Mais respeito pelo melhor português de sempre!

- Advertisement -

Parece-me inegável afirmar que João Sousa atravessa um momento menos bom na sua carreira tenística, mas algo que eu não consigo compreender é a constante necessidade de alguns portugueses menosprezarem os feitos do vimaranense ao longo destes últimos anos somente para criticar e gracejar quando o tenista não consegue vencer os seus encontros.

Para os mais críticos, aproveito para dizer duas datas: 29 de Setembro de 2013 e 1 de Novembro de 2015, sabem o que têm em comum estes dois dias? Foram as datas nas quais o tenista português conseguiu vencer os dois torneios do ATP World Tour, em Kuala Lumpur (Malásia) e Valência (Espanha) algo impensável no panorama nacional se recuarmos uns anos no tempo.

Com isto não estou a desvalorizar as gerações anteriores, repletas de tenistas de qualidade como Rui Machado, Nuno Marques ou João Cunha e Silva, entre muitos outros. Mas claramente há uma era antes de João Sousa e depois de João Sousa, que pode ser verificada através de estatísticas, ora vejamos: antes do auge do João, o nosso país só tinha alcançado uma final de um torneio ATP (Frederico Gil no Estoril Open 2010, num jogo absolutamente épico e que podia ter dado o primeiro troféu de sempre, mas infelizmente o espanhol Albert Montañes levou a melhor), neste momento contamos com 11, duas das quais vencidas nas datas acima descritas.

Fora isto, podemos acrescentar terceiras rondas em três dos quatro grand slams, Australian Open, Wimbledon e Us Open, quartos-de-final no Masters 1000 de Madrid, e tentos outros resultados de relevo, nos maiores torneios do mundo.

De referir também que os títulos foram em torneios da série 250, a categoria mais baixa do escalão ATP, mas por exemplo na Malásia o João derrotou o espanhol David Ferrer nos quartos-de-final, então número quatro do ranking e em Valência foi Roberto Bautista-Agut o último obstáculo rumo à segunda conquista.

João Sousa tem tido uma época difícil
Fonte: João Sousa

Por estas e por outras é que o legado do tenista natural de Guimarães é tão importante para fazer crescer este desporto num país dominado pelo futebol. Por isso é que eu fico tão chateado quando me deparo com criticas injustificadas ao jogador nacional, é certo que há coisas que devem ser melhoradas, e algumas criticas, desde que devidamente justificadas, até podem ajudar no desenvolvimento do nosso jogador, mas nunca as ofensas pessoais ou insultos baratos resolvem o problema.

Há certas partes do jogo de Sousa que devem ser melhoradas, como a sua frágil pancada de esquerda ou o fraco e atacável segundo serviço, e talvez uma mudança técnica fosse favorável para a melhoria do estilo de jogo, mas Frederico Marques esteve presente em todos os grandes momentos do seu pupilo, logo também é uma peça-chave no sucesso do vimaranense, por isso também ele merecia outro tipo de tratamento.

Para finalizar, o currículo de João Sousa, que também inclui o número 28 no ranking como melhor marca e o facto de ter sido cabeça-de-série em alguns torneios do grand slam exigem outro tratamento por parte dos adeptos. Criticar sim, mas com respeito pelo legado que o melhor jogador português de sempre irá deixar a partir do momento em que decidir abandonar a sua carreira desportiva. Gostaria imenso que daqui a uns anos já houvesse um tenista que ultrapassasse largamente os feitos do João, e há atletas com potencial para o atingir, mas nunca pode ser esquecido ou desvalorizado tudo o que ele deu ao ténis português.

Foto de Capa: Valência Open

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.