📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Encontro do Ano: Rafael Nadal vs. Grigor Dimitrov (Australian Open)

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesO ano 2017 foi rico em grandes encontros de ténis, sobretudo no circuito ATP. Roger Federer e Rafael Nadal regressaram ao seu melhor nível, tiveram confrontos diretos e, como tal, a dificuldade passaria sempre por decidir qual deles o melhor. Porém, aquele que consideramos como “O Encontro do Ano” até nem tem o suíço como protagonista, mas antes baby Fed, tido por muitos como o seu legítimo sucessor.

Foi precisamente no Australian Open, torneio que contou com uma super-final “Fedal”, que na meia-final se encontraram Rafa Nadal e Grigor Dimitrov. O espanhol mostrava ao mundo, no início da época, que estava ainda bem vivo para o ténis e que as suas recorrentes dificuldades físicas se encontravam aparentemente ultrapassadas; o búlgaro, inconsistente de longa data, parecia finalmente estar a caminho de uma época ao nível que todos sempre lhe reconheceram.

Perante uma Rod Laver Arena repleta de público, aquilo a que todos tiveram a oportunidade de assistir foi a quatro horas e 55 minutos de intensidade tenística e drama, num encontro épico que jamais será esquecido pelos adeptos da modalidade. Nos primeiros sets o equilíbrio foi nota dominante: Nadal entrou melhor na partida e venceu o primeiro parcial por 6-3, mas Dimitrov reagiu no segundo, que acabaria por vencer por 7-5. Daí em diante pouco ou nada mudou: Nadal levou a melhor no terceiro set, vencendo por 7-6(5), e Dimitrov reagiria no parcial seguinte, fechando-o em 7-6(4).

Chegados ao terceiro set, com 3-3 no marcador, o nível de ténis apresentado de parte a parte era ainda impressionante: se num momento os jogadores pareciam em dificuldades físicas, no momento a seguir estes iam “buscar bolas” aparentemente impossíveis e realizavam extraordinários passing shots. 4-4 no marcador, Dimitrov a servir e Nadal, finalmente, conseguiria quebrar o serviço do opositor. Com 5-4 e Nadal a servir, o espanhol não tremeu: fechou o quinto set e marcou encontro com Roger Federer na final à qual todos desejavam assistir. Dimitrov jogou muito bem, fez 20 ases e 79 winners mas, ainda assim, não conseguiu vencer. Os 70 erros não forçados do búlgaro, face aos 43 de Nadal, acabariam por sentenciar o encontro.

O encontro foi selado com um sentido cumprimento à rede Fonte: grigor-dimitrov.com
O encontro foi selado com um sentido cumprimento à rede
Fonte: grigor-dimitrov.com

No cumprimento à rede, Rafa terá dito a Dimitrov que se este continuasse a jogar daquela forma, certamente um dia iria vencer um título do Grand Slam. Se por um lado, com esta derrota, o búlgaro acabaria por não conseguir concretizar o sonho de uma vida (disputar uma final de um torneio do Grand Slam frente a Roger Federer), por outro lado Nadal mostrou-se parcialmente acertado na sua profecia: ainda que não tenha vencido qualquer dos torneios seguintes do Grand Slam, Dimitrov acabaria por fechar a época com a conquista do ATP Finals.

Foto de Capa: ATP World Tour

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Más notícias: Kika Nazareth lesiona-se no Portugal x Países Baixos e sai em lágrimas

Kika Nazareth lesionou-se durante o Portugal x Países Baixos, jogo de cariz particular. Jogadora saiu em lágrimas.

Manuel Pellegrini prolonga ligação ao Real Betis até 2027

O Real Bétis garantiu a continuidade de Manuel Pellegrini por mais uma temporada. O treinador chileno, fica agora ligado ao clube até junho de 2027.

Jogadores do Benfica e José Mourinho perspectivam campeão do mundo de F1

A época de Fórmula 1 está quase a acabar e o GP do Catar, pode decidir tudo. No Benfica Campus, antes do treino desta sexta-feira, o tema atravessou o relvado e José Mourinho e o plantel arriscaram palpites sobre quem vai levantar o troféu.

Miralem Pjanic diz adeus aos relvados e já prepara nova vida fora das 4 linhas

Miralem Pjanic decidiu terminar a carreira aos 35 anos. O bósnio opta agora por seguir outro caminho, ainda dentro do futebol.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas deixa bicada: «Ainda vamos ver o dérbi de Lisboa terminar com 3 pontos para cada um»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, visa Sporting e Benfica ao abordar o tema calendário no editorial da revista Dragões.

Mateus Mide ganha prémio de MVP do Mundial Sub-17: Eis todos os vencedores da história

Mateus Mide venceu o prémio de Melhor Jogador do Mundial Sub-17. Fica com a lista de todos os MVP's da história da prova.

Nacional x Benfica no sábado: Quais são as previsões do IPMA para o final da tarde na Choupana?

O Benfica desloca-se este sábado à Choupana para enfrentar o Nacional. Ricardo Tavares, delegado regional do IPMA na Madeira, fez a previsão.