O Centro de Alto Rendimento de Ténis

- Advertisement -

cab ténis

Foi apresentado recentemente o projecto para o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Ténis para o ano de 2014. Depois das alterações no comando técnico das selecções nacionais, Vasco Costa aposta agora no rejuvenescimento do CAR. Pior, certamente, não será possível.

Com André Lopes como coordenador técnico nacional, será o também treinador de Rui Machado a orientar o percurso do CAR e os tenistas que dele irão usufruir. Uma das novidades é o acompanhamento em torneios e não só na vertente treino, tal como no passado. É importante fazer a ponte não só com os melhores torneios nacionais mas também com o calendário internacional, tão importante na transição para profissional.

Muitas das vezes são os erros nessa transição que acabam por “matar” as carreiras dos jovens tenistas, pelo que é extremamente importante aqui um acompanhamento de técnicos competentes que saibam orientar da melhor forma os nossos jovens atletas. É aqui que entra a equipa do CAR: Gonçalo Nicau, Hugo Anão e Paulo Figueiredo.

Dos três tenho boa impressão profissional. São todos eles conhecedores do ténis ao mais alto nível e do circuito profissional. O Gonçalo acompanhou já tenistas do circuito ATP; enquanto o Hugo, para além de ser um dos melhores tenistas a jogar em Portugal de há uns anos para cá, tem desenvolvido um belissímo trabalho com a Fastsports e com as escolas de ténis de Belas e do Instituto Superior Técnico.

Paulo Figueiredo é um preparador fisico que trabalhou já com Rui Machado, nas melhores (e nalgumas das piores) fases da carreira do tenista, sendo também alguém que é conhecedor das exigências do ténis ao mais alto nível.

Há aqui no entanto uma “nuance” que é importante dissecar. O CAR apenas irá integrar este ano tenistas masculinos, por terem “carreiras individuais menos estruturadas” do que as das tenistas femininas. Será? Ou será pelo facto de as raparigas necessitarem de um outro tipo de acompanhamento mais específico, tendo em conta que as especificidades profissionais do ténis masculino e feminino são bastante díspares. Enfim, não sendo uma crítica, até porque o importante é construir bem as bases de uma “casa” que se quer sustentável, fico à espera de que para o ano o ténis feminino possa reentrar neste Centro de Alto Rendimento com a mesma qualidade que o masculino.

Esperemos então que esta nova estrutura com este novo pensamento à volta do CAR proporcione aquilo que André Lopes defendeu publicamente que ser uma “maior integração com as selecções nacionais”, resultando assim em melhores resultados e numa selecção nacional cada vez mais competitiva que só pode trazer benefícios para o ténis português.

Uma vez um treinador de futebol cujo nome agora não recordo disse: “não gosto de não ter problemas em fazer a minha convocatória”; no ténis, os nossos seleccionadores precisam de “ganhar dores de cabeça”, sendo isso sinónimo de mais qualidade e competitividade.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola de olho no Benfica: «Mourinho revela um diamante ao mundo»

O Diario AS dedicou um artigo à vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora. Anísio Cabral destacado na imprensa espanhola.

Ivan Baptista revolta-se com relvado: «É triste para o futebol feminino. Tínhamos a guarda-redes dentro de um lago»

O Benfica goleou o Racing Power na Primeira Liga Feminina. Ivan Baptista deixou críticas ao relvado do Complexo Municipal de Setúbal.

Fábio Silva está na lista do FC Porto para o ataque

Fábio Silva é um dos nomes na lista do FC Porto. Avançado foi formado nos dragões e representa o Borussia Dortmund.

FC Porto continua no mercado e procura mais um reforço depois de Seko Fofana

O mercado do FC Porto não deve ficar fechado com a chegada de Seko Fofana ao clube. Dragões ainda procuram uma solução para ponta de lança.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: duas novidades no último treino antes da viajem para duelo com o Benfica na Champions League

Antonio Rudiger e Trent Alexander-Arnold foram novidades na equipa de Álvaro Arbeloa, no último treino do Real Madrid antes do encontro com o Benfica.

Benfica não perde na Primeira Liga há um ano

Com a vitória frente ao Estrela da Amadora, o Benfica cumpriu 12 meses sem derrotas. A última derrota veio a 25 de janeiro de 2025 frente ao Casa Pia.

Pânico no Estádio da Luz? | Benfica

A meio da conferência de imprensa de rescaldo da vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora por 4-0, ouviu-se um alarme. José Mourinho levantou-se e, perante o que apelidou de “Pânico no Estádio da Luz”, preparou-se para evacuar o espaço.