Federer e Nadal em luta.. outra vez

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Se alguém lhe dissesse que Nadal e Federer iriam acabar o ano como os dois melhores no ranking ATP, o que diria? Esta questão pode por-se desde há quase 5 anos, tantas foram as vezes em que o “tribunal popular” decretou o fim das lendárias carreiras de ambos. A última vez que isso aconteceu foi no ano de 2010, e, desde então, o “jogo da cadeira” tem sido jogado entre Djokovic, Murray, Federer e Nadal, apenas.

Na última semana, Rafael Nadal beneficiou da desistência de Roger Federer e Andy Murray, destronando o escocês e regressando ao número um do ranking, algo que não acontecia desde 6 de julho de 2014. Mas a luta pelo topo da classificação está longe (muito longe) de estar acabada. Os dois “trintões” estão (ao contrário do que muitos profetizaram) bem vivos e recomendam-se (que o digam Andy Murray e os restantes “miúdos” do circuito!).

Fonte: Wimbledon
Fonte: Wimbledon

Djokovic não poderá intrometer-se nesta batalha (em que, em condições normais, seria forte candidato à vitória), uma vez que decidiu parar até ao fim do ano, por se debater com problemas físicos. A queda do líder Andy Murray, essa, era meramente uma questão de tempo. O escocês tem-se debatido com sérios problemas na anca e tem quase tantos pontos a defender (5.460 pontos, provenientes do bom final de época realizado em 2016) quanto aqueles que conseguiu conquistar ao longo da atual temporada. É aí que reside a maior diferença de Roger Federer e Rafa Nadal para o resto da concorrência. Devido a lesões e também por opção técnica, estes dois optaram por fazer longos períodos de pausa durante a época passada. Nadal esteve fora os meses de junho, julho, novembro e dezembro e, durante o tempo que competiu, fê-lo de forma completamente atípica, perdendo na terceira ronda em Cincinnati, quarta ronda no US Open, terceira ronda no ATP500 de Beijing, e segunda ronda no último torneio que jogou, o ATP1000 Shanghai. Fruto destes resultados e dos períodos de descanso, Nadal terminou o ano em nono e (agora a parte que o favorece) defende apenas cerca de 300 pontos até ao fim da época. Roger Federer ainda tem as contas mais facilitadas e apenas verá o seu saldo pontual aumentar, uma vez que decidiu que não jogaria mais na época transata depois de Wimbledon, ou seja, tem zero pontos para defender.

Até ao fim do ano, o circuito profissional masculino prevê a realização de mais duas provas ATP1000 e 1 Grand Slam, ou seja, apenas nestes três torneios, estarão 4.000 pontos em disputa. E isso muda tudo no que toca à discussão pela liderança do ranking.

Fonte: Sports Tennis
Fonte: Sports Tennis

Agora que Rafael Nadal tem 30 anos e Roger Federer acabou de completar 36, o mundo do desporto vê-se na obrigação de se curvar novamente perante estes dois embaixadores do ténis e de uma rivalidade tão histórica quanto saudável. São ambos um verdadeiro exemplo a seguir dentro, e fora de court e por isso deixo-lhes (com muita esperança que leiam este artigo!) o meu mais sincero obrigado. A todos os restantes adeptos e simpatizantes da modalidade digo: é hora de apertar o cinto e acompanhar de perto esta corrida que promete muita emoção até ao número um do ranking mundial.

Foto de Capa: Australian Open

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Henrique Carrilho
Henrique Carrilhohttp://www.bolanarede.pt
Estudante de Economia em Aarhus, Dinamarca e apaixonado pelo desporto de competição, é fervoroso adepto da Académica de Coimbra mas foi a jogar ténis que teve mais sucesso enquanto jogador.                                                                                                                                                 O Henrique escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A muralha que resistiu ao jogo, o canto que a derrubou | Casa Pia 1-4 FC Porto

Análise tática ao Casa Pia x FC Porto, com destaque para o 5-4-1 dos gansos, para as combinações nos corredores dos dragões e para o peso crescente dos lances de bola parada.

Filipe Coelho responde ao Bola na Rede: «O objetivo era parar o ímpeto que os médios interiores do FC Porto têm»

Filipe Coelho respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Isto exigiu de nós algum tempo para mudar a abordagem, a adaptação e a preparação do jogo»

Francesco Farioli respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Benfica arranca campeonato com goleada sobre o Venda Nova: eis os resultados do dia no Futsal português

O Benfica arrancou a Primeira Liga de Futsal com uma vitória. No Seixal, vitória por 4-1 diante do Venda Nova.

PUB

Mais Artigos Populares

Académico de Viseu marca nos descontos e derrota Vitória SC em jogo emocionante na Primeira Liga

O Académico de Viseu garantiu a primeira vitória no Fontelo esta época, a segunda consecutiva. Desta vez, triunfo sobre o Vitória SC.

Benfica e Sporting arrancam Primeira Liga Feminina com vitórias e balizas a zeros: eis os resultados do dia no arranque da prova

O Benfica venceu o Racing Power e o Sporting ganhou ao Vitória SC. Jogos da primeira jornada da Primeira Liga Feminina.

Cagliari surpreende Atalanta e ultrapassa AC Milan de Ruben Amorim para chegar ao top-4: eis os resultados do dia na Serie A

O Cagliari venceu a Atalanta e somou a terceira vitória consecutiva na temporada. Clube entra diretamente no top-4 da tabela.