Os 5 acontecimentos marcantes do ATP 500 Rio de Janeiro 2023

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O segundo torneio de ATP 500 da época terminou na última noite. O vencedor da prova foi Cameron Norrie, que derrotou Carlos Alcaraz na final para garantir o seu primeiro troféu da categoria ATP 500. Na ronda principal da competição, houve quatro tenistas brasileiros e apenas um tenista português.

Por um lado, as surpresas do torneio foram Bernabe Zapata Miralles, Nicolas Jerry e Dusan Lajovic. Por outro, as desilusões foram Dominic Thiem, Diego Schwartzman e Lorenzo Musetti.

JOÃO FONSECA FEZ HISTÓRIA

Um tenista desconhecido para quase todos os fãs da modalidade. João Fonseca é o primeiro jogador de Ténis nascido no Rio de Janeiro a participar na ronda principal da competição.

João Fonseca não tinha ranking para entrar diretamente na ronda principal prova, por isso, a direção do torneio decidiu atribuir um wild-card ao tenista brasileiro de 16 anos para lhe garantir a presença na fase decisiva.

O jovem tenista enfrentou Alex Molcan, o nono cabeça-de-série da prova, na primeira ronda. Caso João Fonseca vencesse a partida, o tenista brasileiro de 16 anos seria o primeiro tenista de 2006 a vencer um jogo no circuito ATP. Contudo, Molcan acabou por vencer com os parciais de 6-0 e 6-3. Apesar da má estreia, Fonseca entrou na história da prova.

O QUE SE PASSOU COM DOMINIC THIEM?

Quem o viu, quem o vê. O vencedor do US Open 2020 está irreconhecível. O tenista austriaco de 29 anos perdeu contra Thiago Monteiro na primeira ronda da competição com os parciais 6-1, 3-6 e 7-6 (2).

Antes da competição, Thiem ocupava o 96.º lugar do ranking ATP. Depois do péssimo desempenho no ATP 500 Rio de Janeiro, o austriaco passou para o 99.º lugar. Com isto, ele está muito longe de chegar ao terceiro lugar do ranking – o seu máximo.

THIAGO MONTEIRO FOI O ÚNICO TENISTA BRASILEIRO A PASSAR DA PRIMEIRA RONDA

Os tenistas do país anfitrião não tiveram sorte no ATP 500 Rio de Janeiro 2023. Três dos quatro tenistas foram eliminados na primeira ronda da prova, apenas Thiago Monteiro saiu vitorioso.

Além de João Fonseca, Mateus Alves e Thomaz Bellucci foram eliminados na primeira ronda por Carlos Alcaraz e Sebastian Baez, respetivamente. O percurso de Thiago Monteiro na prova acabou na segunda ronda, quando foi eliminado por Cameron Norrie. Ainda não foi desta que um tenista brasileiro venceu a competição.

JOÃO SOUSA CONTINUA FORA DE FORMA

O melhor tenista português de todos os tempos continua fora de forma. Apesar de ter chegado aos quartos-de-final no ATP 250 Córdoba, João Sousa foi eliminado na primeira ronda do ATP 250 Buenos Aires e perdeu na mesma fase no Rio de Janeiro.

O tenista português de 33 anos perdeu com os parciais de 6-0 e 6-2 frente ao Hugo Dellien na primeira ronda da competição. João Sousa já viveu melhores dias na modalidade.

Destaque para Nuno Borges, que, apesar de não ter disputado o ATP 500 Rio de Janeiro, venceu o Challenger 125 Monterrey, ao derrotar Borna Goro na final. Este é o principal título singular da carreira do tenista português.

CAMERON NORRIE CONTINUA COM A “MALDIÇÃO”

O tenista britânico surpreendeu o número 2 do ranking ATP. Cameron Norrie derrotou Carlos Alcaraz com os parciais de 7-5, 4-6 e 7-5. É a primeira vez que Cameron Norrie conquista um troféu da categoria ATP 500. O finalista vencido do Estoril Open 2023 está quase imparável nos torneios disputados em terra batida. Carlos Alcaraz venceu a prova no ano passado, mas não conseguiu repetir o feito este ano, e continua assim a maldição da prova: nunca um tenista venceu a prova mais que uma vez. Até ao momento, são nove vencedores diferentes em nove edições: Rafael Nadal, David Ferrer, Pablo Cuevas, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Laslo Djere, Christian Garin, Carlos Alcaraz e Cameron Norrie.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Mário Branco confirma que sucessor de Nicolás Otamendi está próximo de chegar e fala de reforço do Benfica: «Foi algo lógico em função daquilo...

Mário Branco confirmou que está a negociar um defesa central para ocupar o lugar de Nicolás Otamendi no plantel dos encarnados.

Muitos milhões em cima da mesa: revelada a verba da mudança de Gonçalo Ramos para o AC Milan

Gonçalo Ramos prepara-se para ser reforço do AC Milan neste mercado. A transferência pode ultrapassar os 70 milhões de euros.

Carreira de Cristiano Ronaldo poderia não ter passado pela Juventus mas por outro clube da Serie A: «Estava tudo certo»

Cristiano Ronaldo esteve perto de rumar ao AC Milan em 2017, mas acabou por não rumar ao conjunto do San Siro.

Newcastle United dá nega a cerca de 70 milhões de euros do Arsenal

O Arsenal apresentou uma proposta por Bruno Guimarães, mas o Newcastle United não quer perder o médio brasileiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Mudança de planos: jogador estava a caminho do Sporting mas negócio cai com estrondo

Soufian Charraoui já não vai ser jogador do Sporting. O pivot optou por se manter ao serviço do Tigers Roermond, emblema dos Países Baixos.

Tudo tratado: Real Madrid já pagou 15 milhões de euros ao Benfica por José Mourinho

O Real Madrid realizou o depósito dos 15 milhões de euros nas contas do Benfica, verba da cláusula de José Mourinho.

Inacreditável: conferência de Roberto Martínez interrompida por motivo surreal

Roberto Martínez foi interrompido durante a antevisão do jogo entre Portugal e a Colômbia, partida da fase de grupos do Mundial 2026.