📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Encontro do Ano: Rafael Nadal vs. Grigor Dimitrov (Australian Open)

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesO ano 2017 foi rico em grandes encontros de ténis, sobretudo no circuito ATP. Roger Federer e Rafael Nadal regressaram ao seu melhor nível, tiveram confrontos diretos e, como tal, a dificuldade passaria sempre por decidir qual deles o melhor. Porém, aquele que consideramos como “O Encontro do Ano” até nem tem o suíço como protagonista, mas antes baby Fed, tido por muitos como o seu legítimo sucessor.

Foi precisamente no Australian Open, torneio que contou com uma super-final “Fedal”, que na meia-final se encontraram Rafa Nadal e Grigor Dimitrov. O espanhol mostrava ao mundo, no início da época, que estava ainda bem vivo para o ténis e que as suas recorrentes dificuldades físicas se encontravam aparentemente ultrapassadas; o búlgaro, inconsistente de longa data, parecia finalmente estar a caminho de uma época ao nível que todos sempre lhe reconheceram.

Perante uma Rod Laver Arena repleta de público, aquilo a que todos tiveram a oportunidade de assistir foi a quatro horas e 55 minutos de intensidade tenística e drama, num encontro épico que jamais será esquecido pelos adeptos da modalidade. Nos primeiros sets o equilíbrio foi nota dominante: Nadal entrou melhor na partida e venceu o primeiro parcial por 6-3, mas Dimitrov reagiu no segundo, que acabaria por vencer por 7-5. Daí em diante pouco ou nada mudou: Nadal levou a melhor no terceiro set, vencendo por 7-6(5), e Dimitrov reagiria no parcial seguinte, fechando-o em 7-6(4).

Chegados ao terceiro set, com 3-3 no marcador, o nível de ténis apresentado de parte a parte era ainda impressionante: se num momento os jogadores pareciam em dificuldades físicas, no momento a seguir estes iam “buscar bolas” aparentemente impossíveis e realizavam extraordinários passing shots. 4-4 no marcador, Dimitrov a servir e Nadal, finalmente, conseguiria quebrar o serviço do opositor. Com 5-4 e Nadal a servir, o espanhol não tremeu: fechou o quinto set e marcou encontro com Roger Federer na final à qual todos desejavam assistir. Dimitrov jogou muito bem, fez 20 ases e 79 winners mas, ainda assim, não conseguiu vencer. Os 70 erros não forçados do búlgaro, face aos 43 de Nadal, acabariam por sentenciar o encontro.

O encontro foi selado com um sentido cumprimento à rede Fonte: grigor-dimitrov.com
O encontro foi selado com um sentido cumprimento à rede
Fonte: grigor-dimitrov.com

No cumprimento à rede, Rafa terá dito a Dimitrov que se este continuasse a jogar daquela forma, certamente um dia iria vencer um título do Grand Slam. Se por um lado, com esta derrota, o búlgaro acabaria por não conseguir concretizar o sonho de uma vida (disputar uma final de um torneio do Grand Slam frente a Roger Federer), por outro lado Nadal mostrou-se parcialmente acertado na sua profecia: ainda que não tenha vencido qualquer dos torneios seguintes do Grand Slam, Dimitrov acabaria por fechar a época com a conquista do ATP Finals.

Foto de Capa: ATP World Tour

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eduardo Quaresma aparece de repente a cabecear depois de livre e Sporting mete-se a vencer o Estrela da Amadora

Novidade no onze, Eduardo Quaresma marcou o 1-0. O Sporting e o Estrela da Amadora defrontam-se no Estádio de Alvalade.

Filipe Luís bate recorde ao sagrar-se campeão da Taça Libertadores como treinador 3 anos depois de vencer como jogador

Filipe Luís estabeleceu um novo recorde: tornou-se o mais rápido a passar de campeão da prova como jogador para campeão como treinador.

Flamengo campeão com sotaque português: a ligação entre os vencedores da Taça Libertadores e Portugal

Desde dirigentes a jogadores com passagem na Primeira Liga, é notável a influência do futebol português no Flamengo campeão.

Sporting B ganha e partilha liderança e Benfica B empata: eis os resultados do dia da Segunda Liga

O Sporting B venceu em casa o Farense por 3-1 na Segunda Liga. Já o Benfica B empatou 2-2 com o União de Leiria.

PUB

Mais Artigos Populares

Já retomou: Real Betis vence na casa do Sevilha em jogo interrompido nos descontos

O Real Betis venceu fora de casa o Sevilha por 2-0 na jornada 14 da La Liga. Jogo foi interrompido nos últimos minutos.

Flamengo é o novo rei da América | Tetracampeão da Taça Libertadores

Três anos depois, o Flamengo conquistou novamente a Taça Libertadores, ao derrotar o Palmeiras por 1-0, num duelo 100% brasileiro.

2 regressos de peso a Alvalade: já foram protagonistas no Sporting e são titulares no Estrela da Amadora

O Sporting e o Estrela da Amadora defrontam-se no Estádio de Alvalade. Renan Ribeiro e Jovane Cabral de regresso a um estádio que conhecem bem.