📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O falhanço da Taça Davis

- Advertisement -

cab ténis

Nuno Marques e a selecção portuguesa partiam com as expectativas elevadas para este encontro da Taça Davis. A subida ao Grupo Mundial era o objectivo principal; ainda para mais, com toda a polémica que envolveu a mudança de treinador principal da selecção, após uma década.

O objectivo falhou. A equipa nacional perdeu frente à Eslovénia por 3-2, com uma selecção que não conseguiu fazer face a uma acessível Eslovénia e que acabou assim fora da competição. João Sousa e Gastão Elias foram as duas apostas de Nuno Marques – embora ambos, cada um a seu tempo e à sua maneira, tivessem acabado por falhar.

Na verdade, a equipa portuguesa conta apenas com a segurança e a boa forma de João Sousa. Nenhum dos outros tenistas garante segurança mínima nas partidas. No fim é fácil reclamar e falar; no entanto, não sei se não teria sido melhor escolha colocar Rui Machado ao lado de Sousa no encontro de pares.

Rui Machado é um tenista experiente que a pouco e pouco está a regressar ao circuito, depois de mais uma lesão, mas é importante integrar a forma de um jogador no contexto Taça Davis. Já aqui o disse como exemplo: Nalbandian é um tenista que estivesse como estivesse era sempre muito forte em encontros da Taça Davis, assim como Radek Stepanek, na República Checa, por exemplo.

Portugal na Taça Davis - 2014 Fonte: Facebook João Sousa
Portugal na Taça Davis – 2014
Fonte: Facebook João Sousa

Existem jogadores que em ambientes de selecção e de disputa por equipas acabam por se conseguir galvanizar, conseguindo assim subir o rendimento, melhorar a sua prestação e jogar como que dentro de uma bolha que os torna praticamente invencíveis. Machado está longe de ser invencível. Mas pelo seu espírito de sacrifício, pela sua experiência e pela sua capacidade explosiva dentro de campo, poderia ser uma mais-valia num encontro de pares em que a seu lado teria um tenista seguro e confiante, como se encontrou agora João Sousa.

Nuno Marques precisava desta vitória mais do que tudo. Era a única forma de encerrar todas as polémicas e de justificar no imediato a sua contratação. Não a conseguiu e terá de trabalhar mais um ano para voltar a poder disputar essa oportunidade. Agora resta a Portugal lutar para se manter no Grupo I, num encontro que deverá decorrer mais perto do final do ano, frente à selecção de Israel.

Entretanto, na Fed Cup, a Taça Davis feminina, Portugal entrou a vencer por 2-1, com vitórias de Maria João Koehler e Michelle Larcher de Brito a selarem o primeiro resultado positivo para a equipa.

É também de destacar o regresso de Frederico Gil ao circuito, no Future de Vale do Lobo, com uma vitória. O português entrou notoriamente nervoso, mas a pouco e pouco foi-se soltando. Esperemos voltar a ter um Frederico Gil ao mais alto nível, e esperemos voltar a vê-lo novamente no Portugal Open (seria bom por dois motivos…).

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.