Open da Austrália 2024 | Jannik Sinner escreve o seu nome na História

    modalidades cabeçalho

    A 112.ª edição do torneio masculino do Austrália Open terminou com o primeiro título do Grand Slam de Jannik Sinner após derrotar Daniil Medvedev na grande decisão do primeiro major da temporada.

    A mais recente edição do Happy Slam tornou-se no primeiro torneio de ténis da história a receber mais de um milhão de espectadores (1 020 763 espectadores), superando assim o recorde de bilheteira pertencente ao US Open.

    Durante a quinzena em Melbourne Park testemunhamos triunfos inesperados e eliminações surpreendentes, adicionando uma dose de imprevisibilidade e emoção ao evento. Por um lado, as surpresas da mais recente edição da competição foram Nuno Borges, Arthur Cazaux e Miomir Kecmanovic, por outro lado, as desilusões foram Stefanos Tsisipas, Casper Ruud e Andy Murray.

    CAMINHO DE DANIIL MEDVEDEV ATÉ À GRANDE DECISÃO

    Daniil Medvedev chegava a Melbourne sem qualquer jogo realizado em 2024. A decisão de fazer uma pré-época curta e a opção de não participar em nenhum torneio antes do primeiro Grand Slam do ano foram estrategicamente planeadas, visando uma gestão cuidadosa da energia ao longo da época. O objetivo é assegurar uma consistência sustentável e evitar a fadiga nas fases finais do calendário desportivo. Esta decisão poderá ter custado a Medvedev o segundo major da carreira.

    Na primeira semana de prova, o tenista russo eliminou Terence Atmane, Emil Ruusuvuori e Felix Auger-Aliassime na primeira, segunda e terceira ronda, respetivamente, para alcançar os oitavos de final do torneio.

    O português Nuno Borges foi o oponente de Medvedev nos oitavos de final. O maiato, a viver a semana da sua vida, não facilitou em nada a vida ao futuro vice-campeão da prova. Depois de ceder um break isolado no primeiro set, levou o russo ao tie-break do segundo, acabando por vencer o terceiro set. Medvedev venceu o quarto e, consequentemente, o último set da partida.

    O jogo dos quartos de final frente a Hubert Hurkacz aguardava mais um longo jogo para as pernas de Medvedev. O polaco manteve-se constante e obrigou o russo a decidir o jogo num quinto e decisivo set.

    O último adversário de Daniil Medvedev antes da final foi Alexender Zverev. O tenista alemão chegou às meias-finais de um Gran Slam pela sexta vez na carreira. O campeão olímpico esteve mesmo a vencer por dois sets a zero, mas acabou por perder o encontro. Medvedev recuperava assim de uma desvantagem de dois sets pela segunda vez durante o torneio, depois de se ver numa situação igual no jogo da segunda ronda frente a Ruusuvuori.

    CAMINHO DE JANNIK SINNER ATÉ À GRANDE DECISÃO

    Jannik Sinner, número quatro do ranking ATP, entrava na Austrália com bastantes expectativas em torno de si, depois do final de temporada estupendo em 2023. O carisma e o ténis imposto em quadra fizeram dele um dos favoritos do público durante o torneio.

    Botic Van De Zandschulpd, Jesper De Jong e Sebastian Baez foram os jogadores que Jannik Sinner derrotou para estar presente na segunda semana de prova em Melbourne e igualar o registo do ano passado, onde foi eliminado nos oitavos de final por Stefanos Tsitsipas.

    O adversário do tenista italiano nos oitavos de final foi Karen Khachanov que nada conseguiu fazer para parar o futuro campeão do torneio.

    Andrey Rublev foi quem mediu forças com Sinner nos quartos de final da prova. O jogo confirmou o bom momento do italiano que superava de forma eximia o número cinco mundial. O russo continua sem saber o que estar nas mais-finais de um major.

    O jogo entre Jannik Sinner e Novak Djokovic, quarto e primeiro cabeças de série do torneio, respetivamente, foi a derradeira partida da primeira metade da tabela de Melbourne. Sem jogar de forma completamente perfeita, Sinner bateu o sérvio que mostrou um nível irreconhecível. Novak Djokovic, maior vencedor de sempre em Melbourne, perdia na Austrália 2 195 dias depois. Nunca o tivera acontecido nesta fase da prova. Destronando o rei de Melbourne, Jannik Sinner carimbava o bilhete para a primeira final de um Grand Slam da carreira.

    A GRANDE DECISÃO

    A final ocorreu no último domindo, 28 de janeiro, na Rod Laver Arena, em Melbourne. Jannik Sinner e Daniil Medvedev, os dois finalistas do torneio, jogaram frente a frente pela décima vez na carreira, com o historial favorável ao tenista russo, com seis vitórias.

    A final era jogada sem nenhum dos dois grandes favoritos à vitoria final (Novak Djokovic e Carlos Alcaraz). De um lado, tínhamos Sinner num momento de forma formidável, ambicionando vencer o seu primeiro major, enquanto do outro lado tínhamos o “polvo” russo que queria escrever o seu nome nos vencedores do Happy Slam, depois de ter perdido por duas ocasiões no passado.

    Jannik Sinner foi quem levou a melhor na grande decisão. O tenista italiano deu a volta a Daniil Medvedev para vencer por 3-6, 3-6, 6-4, 6-4 e 6-3 e conquistou pela primeira vez um título do Grand Slam.

    Medvedev, muito desgastado pelo difícil percurso até à final, adotou um estilo de jogo mais agressivo, contrariando o seu estilo de jogo, de forma a surpreender Sinner e não se expor ao desgaste de muita energia. Apanhando as bolas muito cedo e respondendo mais à frente do que o normal surpreendeu Sinner e abriu uma vantagem bastante confortável no marcador.

    Com dificuldade em adotar o seu estilo de jogo, devido ao desgaste visível Medvedev viu o seu adversário tornar-se dominante e a assumir as rédeas do jogo a partir do final do segundo set. Sinner sabia que quanto mais prolongasse o jogo mais favorável seria para o desfecho pretendido. Foi isso que fez. Elevou o nível, começou a servir melhor e obrigou o russo a um maior desgaste no fundo do court. Aqui a falta de pré-época e mais rodagem prévia por parte do russo talvez lhe tivesse custado escrever o seu nome na lista de campeões do torneio.

    Sinner tornou-se um vencedor inevitável dada a falta de intensidade do russo. Medvedev voltava a sentir na pele o que é estar a vencer por dois sets a zero e perder numa final de um Grand Slam, depois de ter perdido assim contra Rafael Nadal na Rod Laver Arena em 2022.

    Jannik Sinner vence assim o seu primeiro título do Gran Slam e abre a contagem para um duelo geracional com Carlitos Alcaraz, que promete marcar a próxima década. Sinner é uma certeza e confirma todo o potencial que lhe impuseram.

    Até onde pode chegar o tenista italiano?

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares