📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Open da Austrália 2024 | Jannik Sinner escreve o seu nome na História

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A 112.ª edição do torneio masculino do Austrália Open terminou com o primeiro título do Grand Slam de Jannik Sinner após derrotar Daniil Medvedev na grande decisão do primeiro major da temporada.

A mais recente edição do Happy Slam tornou-se no primeiro torneio de ténis da história a receber mais de um milhão de espectadores (1 020 763 espectadores), superando assim o recorde de bilheteira pertencente ao US Open.

Durante a quinzena em Melbourne Park testemunhamos triunfos inesperados e eliminações surpreendentes, adicionando uma dose de imprevisibilidade e emoção ao evento. Por um lado, as surpresas da mais recente edição da competição foram Nuno Borges, Arthur Cazaux e Miomir Kecmanovic, por outro lado, as desilusões foram Stefanos Tsisipas, Casper Ruud e Andy Murray.

CAMINHO DE DANIIL MEDVEDEV ATÉ À GRANDE DECISÃO

Daniil Medvedev chegava a Melbourne sem qualquer jogo realizado em 2024. A decisão de fazer uma pré-época curta e a opção de não participar em nenhum torneio antes do primeiro Grand Slam do ano foram estrategicamente planeadas, visando uma gestão cuidadosa da energia ao longo da época. O objetivo é assegurar uma consistência sustentável e evitar a fadiga nas fases finais do calendário desportivo. Esta decisão poderá ter custado a Medvedev o segundo major da carreira.

Na primeira semana de prova, o tenista russo eliminou Terence Atmane, Emil Ruusuvuori e Felix Auger-Aliassime na primeira, segunda e terceira ronda, respetivamente, para alcançar os oitavos de final do torneio.

O português Nuno Borges foi o oponente de Medvedev nos oitavos de final. O maiato, a viver a semana da sua vida, não facilitou em nada a vida ao futuro vice-campeão da prova. Depois de ceder um break isolado no primeiro set, levou o russo ao tie-break do segundo, acabando por vencer o terceiro set. Medvedev venceu o quarto e, consequentemente, o último set da partida.

O jogo dos quartos de final frente a Hubert Hurkacz aguardava mais um longo jogo para as pernas de Medvedev. O polaco manteve-se constante e obrigou o russo a decidir o jogo num quinto e decisivo set.

O último adversário de Daniil Medvedev antes da final foi Alexender Zverev. O tenista alemão chegou às meias-finais de um Gran Slam pela sexta vez na carreira. O campeão olímpico esteve mesmo a vencer por dois sets a zero, mas acabou por perder o encontro. Medvedev recuperava assim de uma desvantagem de dois sets pela segunda vez durante o torneio, depois de se ver numa situação igual no jogo da segunda ronda frente a Ruusuvuori.

CAMINHO DE JANNIK SINNER ATÉ À GRANDE DECISÃO

Jannik Sinner, número quatro do ranking ATP, entrava na Austrália com bastantes expectativas em torno de si, depois do final de temporada estupendo em 2023. O carisma e o ténis imposto em quadra fizeram dele um dos favoritos do público durante o torneio.

Botic Van De Zandschulpd, Jesper De Jong e Sebastian Baez foram os jogadores que Jannik Sinner derrotou para estar presente na segunda semana de prova em Melbourne e igualar o registo do ano passado, onde foi eliminado nos oitavos de final por Stefanos Tsitsipas.

O adversário do tenista italiano nos oitavos de final foi Karen Khachanov que nada conseguiu fazer para parar o futuro campeão do torneio.

Andrey Rublev foi quem mediu forças com Sinner nos quartos de final da prova. O jogo confirmou o bom momento do italiano que superava de forma eximia o número cinco mundial. O russo continua sem saber o que estar nas mais-finais de um major.

O jogo entre Jannik Sinner e Novak Djokovic, quarto e primeiro cabeças de série do torneio, respetivamente, foi a derradeira partida da primeira metade da tabela de Melbourne. Sem jogar de forma completamente perfeita, Sinner bateu o sérvio que mostrou um nível irreconhecível. Novak Djokovic, maior vencedor de sempre em Melbourne, perdia na Austrália 2 195 dias depois. Nunca o tivera acontecido nesta fase da prova. Destronando o rei de Melbourne, Jannik Sinner carimbava o bilhete para a primeira final de um Grand Slam da carreira.

