📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Maria João Koehler conquista Guimarães Open

- Advertisement -

A portuguesa Maria João Koehler, 668.ª do Ranking WTA, mas com um máximo de carreira de 102.ª em 2013, regressou quase dois anos depois a uma final. Desta feita, foi na Cidade Berço, no Hendo Guimarães Open. A sua adversária era a jovem Zeel Desai, indiana que ocupa o posto 661.ª do Ranking.

Para chegarem à final, aquelas que eram, respetivamente, quinta e quarta cabeças de série, tiveram testes bem diferentes. Maria João Koehler não cedeu um único set para lá chegar, eliminando a compatriota Bertschmann na primeira ronda e depois Bejenaru e Gravouil para chegar às meias, onde liderava por 6-2 quando Lily Miyazaki foi forçada a desistir por doença. Já Zeel Desai teve bem mais dificuldades e apenas por uma vez não foi forçada a ir ao terceiro set. 

Ora, a partida final teve, no entanto, percalços. Com o tempo algo instável no norte do país, a organização decidiu adiar a final da manhã para a tarde. Se esta solução até poderia ser compreendida, a verdade é que o tempo não melhorou, pelo contrário, forçando a uma decisão algo controversa, com a mudança do jogo do court central para um interior.

O maior problema? É que os campos exteriores em que o resto do torneio foi disputado eram de piso rápido, enquanto que o interior que acolheu a final era de terra batida, mudando muito do figurino do jogo e da estratégia das jogadoras.

A portuense entrou melhor na partida e dominou por completo o primeiro set, fechando em 6-1 para assumir a liderança. No entanto, a sua adversária reencontrou-se no segundo parcial e o naquele que foi o set mais equilibrado, a indiana conseguiu mesmo levar a melhor e, com 3-6, colocou o marcador em igualdade e obrigou a ir à negra.

Após perder o primeiro set da semana, Maria João Koehler não se deixou ir abaixo e respondeu como uma verdadeira campeã, assumindo o controlo e voltando a vergar Desai à sua vontade com novo 6-1 para assegurar uma merecida conquista do Hendo Guimarães Open.

Ao triunfar neste torneio ITF de 15.000 dólares, Koehler conquista o seu primeiro troféu de singulares desde 2012 em Astana, Cazaquistão, e o quarto de carreira, o terceiro em solo nacional a juntar a Amarante e Cantanhede, ambos em 2009.

Cajab Awad e Patricia Bejenaru venceram em pares
Fonte: Clube Ténis Guimarães

Na vertente de pares, a final já se havia disputado no sábado, Zeel Desai também foi finalista vencida, ao lado da romena Cristina Ene, perdeu para a dupla da libanesa Cabaj Awad e da romena Patricia Bejenaru.

O torneio marcou ainda a estreia em torneios deste nível da promessa Matilde Jorge, que deu boa conta de si, apesar da eliminação logo na primeira ronda.

Foto de Capa: Clube Ténis Guimarães

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.