Federer também tem o seu “lado lunar”

- Advertisement -

Se por um lado é perfeitamente entendível o argumento mais corrente de que Federer (e também Nadal) têm de se poupar fisicamente, optando por jogar menos torneios escolhendo-os de forma estratégica e quase cirúrgica, por outro o critério do suíço é, digamos, pouco convencional – e talvez até, como explicarei, criticável em certa medida.

É conhecida a má relação dos courts de piso rápido (cimento ou materiais sintéticos semelhantes como o Rebound Ace) com os corpos dos tenistas de alta competição. Os movimentos dos jogadores e as sucessivas travagens abruptas que são obrigados a fazer são brutalmente agressivas para as articulações dos tenistas. Por contraste, o pó-de-tijolo não é tão abrasivo para o físico dos jogadores e, exatamente por isso, seria logicamente a superfície em que melhor se enquadraria esta lógica de “poupança física” dos craques mais velhos do circuito.

O suíço parece ter acusado as duas mais recentes derrotas
Fonte: ATP World Tour

Rafa opta exatamente por fazer pausa em alguns torneios de piso duro, apostando as principais fichas nos meses de Abril, Maio e Junho disputando os torneios de Monte Carlo, Barcelona, Madrid, Roma e claro, Roland Garros. Federer, pelo segundo ano consecutivo, decide ausentar-se da época de terra batida e reservar-se para a época de relva e piso duro.

No entanto, a clara superioridade do suíço face a toda a concorrência mundial na presente temporada, faz-me questionar o porquê de Federer não atacar a conquista do major que apenas conquistou uma vez.

E mais do que isso, o facto de Federer ter dito em conferência de imprensa aquando da antevisão do BNP Paribas Open que “sonhava com a vitória em Roland Garros” e que “a decisão de não jogar no ano passado foi dura, apesar de certa” não estava prevista naquele momento, para a presente época, reforça a ideia de que o maestro ficou realmente chateado com estes dois desaires recentes, e que isso pesou bastante na decisão anunciada ontem – tanto ou tão pouco que, pelos vistos, o suíço esqueceu o “sonho” de há duas semanas.

Foto de Capa: ATP

Henrique Carrilho
Henrique Carrilhohttp://www.bolanarede.pt
Estudante de Economia em Aarhus, Dinamarca e apaixonado pelo desporto de competição, é fervoroso adepto da Académica de Coimbra mas foi a jogar ténis que teve mais sucesso enquanto jogador.                                                                                                                                                 O Henrique escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela fecha avançado, que deverá ser oficializado depois do jogo contra o Benfica

O Tondela garantiu a contratação de Benjamin Kimpioka junto do Sivasspor. Avançado chega por empréstimo com opção de compra.

João Mário dá luz verde para mudar de clube em Itália

João Mário aceita rumar ao Bolonha. Lateral português prepara-se para um empréstimo da Juventus sem opção de compra.

Carlos Alcaraz bate Novak Djokovic e conquista o Open da Austrália pela primeira vez

Carlos Alcaraz é o grande vencedor do Open da Austrália. O tenista espanhol bateu Novak Djokovic na final do torneio.

Grémio empata em casa com Juventude no Campeonato Gaúcho e Luís Castro deixa críticas: «O primeiro agente pacificador do jogo é o árbitro»

O Grémio empatou a um golo frente ao Juventude, na sexta jornada do Campeonato Gaúcho. No final do jogo, o técnico português deixou críticas para a arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Pedro pode deixar o Cagliari e rumar ao Brasileirão

O futuro de Zé Pedro está em cima de mesa. O defesa-central português de 28 anos pode deixar o Cagliari e rumar ao Atlético Mineiro.

Treinador do Besiktas volta ao ataque: «Nunca vi um jogador como Rafa Silva na minha vida»

O treinador do Besiktas, Sergen Yalcin, voltou a deixar críticas contra Rafa Silva. O avançado do Benfica foi visado na última conferência de imprensa.

Petit é forte candidato ao cargo do Santa Clara

Petit está na lista do Santa Clara. Emblema da Primeira Liga anunciou a saída de Vasco Matos durante este sábado.