📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O “Happy Slam” já vai a meio: Os fortes estão mais fortes e há surpresas q.b.

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Com sete dias de prova completados é hora de o “Bola na Rede” (BnR), como habitual, lhe fazer um balanço daquilo que se passou na primeira semana do Grand Slam que inaugura todos os anos a época tenística do circuito mundial. Tal como já havíamos referido nas previsões da equipa do BnR, os grandes favoritos não  defraudaram, para já, as expetativas dos adeptos: Roger Federer e Rafa Nadal são, de longe, os dois jogadores mais fortes em prova.

Até à hora em que este artigo é escrito o maestro suíço ainda não teve ninguém do outro lado da rede que o obrigasse a “suar” verdadeiramente para passar à ronda seguinte. Aljaz Bedene, Jan-Lennard Struff e até Richard Gasquet foram presas demasiado fáceis para Federer, que ainda não perdeu um único set. As exibições do helvético têm sido soberbas e a confiança com que se tem movido em Melbourne Park dão muito boas indicações para aquilo que poderá ser a prestação do atual número dois do mundo na segunda semana de prova. A jogar a favor de Federer está também o facto de a parte inferior do quadro (a sua metade) se ter aberto bastante (devido às derrotas algo inesperadas de Del Potro, Goffin, Zverev e Raonic), o que torna a vida de Federer ligeiramente mais fácil. Para já, os únicos nomes que, à partida, ainda podem colocar o suíço mais nervoso são mesmo os de Dominic Thiem e… Novak Djokovic. O sérvio ainda está em prova e, apesar de nem sempre ser muito convincente, tem superado todos os seus adversários e parece estar a ganhar confiança para, quem sabe, tentar travar Federer numa possível meia-final de sonho para os adeptos da modalidade.

Poderá Djokovic surpreender e vir a bater Roger Federer? Fonte: Australian Open
Poderá Djokovic surpreender e vir a bater Roger Federer?
Fonte: Australian Open

Se na secção inferior tudo tem corrido mais ou menos como previsto, o mesmo tem sucedido no topo do quadro, onde se encontra Rafa Nadal. Apesar de o espanhol ter tido poucas dificuldades para derrotar aqueles que até agora se cruzaram com ele (Victor Estrella Burgos, Leonardo Mayer, Damir Dzumhur e Diego Schwartzman), o atual líder do ranking mundial teve no pequeno argentino um teste sério à sua capacidade física e psicológica: Schwartzman fez uma excelente exibição, muito consistente e agressivo, inteligente nas horas decisivas, e obrigou Rafa a percorrer aquela “milha extra” para sair vitorioso da Rod Laver Arena.

Na categoria dos grandes destaques da semana devemos também colocar a batalha épica entre Denis Shapovalov e Jo-Wilfried Tsonga, que terminou com a vitória do francês em cinco sets duríssimos, as (quase perfeitas) exibições do croata Marin Cilic – que merece toda a atenção e respeito por parte dos seus companheiros de prova – e também a vitória de Grigor Dimitrov contra quase 15 mil australianos (entre os quais, do outro lado da rede, Nick Kyrgios) naquela que foi a que, pessoalmente, considero a maior desilusão da semana no que toca ao quadro masculino. Kyrgios vinha de uma vitória no torneio de Brisbane, mostrava-se concentrado e dedicado nos seus compromissos dentro do court e, com todo o público atrás dele, esperava-se que fizesse um pouco melhor frente ao búlgaro, adiando assim a possibilidade de se encontrar com Rafa em solo australiano (que jogo seria!). Assim sendo, abrem-se as portas a uma provável reedição da meia-final de 2017 – aquele que foi, para muitos, o melhor encontro do ano – entre Rafa Nadal e Grigor Dimitrov.

É certo que a primeira semana não foi tão agitada como alguns gostariam que fosse, mas estou certo que dentro de poucos dias a luta entre os craques do costume pela vitória no primeiro major do ano vai “pegar fogo” – e o culpado não será o Sol do verão australiano…!

Foto de Capa: Australian Open

Henrique Carrilho
Henrique Carrilhohttp://www.bolanarede.pt
Estudante de Economia em Aarhus, Dinamarca e apaixonado pelo desporto de competição, é fervoroso adepto da Académica de Coimbra mas foi a jogar ténis que teve mais sucesso enquanto jogador.                                                                                                                                                 O Henrique escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Definidas equipas promovidas ao Brasileirão

Já estão definidas as quatro equipas que foram promovidas da Série B e que vão disputar o Brasileirão em 2026.

Já há data para o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal: onde ver?

Está completa a lista de emblemas que vão participar nos oitavos de final da Taça de Portugal. O sorteio realiza-se na terça-feira.

Real Madrid surpreendido pelo Elche na La Liga

O Real Madrid e o Elche empataram a duas bolas durante este domingo, em jogo da 13.ª jornada da La Liga.

Lille vence Paris FC em jogo com 6 golos e sobe ao quarto lugar: Eis os resultados do dia na Ligue 1

O Lille ganhou por 4-2 ao Paris FC, em jogo da décima jornada da Ligue 1. Com o triunfo, a equipa de Félix Correia e Tiago Santos sobe ao quarto lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola garante que Real Madrid tomou decisão definitiva em relação a Vinícius Júnior

O Real Madrid quer continuar a contar com Vinícius Júnior no seu plantel e já existe um acordo para a renovação de contrato.

Kika Nazareth dá espetáculo ao serviço do Barcelona

Kika Nazareth foi decisiva na vitória do Barcelona contra o Levante por 4-0, em jogo da 12.ª jornada da La Liga Feminina.

Cristiano Ronaldo reage nas redes sociais ao seu golo de bicicleta

Cristiano Ronaldo já reagiu nas redes sociais ao golo que marcou na vitória do Al Nassr sobre o Al Khaleej, para a Liga Saudita.