📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 5 acontecimentos marcantes do ATP 500 Rio de Janeiro 2023

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O segundo torneio de ATP 500 da época terminou na última noite. O vencedor da prova foi Cameron Norrie, que derrotou Carlos Alcaraz na final para garantir o seu primeiro troféu da categoria ATP 500. Na ronda principal da competição, houve quatro tenistas brasileiros e apenas um tenista português.

Por um lado, as surpresas do torneio foram Bernabe Zapata Miralles, Nicolas Jerry e Dusan Lajovic. Por outro, as desilusões foram Dominic Thiem, Diego Schwartzman e Lorenzo Musetti.

JOÃO FONSECA FEZ HISTÓRIA

Um tenista desconhecido para quase todos os fãs da modalidade. João Fonseca é o primeiro jogador de Ténis nascido no Rio de Janeiro a participar na ronda principal da competição.

João Fonseca não tinha ranking para entrar diretamente na ronda principal prova, por isso, a direção do torneio decidiu atribuir um wild-card ao tenista brasileiro de 16 anos para lhe garantir a presença na fase decisiva.

O jovem tenista enfrentou Alex Molcan, o nono cabeça-de-série da prova, na primeira ronda. Caso João Fonseca vencesse a partida, o tenista brasileiro de 16 anos seria o primeiro tenista de 2006 a vencer um jogo no circuito ATP. Contudo, Molcan acabou por vencer com os parciais de 6-0 e 6-3. Apesar da má estreia, Fonseca entrou na história da prova.

O QUE SE PASSOU COM DOMINIC THIEM?

Quem o viu, quem o vê. O vencedor do US Open 2020 está irreconhecível. O tenista austriaco de 29 anos perdeu contra Thiago Monteiro na primeira ronda da competição com os parciais 6-1, 3-6 e 7-6 (2).

Antes da competição, Thiem ocupava o 96.º lugar do ranking ATP. Depois do péssimo desempenho no ATP 500 Rio de Janeiro, o austriaco passou para o 99.º lugar. Com isto, ele está muito longe de chegar ao terceiro lugar do ranking – o seu máximo.

THIAGO MONTEIRO FOI O ÚNICO TENISTA BRASILEIRO A PASSAR DA PRIMEIRA RONDA

Os tenistas do país anfitrião não tiveram sorte no ATP 500 Rio de Janeiro 2023. Três dos quatro tenistas foram eliminados na primeira ronda da prova, apenas Thiago Monteiro saiu vitorioso.

Além de João Fonseca, Mateus Alves e Thomaz Bellucci foram eliminados na primeira ronda por Carlos Alcaraz e Sebastian Baez, respetivamente. O percurso de Thiago Monteiro na prova acabou na segunda ronda, quando foi eliminado por Cameron Norrie. Ainda não foi desta que um tenista brasileiro venceu a competição.

JOÃO SOUSA CONTINUA FORA DE FORMA

O melhor tenista português de todos os tempos continua fora de forma. Apesar de ter chegado aos quartos-de-final no ATP 250 Córdoba, João Sousa foi eliminado na primeira ronda do ATP 250 Buenos Aires e perdeu na mesma fase no Rio de Janeiro.

O tenista português de 33 anos perdeu com os parciais de 6-0 e 6-2 frente ao Hugo Dellien na primeira ronda da competição. João Sousa já viveu melhores dias na modalidade.

Destaque para Nuno Borges, que, apesar de não ter disputado o ATP 500 Rio de Janeiro, venceu o Challenger 125 Monterrey, ao derrotar Borna Goro na final. Este é o principal título singular da carreira do tenista português.

CAMERON NORRIE CONTINUA COM A “MALDIÇÃO”

O tenista britânico surpreendeu o número 2 do ranking ATP. Cameron Norrie derrotou Carlos Alcaraz com os parciais de 7-5, 4-6 e 7-5. É a primeira vez que Cameron Norrie conquista um troféu da categoria ATP 500. O finalista vencido do Estoril Open 2023 está quase imparável nos torneios disputados em terra batida. Carlos Alcaraz venceu a prova no ano passado, mas não conseguiu repetir o feito este ano, e continua assim a maldição da prova: nunca um tenista venceu a prova mais que uma vez. Até ao momento, são nove vencedores diferentes em nove edições: Rafael Nadal, David Ferrer, Pablo Cuevas, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Laslo Djere, Christian Garin, Carlos Alcaraz e Cameron Norrie.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli deixa reparos à 2ª parte do FC Porto e elogios a jogador: «Fez um grande jogo. Não é o primeiro jogo deste...

Francesco Farioli fez a análise à vitória do FC Porto diante do Nice por 3-0. Encontro referente à jornada 5 da fase regular da Europa League.

Stephen Eustáquio chegou aos 150 jogos pelo FC Porto com muitos elogios: «Temos uma equipa técnica competente em todos os aspetos e jogadores inteligentes»

Stephen Eustáquio analisou o desfecho da jornada 5 da fase regular da Europa League. O FC Porto defrontou o Nice no Estádio do Dragão.

Alberto Costa parabeniza seleção sub-17 pelo Mundial e espera ver-se nos mesmos palcos em 2026: «Vou fazer tudo para estar entre os escolhidos»

Alberto Costa analisou o desfecho da jornada 5 da fase regular da Europa League. O FC Porto defrontou o Nice no Estádio do Dragão.

Gabri Veiga bisou pelo FC Porto: «Há dias com mais sorte»

Gabri Veiga analisou o desfecho da jornada 5 da fase regular da Europa League. O FC Porto defrontou o Nice no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Quintas é capitão de Portugal nas conquistas do Europeu e do Mundial Sub-17: «Demonstrámos a nossa humildade e respeito pelos adversários»

Rafael Quintas celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.

José Neto entrevistado pelo capitão Rafael Quintas e com cachecol do Aljustrense: «Guardo sempre o povo na minha memória»

José Neto celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.

David Rodrigues sem tempo para descansar: «Segunda-feira no Braga temos já um jogo para ganhar. Pelos vistos não há férias»

David Rodrigues celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.