Millennium Estoril Open: Elias e Sousa ficam pelo caminho

cab ténis

O Millennium Estoril Open viu hoje alguns dos seus protagonistas ficarem pelo caminho: João Sousa perdeu para Rui Machado pelos parciais de 7-6 e 6-3, e Gastão Elias não conseguiu superiorizar-se ao francês Kenny De Schepper (6-2;2-6 e 6-3).

Gastão Elias, que vinha de jogar os quartos de final em Savannah, torneio de categoria Challenger, foi o primeiro dos portugueses a entrar em ação. Perante um court 2 com as bancadas a rebentar pelas costuras, Gastão entrou bastante mal na partida e rapidamente perdeu o primeiro set. Contudo, o português não deitou a toalha ao chão e subiu bastante o nível do seu jogo. Assim, e com alguns pontos de excelente qualidade, o encontro encaminhou-se naturalmente para uma terceira e decisiva partida. Gastão Elias, que até dispôs de dois break points no início do set, voltou novamente a baixar o nível do seu jogo, talvez um pouco cansado devido à viagem que foi “obrigado” a realizar, e acabou mesmo por não conseguir derrotar o francês. Será importante também referir que Kenny De Schepper, jogador que no ano passado alcançou a 64ª posição do ranking, apresentou um excelente ténis.

Para o encontro mais esperado do dia, que opunha João Sousa a Rui Machado, estava reservada a grande surpresa do dia. O vimaranense até chegou a liderar o primeiro set por 3-1, no entanto, Rui Machado, que se exibiu durante toda a partida a um excelente nível, conseguiu recuperar o break de atraso e vencer o primeiro set num renhido tie break (8-6). Sousa, que pareceu acusar a pressão de ser o favorito do público, nunca foi capaz de se exibir como lhe é habitual. Foi desta forma que, naturalmente, o algarvio acabou mesmo por levar de vencida João Sousa.

No que aos outros encontros diz respeito, Richard Gasquet, que regressou à competição após ausência devido a lesão, bateu o australiano Marinko Matosevic pelos parciais de 7-6 (9-7 no tie-break) e 6-1; o francês teve ainda de salvar dois set points no primeiro set. A armada espanhola, composta por Almagro, Garcia-Lopez, Carreno Busta, Montanes, Carballes Baena e ainda Albert Ramos, teve um dia bastante positivo. Almagro derrotou Stephane Robert sem grandes dificuldades (6-3 e 7-6, 7-4 no tie-break); Garcia-Lopez venceu o embate 100% espanhol frente a Carballes Baena, oriundo da fase de qualificação, por dois sets a zero; Montanes e Carreno Busta também carimbaram o passaporte para a segunda ronda, ambos com vitórias em apenas dois sets.

Albert Ramos, naquele que foi, na minha opinião, o melhor encontro do dia, saiu derrotado pela jovem promessa do ténis australiano, Nick Kyrgios. O australiano até poderia ter fechado o encontro em apenas dois sets visto que liderou o tie-break por 5-3; no entanto, o espanhol conseguiu recuperar a desvantagem e fechar o segundo set. Na terceira partida, Albert Ramos chegou mesmo a dispor do seu serviço para fechar o encontro, mas Kyrgios, sempre com a irreverência que lhe é característica, anulou o break de vantagem do espanhol e levou a decisão do set e, consequentemente, do jogo para novo tie-break.

"Tive muita sorte em não ser desqualificado" declarações de Nick Kyrgios Fonte: Millennium Estoril Open
“Tive muita sorte em não ser desqualificado” – declarações de Nick Kyrgios
Fonte: Millennium Estoril Open

Nesse mesmo tie-break, Kyrgios, que já tinha dois warnings (abuso de linguagem e raquete), demonstrou a sua insatisfação e atirou a bola para fora do estádio. Ora, as regras prevêem que ao terceiro warning o jogador perca o encontro. O árbitro, Fergus Murphy, de forma inexplicável, nada fez aquando deste incidente. Albert Ramos ainda pediu explicações junto do árbitro irlandês, mas de nada lhe valeu. Desta forma, e visto que Nick Kyrgios acabaria mesmo por vencer o encontro, a verdade desportiva não imperou.

Resta ainda dizer que Pedro Sousa e João Domingues foram derrotados por Huey e Lipsky, segunda dupla pré-designada, pelos parciais de 6-3 e 6-0.

Foi assim mais um dia cheio de emoções no Millennium Estoril Open. O grande destaque do dia vai para a eliminação de João Sousa perante Rui Machado; o melhor tenista português de sempre, João Sousa, voltou a não confirmar as expectativas que lhe eram depositadas. De realçar ainda a eliminação de Gastão Elias. As esperanças lusitanas estão agora depositadas apenas num tenista: Rui Machado. O adversário que se segue, Borna Coric, não será tarefa nada fácil para o algarvio.

Melhor encontro do dia: Nick Kyrgios – Albert Ramos

Maior surpresa do dia: Vitória de Rui Machado frente a João Sousa

Foto de Capa: Millennium Estoril Open

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.