📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Maria João Koehler conquista Guimarães Open

- Advertisement -

A portuguesa Maria João Koehler, 668.ª do Ranking WTA, mas com um máximo de carreira de 102.ª em 2013, regressou quase dois anos depois a uma final. Desta feita, foi na Cidade Berço, no Hendo Guimarães Open. A sua adversária era a jovem Zeel Desai, indiana que ocupa o posto 661.ª do Ranking.

Para chegarem à final, aquelas que eram, respetivamente, quinta e quarta cabeças de série, tiveram testes bem diferentes. Maria João Koehler não cedeu um único set para lá chegar, eliminando a compatriota Bertschmann na primeira ronda e depois Bejenaru e Gravouil para chegar às meias, onde liderava por 6-2 quando Lily Miyazaki foi forçada a desistir por doença. Já Zeel Desai teve bem mais dificuldades e apenas por uma vez não foi forçada a ir ao terceiro set. 

Ora, a partida final teve, no entanto, percalços. Com o tempo algo instável no norte do país, a organização decidiu adiar a final da manhã para a tarde. Se esta solução até poderia ser compreendida, a verdade é que o tempo não melhorou, pelo contrário, forçando a uma decisão algo controversa, com a mudança do jogo do court central para um interior.

O maior problema? É que os campos exteriores em que o resto do torneio foi disputado eram de piso rápido, enquanto que o interior que acolheu a final era de terra batida, mudando muito do figurino do jogo e da estratégia das jogadoras.

A portuense entrou melhor na partida e dominou por completo o primeiro set, fechando em 6-1 para assumir a liderança. No entanto, a sua adversária reencontrou-se no segundo parcial e o naquele que foi o set mais equilibrado, a indiana conseguiu mesmo levar a melhor e, com 3-6, colocou o marcador em igualdade e obrigou a ir à negra.

Após perder o primeiro set da semana, Maria João Koehler não se deixou ir abaixo e respondeu como uma verdadeira campeã, assumindo o controlo e voltando a vergar Desai à sua vontade com novo 6-1 para assegurar uma merecida conquista do Hendo Guimarães Open.

Ao triunfar neste torneio ITF de 15.000 dólares, Koehler conquista o seu primeiro troféu de singulares desde 2012 em Astana, Cazaquistão, e o quarto de carreira, o terceiro em solo nacional a juntar a Amarante e Cantanhede, ambos em 2009.

Cajab Awad e Patricia Bejenaru venceram em pares
Fonte: Clube Ténis Guimarães

Na vertente de pares, a final já se havia disputado no sábado, Zeel Desai também foi finalista vencida, ao lado da romena Cristina Ene, perdeu para a dupla da libanesa Cabaj Awad e da romena Patricia Bejenaru.

O torneio marcou ainda a estreia em torneios deste nível da promessa Matilde Jorge, que deu boa conta de si, apesar da eliminação logo na primeira ronda.

Foto de Capa: Clube Ténis Guimarães

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Swansea vai pagar 1 milhão de euros por Vítor Matos e treinador despede-se do Marítimo

Vítor Matos prepara-se para deixar o Marítimo. O Swansea vai pagar um milhão de euros pelo técnico português.

Pep Guardiola encantado com internacional português: «É absolutamente um dos melhores jogadores que treinei na minha carreira»

Pep Guardiola está muito satisfeito com o rendimento de Bernardo Silva, deixando vários elogios ao internacional português.

Américo Branco na lista de candidatos para diretor desportivo do AZ Alkmaar

Américo Branco, português de 35 anos que atualmente dirige o Fortuna Sittard, está a ser apontado ao AZ Alkmaar, para o cargo de diretor desportivo.

Terramoto na Premier League: clubes aprovam limite salarial e vão haver sanções

Os emblemas da Premier League provaram durante esta sexta-feira a imposição de um limite salarial a partir da próxima temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Arne Slot comenta as palavras de Andy Robertson sobre Diogo Jota: «Sentimos falta do jogador e da pessoa»

Arne Slot, reagiu às palavras de Andrew Robertson sobre Diogo Jota, referindo que faz muita falta no Liverpool como jogador e pessoa.

Jordi Alba elogia Lamine Yamal e afasta comparações com Lionel Messi: «Grandíssimo jogador… mas não há comparação possível»

Jordi Alba voltou a reforçar o seu carinho especial com Lionel Messi e afastou qualquer tentativa de comparação com Lamine Yamal, apesar de o elogiar bastante.

Leonardo Jardim deixa futuro em aberto no Cruzeiro: «Penso se vale a pena continuar»

O Cruzeiro voltou a perder pontos frente ao Juventude e levou Leonardo Jardim a admitir que vai repensar se fica ou não no clube, apesar de ter contrato até dezembro de 2026.