O falhanço da Taça Davis

- Advertisement -

cab ténis

Nuno Marques e a selecção portuguesa partiam com as expectativas elevadas para este encontro da Taça Davis. A subida ao Grupo Mundial era o objectivo principal; ainda para mais, com toda a polémica que envolveu a mudança de treinador principal da selecção, após uma década.

O objectivo falhou. A equipa nacional perdeu frente à Eslovénia por 3-2, com uma selecção que não conseguiu fazer face a uma acessível Eslovénia e que acabou assim fora da competição. João Sousa e Gastão Elias foram as duas apostas de Nuno Marques – embora ambos, cada um a seu tempo e à sua maneira, tivessem acabado por falhar.

Na verdade, a equipa portuguesa conta apenas com a segurança e a boa forma de João Sousa. Nenhum dos outros tenistas garante segurança mínima nas partidas. No fim é fácil reclamar e falar; no entanto, não sei se não teria sido melhor escolha colocar Rui Machado ao lado de Sousa no encontro de pares.

Rui Machado é um tenista experiente que a pouco e pouco está a regressar ao circuito, depois de mais uma lesão, mas é importante integrar a forma de um jogador no contexto Taça Davis. Já aqui o disse como exemplo: Nalbandian é um tenista que estivesse como estivesse era sempre muito forte em encontros da Taça Davis, assim como Radek Stepanek, na República Checa, por exemplo.

Portugal na Taça Davis - 2014 Fonte: Facebook João Sousa
Portugal na Taça Davis – 2014
Fonte: Facebook João Sousa

Existem jogadores que em ambientes de selecção e de disputa por equipas acabam por se conseguir galvanizar, conseguindo assim subir o rendimento, melhorar a sua prestação e jogar como que dentro de uma bolha que os torna praticamente invencíveis. Machado está longe de ser invencível. Mas pelo seu espírito de sacrifício, pela sua experiência e pela sua capacidade explosiva dentro de campo, poderia ser uma mais-valia num encontro de pares em que a seu lado teria um tenista seguro e confiante, como se encontrou agora João Sousa.

Nuno Marques precisava desta vitória mais do que tudo. Era a única forma de encerrar todas as polémicas e de justificar no imediato a sua contratação. Não a conseguiu e terá de trabalhar mais um ano para voltar a poder disputar essa oportunidade. Agora resta a Portugal lutar para se manter no Grupo I, num encontro que deverá decorrer mais perto do final do ano, frente à selecção de Israel.

Entretanto, na Fed Cup, a Taça Davis feminina, Portugal entrou a vencer por 2-1, com vitórias de Maria João Koehler e Michelle Larcher de Brito a selarem o primeiro resultado positivo para a equipa.

É também de destacar o regresso de Frederico Gil ao circuito, no Future de Vale do Lobo, com uma vitória. O português entrou notoriamente nervoso, mas a pouco e pouco foi-se soltando. Esperemos voltar a ter um Frederico Gil ao mais alto nível, e esperemos voltar a vê-lo novamente no Portugal Open (seria bom por dois motivos…).

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ahli derrota Al Ittihad de Sérgio Conceição e assume liderança provisória da Liga Saudita

Al Ahli derrotou o Al Ittihad de Sérgio Conceição por 3-1, no encontro da 25.ª jornada da Liga Saudita. Eis os resultados do dia da competição.

Vangelis Pavlidis e Tomás Araújo atingem marca dos 100 jogos ao serviço do Benfica

Vangelis Pavlidis e Tomás Araújo atingiram a marca dos 100 jogos ao serviço do Benfica no jogo da 2.ª mão do playoff da Champions League frente ao Real Madrid.

Conselho de Disciplina indica abertura de processo disciplinar a Frederico Varandas e Luis Suárez após queixas do FC Porto

O Conselho de Disciplina terá indicado a abertura de um processo disciplinar a Frederico Varandas e Luis Suárez, na sequência de queixas do FC Porto.

Chaves derrota Académico Viseu em jogo à porta fechada da Segunda Liga

O Chaves venceu na receção ao Académico Viseu por 1-0. O encontro, que abriu a 25.ª jornada da Segunda Liga, foi disputado à porta fechada.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges procura primeira vitória frente ao Braga ao comando do Sporting

O Braga é a única equipa que Rui Borges ainda não conseguiu vencer ao serviço do Sporting, somando dois empates em dois jogos.

Quem é Sindre Walle Egeli, jovem avançado que foi apontado ao Benfica?

Sindre Walle Egeli foi apontado recentemente ao Benfica. Avançado norueguês de 19 anos joga atualmente no Ipswich Town.

Freddy Adu recorda passagem pelo Benfica e confessa: «Sabendo o que sei hoje, não tomaria essas decisões»

Freddy Adu recordou a passagem pelo Benfica e confessou que não foi a melhor decisão rumar ao clube da Luz em 2007.