A GRANDE DECISÃO

A final ocorreu no último domindo, 28 de janeiro, na Rod Laver Arena, em Melbourne. Jannik Sinner e Daniil Medvedev, os dois finalistas do torneio, jogaram frente a frente pela décima vez na carreira, com o historial favorável ao tenista russo, com seis vitórias.

A final era jogada sem nenhum dos dois grandes favoritos à vitoria final (Novak Djokovic e Carlos Alcaraz). De um lado, tínhamos Sinner num momento de forma formidável, ambicionando vencer o seu primeiro major, enquanto do outro lado tínhamos o “polvo” russo que queria escrever o seu nome nos vencedores do Happy Slam, depois de ter perdido por duas ocasiões no passado.

Jannik Sinner foi quem levou a melhor na grande decisão. O tenista italiano deu a volta a Daniil Medvedev para vencer por 3-6, 3-6, 6-4, 6-4 e 6-3 e conquistou pela primeira vez um título do Grand Slam.

Medvedev, muito desgastado pelo difícil percurso até à final, adotou um estilo de jogo mais agressivo, contrariando o seu estilo de jogo, de forma a surpreender Sinner e não se expor ao desgaste de muita energia. Apanhando as bolas muito cedo e respondendo mais à frente do que o normal surpreendeu Sinner e abriu uma vantagem bastante confortável no marcador.

Com dificuldade em adotar o seu estilo de jogo, devido ao desgaste visível Medvedev viu o seu adversário tornar-se dominante e a assumir as rédeas do jogo a partir do final do segundo set. Sinner sabia que quanto mais prolongasse o jogo mais favorável seria para o desfecho pretendido. Foi isso que fez. Elevou o nível, começou a servir melhor e obrigou o russo a um maior desgaste no fundo do court. Aqui a falta de pré-época e mais rodagem prévia por parte do russo talvez lhe tivesse custado escrever o seu nome na lista de campeões do torneio.

Sinner tornou-se um vencedor inevitável dada a falta de intensidade do russo. Medvedev voltava a sentir na pele o que é estar a vencer por dois sets a zero e perder numa final de um Grand Slam, depois de ter perdido assim contra Rafael Nadal na Rod Laver Arena em 2022.

Jannik Sinner vence assim o seu primeiro título do Gran Slam e abre a contagem para um duelo geracional com Carlitos Alcaraz, que promete marcar a próxima década. Sinner é uma certeza e confirma todo o potencial que lhe impuseram.

Até onde pode chegar o tenista italiano?

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo jogador do Real Madrid critica Vinícius Júnior: «Não é bom para ele nem para o Real Madrid»

Alfonso Pérez defendeu que o Real Madrid devia vender Vinícius Júnior e apostar tudo em trazer Erling Haaland. O ex-jogador considera que o brasileiro não transmite uma boa imagem.

Pirotecnia e tarjas valem nova multa ao Benfica

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou uma multa de 15.875 euros ao Benfica, devido ao comportamento dos adeptos na receção ao Arouca.

A camisola personalizada pelas mãos de Rui Costa, as palavras em espanhol de José Mourinho e o discurso de Otamendi: «Muito feliz»

Nico Otamendi chegou aos 250 jogos pelo Benfica. Defesa-central argentino foi homenageado no balneário encarnado.

Angola paga milhões para receber a seleção da Argentina em jogo particular

A seleção de Angola vai receber a campeã do mundo, Argentina, num jogo particular, em Luanda, como parte das celebrações dos 50 anos da Independência.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus oficializa Luciano Spalletti como novo treinador

Luciano Spalletti foi nomeado novo treinador da Juventus. O técnico italiano de 66 anos foi o escolhido para suceder a Igor Tudor.

Benfica e Sporting voltaram a dominar na Champions League de Futsal: Resultados já foram menos volumosos

O Benfica e o Sporting venceram novamente na Champions League de Futsal. Águias bateram o Riga e leões ganharam ao Kairat Almaty.

Artur Jorge afasta (para já) regresso à Primeira Liga e garante: «Só treinaria Benfica, FC Porto e Sporting»

Artur Jorge duvida regresso à Primeira Liga nos próximos tempos. Técnico português só treinaria Benfica, FC Porto e Sporting.