Let’s go Roger, let’s go!

- Advertisement -

cab ténis

Confesso: esperava escrever este artigo com uma dispoisção totalmente diferente. Roger Federer acabou de levar “uma passagem” de Rafael Nadal, nas meias-finais do Austrália Open.

Podia ainda assim ter substituído no título a palavra Roger por Rafa, mas mais uma vez confesso: não sou capaz. A magia de Roger Federer é inigualável e se a minha admiração por ele resistiu ao fatídico ano de 2013, também é capaz de resistir a mais uma derrota clara frente ao rival espanhol.

Não somos só nós, os portugueses, que torcemos o nariz sempre que se fala de Espanha e de desporto. Certamente a Suíça também terá razões para não achar grande piada a “nuestros hermanos”. Em linguagem futebolística, e perdoem-me os meus amigos benfiquistas a comparação, Federer parece o Benfica de Jorge Jesus sempre que joga no Dragão: mostra medo e mostra não conseguir soltar o jogo de forma a lutar de igual para igual pela vitória.

Roger Federer – Australian Open 2014 http://i.telegraph.co.uk
Roger Federer – Australian Open 2014
Fonte: telegraph.co.uk

Há que dar claramente mérito ao espanhol, não só por ser um lutador nato e conseguir sempre renascer das cinzas mas por ter construído um jogo dificílimo de combater. Mais uma vez, o espanhol parece o Barcelona: nem sempre é mais bonito, mas é sempre o mais eficaz (e ele que até é um confesso adepto do Real Madrid).

Nadal vai agora encontrar o “patinho feio” da Suíça, Stanislas Wawrinka, que, com a raça de um espanhol e a esquerda de um suíço, alcançou com todo o mérito esta final. “Stamina” Wawrinka, por serem recorrentes os encontros com mais de três ou quatro horas, sente que chegou a sua altura. É merecido. Já aqui contei a história de que Stan deixou a mulher e o filho para se dedicar exclusivamente ao ténis. Só por isso já merece que a aventura lhe corra bem.

Voltando a Roger Federer; do alto dos seus 32 anos, voltou a surpreender tudo e todos. Quanto todos esperávamos um Roger pronto a atacar o título, eis que chega a Nadal e bloqueia. Ao longo das últimas semanas vimos um Federer acutilante, disponível fisicamente, que derrotou Tsonga em três set’s numa demonstração de força e de vontade, mas que caiu perante Rafa Nadal.

Federer está claramente no circuito por prazer. O tenista suíço já aprendeu a perder, já aprendeu a não ser o melhor, e como disse um colega meu, José Morgado, teve a humildade de ir buscar alguém como Stefan Edberg para trabalhar um estilo de jogo diferente. Federer é isto. É o embaixador por excelência do ténis, seja em 1º ou em 6º, seja a ganhar ou a perder. O nome do tenista suíço confunde-se facilmente com a classe que passeia em court.

Aos 32 anos, Roger Federer ainda faz falta ao ténis. Faz falta porque dos quatro mosqueteiros (Djokovic, Nadal, Murray e Federer) é o mais experiente, é aquele que proporciona a maior magia dentro do campo, mas é também aquele que, aos 32 anos, ainda não desistiu de sonhar e de lutar pelos poucos objectivos que ainda não alcançou.

Let’s Go, Roger, espero ver-te no Rio em 2016, a sair em beleza!

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Neto depois da estreia a titular pelo Benfica: «Acho que entrei confiante»

José Neto foi titular no Benfica x AVS SAD na estreia no onze inicial encarnado. Defesa destacou trabalho de formação e confiança depositada por José Mourinho.

Marca impressionante: Cristiano Ronaldo chega aos 500 golos depois dos 30 anos e já ultrapassou esse número

Desde que completou os 30 anos que Cristiano Ronaldo marcou 501 golos. Marca dos 500 superada na vitória do Al Nassr sobre o Al Hazem.

Barcelona investe 300 mil euros em jogadora e bate recorde

O Barcelona deve confirmar em breve a contratação de Julia Torres. A defesa é considerada uma grande promessa no futebol espanhol.

Palmeiras pode encher os seus cofres: jogador apontado à Europa por 60 milhões de euros

Vitor Roque pode regressar ao futebol europeu num dos próximos mercados. O jogador representa o Palmeiras de Abel Ferreira.

PUB

Mais Artigos Populares

Everton tem grande alvo de mercado no Chelsea: está a ser preparada uma oferta de 34 milhões de euros

O Everton está interessado na contratação de Liam Delap. O avançado inglês pertence aos quadros do Chelsea.

Real Madrid vai deixar defesa sair a custo zero e Juventus posiciona-se para garantir a contratação

A Juventus está interessada em contratar Antonio Rudiger. Defesa alemão está em final de contrato com o Real Madrid.

Yeremay Hernández recebe más notícias: sequência impressionante do espanhol chega ao fim

Yeremay Hernández viu um cartão vermelho na partida entre o Deportivo de La Coruña e não jogará frente à Real Sociedad B.