Última horaEm Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)
Publicidade

João Sousa: O trabalho não traz surpresas

Miguel Dias · 2 min

João Sousa: O trabalho não traz surpresas

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

cab ténis

João Sousa perdeu na madrugada de Quarta para Quinta feira frente a Andy Murray por 6/3 e 6/4. Um bom resultado para um tenista português dentro do top50 que está a iniciar agora a sua temporada.

O tenista vimaranense jogou bem, mas foi perdendo terreno à medida que a partida ia avançando, tal como esperado. O ritmo de Murray é diferente e foi isso que Sousa admitiu no final: que “os detalhes fizeram a diferença”. Ainda assim, face à semana anterior, em que perdeu por 6/1 e 6/0 frente a Nadal, a evolução foi notória.

Foi este resultado surpreendente? Não, e por uma questão simples. O trabalho não traz surpresas, e conhecendo o público especializado em ténis o trabalho de João Sousa, sabia que o tenista português iria ter nesta fase um bom momento de forma que o poderia fazer sonhar com voos mais altos. Para já, João Sousa garantiu os mesmos pontos face ao ano passado neste torneio, e isso é importante, visto que, como aqui referi num artigo anterior, os portugueses sofrem sempre no ano seguinte ao de grande sucesso, pelo que ir conseguindo os mesmos pontos de 2013 é desde logo um bom resultado.

João Sousa e Andy Murray Fonte: Record.xl.pt
João Sousa e Andy Murray
Fonte: Record Online

O próprio Andy Murray referiu no final da partida estar surpreendido com o nível de jogo de João Sousa, pela sua agressividade na rede. Esta evolução revela não só que Sousa sabe o que é preciso fazer para surpreender os tenistas de top, os tenistas que, como referiu, têm um ritmo diferente do seu, mas também que não tem medo de o fazer.

A estrutura em que está envolvido, com o acompanhamento diário de um técnico que sabe e conhece bem o significado da palavra “trabalho”, levam a que João Sousa tenha tudo para poder dar o salto.

E o que é o salto? Claramente o top30 começa a ficar nos horizontes de todos os que seguem João Sousa. Neste momento, Sousa tem neste ATP500 de Acapulco os mesmos pontos do ano passado, quando perdeu frente a Santiago Giraldo, e na semana seguinte vai jogar o Masters 1000 de Indiana Wells, onde não tem pontos a defender.

De seguida, jogou o Masters 1000 de Miami, onde tem dez pontos a defender de uma primeira ronda, tendo aí um caminho em aberto. Bem sabemos que Masters 1000 não são propriamente torneios fáceis; no entanto, um bom sorteio aliado a uma exibição ao nível daquelas a que João Sousa nos tem proporcionado.

Neste momento, o 30º classificado do ranking ATP, Florian Mayer, tem 1245 pontos e, 14 lugares abaixo, João Sousa segue com 991. É possível, mas… lá está, o trabalho está na base do sucesso e como tal não devemos esperar milagres. Devemos esperar a continuação deste método com esta estrutura e cujos resultados estão à vista.

Força, João. Nós acreditamos!

Miguel Dias

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.