Gastão Elias em ascensão meteórica

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesAs últimas duas semanas foram fantásticas para o ténis português, e não graças aos resultados de João Sousa mas sim aos de Gastão Elias. O potencial do jogador nunca esteve em questão, mas até este ano nunca se tinha verdadeiramente materializado, por diversos motivos. Agora, porém, Elias é #64 do mundo e #62 no ranking anual, apenas a 150 pontos de João Sousa em 2016. O que há pouco tempo parecia impensável afigura-se agora bem possível: podemos ter um novo número 1 nacional até ao fim do ano.

Aliás, em Bastad Gastão Elias derrotou precisamente João Sousa nos quartos de final, por contundentes 6-2 6-2, antes de perder para Verdasco nas meias finais. Na semana seguinte, voltou a chegar às meias finais, em Umag, perdendo apenas para o eventual campeão Fognini, e derrotando o #20 mundial e especialista de terra batida Pablo Cuevas.

Estes resultados não vieram do nada; Elias já tinha ‘ameaçado’ Thiem, o actual #9 mundial, duas vezes esta temporada, ficando incrivelmente perto de o derrotar (teve até match points em Buenos Aires) por duas ocasiões. Realisticamente Gastão Elias nunca poderá vir a ser um jogador de top 10 mundial ou um concorrente para grandes títulos, mas está mais do que demonstrado que não lhe falta talento e qualidade para até possivelmente ultrapassar os feitos de João Sousa e elevar o ténis Português a um novo patamar. A questão é: terá agora finalmente a consistência e a mentalidade para o fazer?

Gastão Elias está em excelente forma Fonte: Gastão Elias
Gastão Elias está em excelente forma
Fonte: Gastão Elias

Com esta subida no ranking, Elias vai passar a jogar menos challengers e mais torneios ATP, e vai ter de começar a jogar muito mais em piso rápido do que aquilo a que está habituado (se bem que já tenha mostrado ser capaz de jogar bem nessas condições). Resta ver se está preparado para se estabelecer como pelo menos um jogador de top 50 regular.

Como prémio pela sua excelente época, Elias vai participar nos Jogos Olímpicos do Rio do Janeiro. Mas não passa disso: um prémio. Ganhar uma medalha não é um cenário minimamente realista infelizmente. O mais importante é conseguir algumas boas campanhas em torneios ATP, e até possivelmente em Masters e no US Open, para consolidar o que já é a melhor época da carreira de Gastão Elias e preparar fundações para um 2017 que pode ser ainda melhor.

Foto de Capa: Gastão Elias

Manuel Traquete
Manuel Traquetehttp://www.bolanarede.pt
O Manuel é um apaixonado pelo desporto, mas especialmente futebol e ténis. Desde criança que segue ambas as modalidades de forma religiosa.                                                                                                                                                 O Manuel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Aleksandr Koksharov recusou o Vitória SC para continuar na Rússia: «Não sei se a Liga Portuguesa é mais complicada do que a Russa»

Aleksandr Koksharov esteve na lista do Vitória SC, mas acabou por continuar na Rússia e rumar ao Fakel. Avançado recordou interesse dos vimaranenses.

Zinedine Zidane mantém braçadeira de capitão com Kylian Mbappé: «Ele será o meu capitão. É o melhor jogador do mundo»

Na apresentação da primeira convocatória como selecionador de França, Zinedine Zidane garantiu que Kylian Mbappé continuará a ser o capitão.

Union Berlim culpa Lamine Yamal pela goleada sofrida contra o Bayern Munique: «Este rapazinho de 19 anos do Barcelona não podia ter ficado calado?»

Apesar da derrota por 7-0, o Union Berlim não perdeu o bom humor. Clube culpou Lamine Yamal pela pesada derrota contra o Bayern Munique.

Vincent Kompany rendido a jogador do Bayern Munique: «O pacote completo impressionou-me»

Vincent Kompany deixou muitos elogios a Michael Olise. Avançado francês brilhou na goleada do Bayern Munique.

PUB

Mais Artigos Populares

Gustavo Varela impressiona Itália e destaca outro ex-Benfica como referência: «Admiro-o»

Gustavo Varela tem encantado Itália e a Serie A. Depois de bisar para dar a vitória ao Monza, avançado reagiu.

Carlos Vicens já é um dos 10 treinadores mais vencedores da história do Braga

Com o triunfo por 1-0 sobre o Estoril Praia, Carlos Vicens entrou no top-10 de treinadores com mais vitorias no comando do Braga.

Raphinha não tem dúvidas sobre a Bola de Ouro: «Devia ganhar com uma grande margem»

Raphinha acredita que Lamine Yamal é o justo vencedor da Bola de Ouro 2026. Lê a opinião do avançado brasileiro do Barcelona.