Gastão Elias em ascensão meteórica

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesAs últimas duas semanas foram fantásticas para o ténis português, e não graças aos resultados de João Sousa mas sim aos de Gastão Elias. O potencial do jogador nunca esteve em questão, mas até este ano nunca se tinha verdadeiramente materializado, por diversos motivos. Agora, porém, Elias é #64 do mundo e #62 no ranking anual, apenas a 150 pontos de João Sousa em 2016. O que há pouco tempo parecia impensável afigura-se agora bem possível: podemos ter um novo número 1 nacional até ao fim do ano.

Aliás, em Bastad Gastão Elias derrotou precisamente João Sousa nos quartos de final, por contundentes 6-2 6-2, antes de perder para Verdasco nas meias finais. Na semana seguinte, voltou a chegar às meias finais, em Umag, perdendo apenas para o eventual campeão Fognini, e derrotando o #20 mundial e especialista de terra batida Pablo Cuevas.

Estes resultados não vieram do nada; Elias já tinha ‘ameaçado’ Thiem, o actual #9 mundial, duas vezes esta temporada, ficando incrivelmente perto de o derrotar (teve até match points em Buenos Aires) por duas ocasiões. Realisticamente Gastão Elias nunca poderá vir a ser um jogador de top 10 mundial ou um concorrente para grandes títulos, mas está mais do que demonstrado que não lhe falta talento e qualidade para até possivelmente ultrapassar os feitos de João Sousa e elevar o ténis Português a um novo patamar. A questão é: terá agora finalmente a consistência e a mentalidade para o fazer?

Gastão Elias está em excelente forma Fonte: Gastão Elias
Gastão Elias está em excelente forma
Fonte: Gastão Elias

Com esta subida no ranking, Elias vai passar a jogar menos challengers e mais torneios ATP, e vai ter de começar a jogar muito mais em piso rápido do que aquilo a que está habituado (se bem que já tenha mostrado ser capaz de jogar bem nessas condições). Resta ver se está preparado para se estabelecer como pelo menos um jogador de top 50 regular.

Como prémio pela sua excelente época, Elias vai participar nos Jogos Olímpicos do Rio do Janeiro. Mas não passa disso: um prémio. Ganhar uma medalha não é um cenário minimamente realista infelizmente. O mais importante é conseguir algumas boas campanhas em torneios ATP, e até possivelmente em Masters e no US Open, para consolidar o que já é a melhor época da carreira de Gastão Elias e preparar fundações para um 2017 que pode ser ainda melhor.

Foto de Capa: Gastão Elias

Manuel Traquete
Manuel Traquetehttp://www.bolanarede.pt
O Manuel é um apaixonado pelo desporto, mas especialmente futebol e ténis. Desde criança que segue ambas as modalidades de forma religiosa.                                                                                                                                                 O Manuel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica é o único clube invicto nas principais ligas europeias

Com a derrota do FC Porto frente ao Casa Pia, o Benfica tornou-se a única equipa das principais ligas europeias sem derrotas no campeonato.

Jérémy Jacquet vai rumar ao Liverpool no próximo verão aa troco de 70 milhões de euros

Jéremy Jacquet tornou-se um dos defesas mais caros da história do futebol com a transferência de 70 milhões de euros do Rennes para o Liverpool.

Avançado com passagem em clube da Premier League anunciado como reforço do Tondela

Benjamin Kimpioka é reforço do Tondela até ao final da temporada após deixar o Sivasspor, onde apontou um golo e uma assistência em 19 jogos.

Álvaro Pacheco: «Para mim, o FC Porto é uma das equipas que melhor joga»

Álvaro Pacheco analisou o desfecho do Casa Pia x FC Porto. O duelo encerrou a 20.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto tem baixa de peso confirmada para o Clássico contra o Sporting

O FC Porto perdeu com o Casa Pia em Rio Maior. William Gomes foi expulso e é baixa confirmada para o Clássico contra o Sporting.

Pablo Rosario: «Criámos mesmo muitas oportunidades, mas este relvado não é para uma Primeira Liga de Portugal»

Pablo Rosario analisou o desfecho do Casa Pia x FC Porto. O duelo encerrou a 20.ª jornada da Primeira Liga.

Gaizka Larrazabal: «Fizemos o nosso trabalho de forma bem feita»

Gaizka Larrazabal analisou o desfecho do Casa Pia x FC Porto. O duelo encerrou a 20.ª jornada da Primeira Liga.