João Sousa: O trabalho não traz surpresas

- Advertisement -

cab ténis

João Sousa perdeu na madrugada de Quarta para Quinta feira frente a Andy Murray por 6/3 e 6/4. Um bom resultado para um tenista português dentro do top50 que está a iniciar agora a sua temporada.

O tenista vimaranense jogou bem, mas foi perdendo terreno à medida que a partida ia avançando, tal como esperado. O ritmo de Murray é diferente e foi isso que Sousa admitiu no final: que “os detalhes fizeram a diferença”. Ainda assim, face à semana anterior, em que perdeu por 6/1 e 6/0 frente a Nadal, a evolução foi notória.

Foi este resultado surpreendente? Não, e por uma questão simples. O trabalho não traz surpresas, e conhecendo o público especializado em ténis o trabalho de João Sousa, sabia que o tenista português iria ter nesta fase um bom momento de forma que o poderia fazer sonhar com voos mais altos. Para já, João Sousa garantiu os mesmos pontos face ao ano passado neste torneio, e isso é importante, visto que, como aqui referi num artigo anterior, os portugueses sofrem sempre no ano seguinte ao de grande sucesso, pelo que ir conseguindo os mesmos pontos de 2013 é desde logo um bom resultado.

João Sousa e Andy Murray Fonte: Record.xl.pt
João Sousa e Andy Murray
Fonte: Record Online

O próprio Andy Murray referiu no final da partida estar surpreendido com o nível de jogo de João Sousa, pela sua agressividade na rede. Esta evolução revela não só que Sousa sabe o que é preciso fazer para surpreender os tenistas de top, os tenistas que, como referiu, têm um ritmo diferente do seu, mas também que não tem medo de o fazer.

A estrutura em que está envolvido, com o acompanhamento diário de um técnico que sabe e conhece bem o significado da palavra “trabalho”, levam a que João Sousa tenha tudo para poder dar o salto.

E o que é o salto? Claramente o top30 começa a ficar nos horizontes de todos os que seguem João Sousa. Neste momento, Sousa tem neste ATP500 de Acapulco os mesmos pontos do ano passado, quando perdeu frente a Santiago Giraldo, e na semana seguinte vai jogar o Masters 1000 de Indiana Wells, onde não tem pontos a defender.

De seguida, jogou o Masters 1000 de Miami, onde tem dez pontos a defender de uma primeira ronda, tendo aí um caminho em aberto. Bem sabemos que Masters 1000 não são propriamente torneios fáceis; no entanto, um bom sorteio aliado a uma exibição ao nível daquelas a que João Sousa nos tem proporcionado.

Neste momento, o 30º classificado do ranking ATP, Florian Mayer, tem 1245 pontos e, 14 lugares abaixo, João Sousa segue com 991. É possível, mas… lá está, o trabalho está na base do sucesso e como tal não devemos esperar milagres. Devemos esperar a continuação deste método com esta estrutura e cujos resultados estão à vista.

Força, João. Nós acreditamos!

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Santos regressa aos relvados depois de 463 dias afastado

Nuno Santos sofreu uma rutura total do tendão rotuliano do joelho direito em novembro de 2024, e fez o seu regresso ao serviço do Sporting B, este domingo.

Eis os onzes oficiais do Sporting x CD Nacional da Primeira Liga

O Sporting recebe o CD Nacional na 20.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.

Lyon de Paulo Fonseca escapa com triunfo pela margem mínima na receção ao Lille

Este domingo, o Lyon de Paulo Fonseca bateu o Lille por 1-0, apesar da exibição pouco conseguida. Tiago Santos foi titular nos visitantes.

Atenção, Benfica: Jude Bellingham saiu lesionado e em lágrimas aos 10 minutos da vitória do Real Madrid

Jude Bellingham pode falhar o embate com o Benfica na Champions League. O médio inglês abandonou o jogo com o Rayo Vallecano aos 10 minutos, em lágrimas.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas e a renovação de Francesco Farioli: «Desde o primeiro dia, compreendeu que o FC Porto não vive de atalhos nem de facilidades»

O presidente do FC Porto deixou fortes elogios a Francesco Farioli, numa reflexão sobre a recente renovação de contrato.

Arábia Saudita em choque: Karim Benzema perto de deixar o Al Ittihad de Sérgio Conceição e de se mudar para o maior rival

Karim Benzema levou a sua avante e está de saída do Al Ittihad de Sérgio Conceição. Avançado a caminho do Al Hilal.

André Villas-Boas faz balanço à temporada: «Nada está ganho. Continuaremos a disputar tudo, contra tudo e contra todos»

Num artigo de opinião publicado na revista Dragões, André Villas-Boas analisou a primeira metade da temporada 2025/26 do FC Porto.