidade que teve para servir e fechar o encontro, selando assim mais um momento histórico para o ténis nacional, ao conquistar o Estoril Open.

João Sousa conquista assim o terceiro título ATP (a primeira liga do ténis mundial), depois de Kuala Lumpur e Valência, cumprindo assim o sonho dos portugueses ao vencer em casa. Foi um emocionado João Sousa, que se dirigiu aos adeptos na bancada, para agradecer todo o apoio ao longo da semana.

João Sousa é o primeiro português a vencer o Estoril Open
Fonte: Estoril Open

Mais tarde, na conferência de imprensa, o melhor tenista português de todos os tempos começou por dizer que, “apesar de nunca ter confessado, sempre desejei vencer este título”, considerando esta uma “semana perfeita”.

O tenista nacional dedicou, mais uma vez, o título à família e à equipa técnica, recordando as fases menos positiva da carreira e olhando para o troféu como uma “recompensa pelo esforço dos últimos anos”.

João Sousa mostrou-se confiante num resultado positivo desde cedo, “por ter a noção de que estava muito bem preparado, tendo em conta o trabalho feito nos últimos meses”.

O vimaranense recordou ainda os tempos em que ia ao Estoril Open, ainda disputado no Jamor, enquanto espectador e da forma como “olhava para os extraterrestres que lá jogavam”, reconhecendo a importância que a vitória neste Estoril Open tem, para que “os jovens portugueses de hoje possam também um dia ser esses extraterrestres”.

O Estoril Open decorreu no Clube Ténis do Estoril entre 28 de abril e 6 de maio e, depois da edição anterior ter registado um finalista português [Frederico Gil em 2010], registou agora pela primeira vez na história um vencedor “da casa”.

Foto de Capa: Estoril Open

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jeddah E-Prix #1 e #2: Duas corridas e dois vencedores | Fórmula E

Em terras do Médio Oriente, a Fórmula E teve a primeira dupla corrida do ano, com Jeddah a receber essas sessões na sexta e no sábado.

O impacto do golo de Trubin no mundo do futebol

E é aqui que se dá um pequeno milagre. Com Trubin, a subir à área e a corresponder com sucesso ao cruzamento da direita

O rei ferido volta à Luz | Benfica x Real Madrid

Vinte dias depois de um dos jogos mais caóticos e memoráveis desta fase europeia, a Luz volta a receber Benfica e Real Madrid.

Eis as primeiras palavras de Anísio Cabral depois da renovação com o Benfica: «Sinto-me muito especial e muito abraçado pelo público»

Anísio Cabral abordou a renovação com o Benfica. Avançado de 18 anos renovou contrato com o Benfica até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os detalhes da renovação de Anísio Cabral com o Benfica e a cláusula de rescisão do avançado

Anísio Cabral renovou contrato com o Benfica até 2031. Avançado de 18 anos fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Luís Godinho faz referência a apanha-bolas no relatório do FC Porto x Sporting: eis o que está escrito

Luís Godinho inseriu no relatório do jogo entre o FC Porto e o Sporting o comportamento dos apanha-bolas, que retiraram os sinalizadores de campo.

Al Hilal assegura 1º lugar com bis de Darwin Núñez e 2 treinadores portugueses perderam e tiveram sortes distintas: eis os resultados do dia...

Darwin Núñez esteve em destaque na vitória do Al Hilal. O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa e o Al Sharjah de José Morais perderam com consequências diferentes.