📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Gastão Elias em ascensão meteórica

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesAs últimas duas semanas foram fantásticas para o ténis português, e não graças aos resultados de João Sousa mas sim aos de Gastão Elias. O potencial do jogador nunca esteve em questão, mas até este ano nunca se tinha verdadeiramente materializado, por diversos motivos. Agora, porém, Elias é #64 do mundo e #62 no ranking anual, apenas a 150 pontos de João Sousa em 2016. O que há pouco tempo parecia impensável afigura-se agora bem possível: podemos ter um novo número 1 nacional até ao fim do ano.

Aliás, em Bastad Gastão Elias derrotou precisamente João Sousa nos quartos de final, por contundentes 6-2 6-2, antes de perder para Verdasco nas meias finais. Na semana seguinte, voltou a chegar às meias finais, em Umag, perdendo apenas para o eventual campeão Fognini, e derrotando o #20 mundial e especialista de terra batida Pablo Cuevas.

Estes resultados não vieram do nada; Elias já tinha ‘ameaçado’ Thiem, o actual #9 mundial, duas vezes esta temporada, ficando incrivelmente perto de o derrotar (teve até match points em Buenos Aires) por duas ocasiões. Realisticamente Gastão Elias nunca poderá vir a ser um jogador de top 10 mundial ou um concorrente para grandes títulos, mas está mais do que demonstrado que não lhe falta talento e qualidade para até possivelmente ultrapassar os feitos de João Sousa e elevar o ténis Português a um novo patamar. A questão é: terá agora finalmente a consistência e a mentalidade para o fazer?

Gastão Elias está em excelente forma Fonte: Gastão Elias
Gastão Elias está em excelente forma
Fonte: Gastão Elias

Com esta subida no ranking, Elias vai passar a jogar menos challengers e mais torneios ATP, e vai ter de começar a jogar muito mais em piso rápido do que aquilo a que está habituado (se bem que já tenha mostrado ser capaz de jogar bem nessas condições). Resta ver se está preparado para se estabelecer como pelo menos um jogador de top 50 regular.

Como prémio pela sua excelente época, Elias vai participar nos Jogos Olímpicos do Rio do Janeiro. Mas não passa disso: um prémio. Ganhar uma medalha não é um cenário minimamente realista infelizmente. O mais importante é conseguir algumas boas campanhas em torneios ATP, e até possivelmente em Masters e no US Open, para consolidar o que já é a melhor época da carreira de Gastão Elias e preparar fundações para um 2017 que pode ser ainda melhor.

Foto de Capa: Gastão Elias

Manuel Traquete
Manuel Traquetehttp://www.bolanarede.pt
O Manuel é um apaixonado pelo desporto, mas especialmente futebol e ténis. Desde criança que segue ambas as modalidades de forma religiosa.                                                                                                                                                 O Manuel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Nuno e o FC Porto x Estrela da Amadora: «Temos muito pouco a perder e muito a ganhar»

João Nuno, técnico do Estrela da Amadora, revelou estar «motivado» para o duelo frente ao FC Porto. A partida irá ser jogada no Estádio do Dragão.

Xabi Alonso diz que ficou por assinalar penálti no Alavés x Real Madrid e afirma: «Temos de dar continuidade às coisas boas que fizemos»

O Real Madrid venceu fora de casa o Alavés por 2-1 na La Liga. Lê algumas das declarações do treinador Xabi Alonso.

Diogo Leite atinge marca redonda na Bundesliga: «Tenho a certeza de que fiz a escolha certa»

Diogo Leite atingiu os 100 jogos na Bundesliga. Defesa-central do Union Berlin garante estar «feliz e orgulhoso» pela marca.

AC Milan: Allegri atualiza boletim clínico incluindo Rafael Leão

Rafael Leão falhou o último jogo do AC Milan devido a lesão. Massimiliano Allegri falou sobre alguns jogadores do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Brendan Rodgers ruma à Arábia Saudita e já tem novo clube depois da demissão do Celtic

Brendan Rodgers vai ser o novo treinador do Al Qadsiah. Treinador da Irlanda do Norte prepara-se para rumar à Arábia Saudita.

Mohamed Salah muito apreciado dentro do Liverpool: «Nos momentos mais difíceis que passei no clube, ele estava sempre presente»

Curtis Jones falou sobre a relação com Mohamed Salah. Palavras de apreço para com o avançado egípcio do Liverpool.

Viktor Gyokeres muito criticado pela imprensa inglesa: «Ainda a tentar provar o seu valor»

Viktor Gyokeres recebeu algumas críticas da imprensa inglesa. Exibição diante do Wolverhampton no centro da negatividade.