📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O que é feito de Robin Soderling?

- Advertisement -

Robin Soderling é um nome cujos aqueles que acompanham ténis há alguns anos jamais esquecerão ou não fosse este o primeiro tenista da história a derrotar Rafael Nadal, o melhor jogador de todos os tempos em terra batida, no seu torneio predileto, Roland Garros.

Corria o ano de 2009 e o sueco estava com alguma surpresa nos quartos de final de Roland Garros e ia medir forças com o tetracampeão (atualmente já venceu por 11 vezes) do torneio e até esse encontro, invicto, Rafael Nadal, conseguindo a proeza de eliminar o espanhol e deixar o universo tenístico em choque. Até hoje, na história, apenas dois homens conseguiram ganhar a Rafael Nadal em Roland Garros, são eles Novak Djokovic e Robin Soderling, o que demonstra bem o feito do tenista sueco.

Uma das melhores vitórias da carreira em Roland Garros 2009
Fonte: ATP World Tour

A carreira tenística de Robin Soderling não se fica apenas pela vitória sobre Nadal. O sueco conquistou dez títulos ATP ao longo da carreira, sendo o mais importante, o ATP Masters 1000 de Paris. Em Grand Slams, atingiu por dois anos consecutivos a final de Roland Garros, perdendo em 2009 para Roger Federer e em 2010 para Rafael Nadal. O tenista sueco foi durante mais de dois anos, entre 2009 e 2011, membro do top 10 mundial, chegando a ocupar a quarta posição da hierarquia, apenas atrás dos “extraterrestres” Federer, Nadal e Djokovic.

Em julho de 2011, Soderling, que estava a cerca de um mês de completar 27 anos de idade, acabara de ganhar no seu país natal o ATP 250 de Bastaad, conquistando o seu último título da carreira e, sem sequer o imaginar, disputou também o seu último encontro como tenista profissional. Soderling foi diagnosticado com uma mononucleose infeciosa e nunca conseguiu recuperar a 100%, apesar de durante quatros anos fazer tratamentos com o intuito de regressar à competição, tal acabou por nunca acontecer. No final do ano 2015, com 31 anos, Soderling anunciou de forma oficial o final da sua carreira tenística.

O estilo de jogo de Soderling era baseado sobretudo na potência com que batia com a raquete na bola, sendo um tenista tremendamente ofensivo. Tinha um grande serviço em que ultrapassava facilmente os 200 km/h e a sua principal arma era a direita chapada, possuindo, na altura, uma das direitas mais potentes do circuito. A sua esquerda, apesar de inferior à direita, era também bastante sólida, pelo que se tornava muito difícil encontrar pontos fracos no jogo do sueco.

Durante o período em que se encontrava em tratamento, com a intenção de regressar ao circuito, Soderling foi diretor do ATP 250 de Estocolmo e fundou também a empresa RS-Tennis, que fabrica bolas de ténis e equipamentos.

Soderling numa sessão de treinos com o seu pupilo Elias Ymer
Fonte: ATP World Tour

Atualmente, Robin Soderling está novamente ligado de forma direta ao ténis, ainda que numa condição diferente daquela que lhe trouxe reconhecimento. É desde 2017 o treinador do jovem sueco Elias Ymer, atual n.º 126 do ranking ATP.

Uma coisa é certa, Soderling era um dos poucos que conseguia colocar em sentido os Big Four (Federer, Nadal, Djokovic e Murray), chegando a vencer todos eles, o que demonstra bem a qualidade do tenista sueco. Infelizmente, Soderling atingiu o auge da carreira apenas aos 25 anos e ainda antes dos 27 fez o seu último encontro profissional. A carreira de Soderling atingiu um patamar bastante elevado numa era de grande tenistas, contudo, caso não fosse afetado pela doença que culminou numa retirada muito prematura do circuito, o palmarés do sueco seria com toda a certeza muito maior.

Foto de Capa: ATP World Tour

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

João Pereira Rodrigues
João Pereira Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Algarvio de gema mas portista de coração, cresceu a ver o FC Porto conquistar tudo, pode-se dizer que teve uma infância feliz. É amante e aficionado do desporto em geral, mas é no futebol, ténis e ciclismo onde mais vibra desde criança.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

1 ano de Rui Borges no Sporting: eis o registo entre os 55 jogos que fez

Rui Borges é treinador do Sporting há precisamente um ano. Técnico registou 55 partidas à frente dos leões desde esse dia.

Benfica fecha (para já) a porta de saída a Prestianni e Schjelderup: eis a situação

O Benfica só escutará ofertas por Gianluca Prestianni e Schjelderup após chegarem reforços. Até lá, a porta está fechada.

Moreirense quer renovar contrato de jogador importante, que tem vários interessados

Alanzinho está em final de contrato e o Moreirense quer renovar. Médio brasileiro conta com vários interessados.

Ruben Amorim não deixa garantias sobre o futuro de Casemiro e Harry Maguire e elogia jogador: «Vai ser o futuro do Manchester United»

Ruben Amorim fez a antevisão do Manchester United x Newcastle, do Boxing Day, que vai ser jogado no dia 26 de dezembro. O técnico falou de Kobbie Mainoo, do mercado de janeiro e do futuro de Harry Maguire e de Casemiro.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma quer fechar médio dinamarquês e pode pagar 20 milhões de euros

A AS Roma quer contratar Morten Frendrup. O médio internacional dinamarquês está ligado ao Genoa e pode sair por cerca de 20 milhões de euros.

Presidente do Fenerbahçe libertado sob fiança após suspeita de consumo e tráfico de drogas

O presidente do Fenerbahçe foi libertado nesta quinta-feira, após ter sido detido por suspeita de consumo e tráfico de drogas. Sadettin Saran foi o sucessor de Ali Koç na liderança do clube turco.

Tottenham tem 175 milhões de euros para gastar em janeiro e tem Samu Aghehowa sob mira

O Tottenham quer apostar forte no mercado de janeiro e tem vários alvos em perspetiva. Samu Aghehowa, do FC Porto, é um dos jogadores sob análise do clube londrino.