📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 5 acontecimentos marcantes do ATP 500 Rio de Janeiro 2023

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O segundo torneio de ATP 500 da época terminou na última noite. O vencedor da prova foi Cameron Norrie, que derrotou Carlos Alcaraz na final para garantir o seu primeiro troféu da categoria ATP 500. Na ronda principal da competição, houve quatro tenistas brasileiros e apenas um tenista português.

Por um lado, as surpresas do torneio foram Bernabe Zapata Miralles, Nicolas Jerry e Dusan Lajovic. Por outro, as desilusões foram Dominic Thiem, Diego Schwartzman e Lorenzo Musetti.

JOÃO FONSECA FEZ HISTÓRIA

Um tenista desconhecido para quase todos os fãs da modalidade. João Fonseca é o primeiro jogador de Ténis nascido no Rio de Janeiro a participar na ronda principal da competição.

João Fonseca não tinha ranking para entrar diretamente na ronda principal prova, por isso, a direção do torneio decidiu atribuir um wild-card ao tenista brasileiro de 16 anos para lhe garantir a presença na fase decisiva.

O jovem tenista enfrentou Alex Molcan, o nono cabeça-de-série da prova, na primeira ronda. Caso João Fonseca vencesse a partida, o tenista brasileiro de 16 anos seria o primeiro tenista de 2006 a vencer um jogo no circuito ATP. Contudo, Molcan acabou por vencer com os parciais de 6-0 e 6-3. Apesar da má estreia, Fonseca entrou na história da prova.

O QUE SE PASSOU COM DOMINIC THIEM?

Quem o viu, quem o vê. O vencedor do US Open 2020 está irreconhecível. O tenista austriaco de 29 anos perdeu contra Thiago Monteiro na primeira ronda da competição com os parciais 6-1, 3-6 e 7-6 (2).

Antes da competição, Thiem ocupava o 96.º lugar do ranking ATP. Depois do péssimo desempenho no ATP 500 Rio de Janeiro, o austriaco passou para o 99.º lugar. Com isto, ele está muito longe de chegar ao terceiro lugar do ranking – o seu máximo.

THIAGO MONTEIRO FOI O ÚNICO TENISTA BRASILEIRO A PASSAR DA PRIMEIRA RONDA

Os tenistas do país anfitrião não tiveram sorte no ATP 500 Rio de Janeiro 2023. Três dos quatro tenistas foram eliminados na primeira ronda da prova, apenas Thiago Monteiro saiu vitorioso.

Além de João Fonseca, Mateus Alves e Thomaz Bellucci foram eliminados na primeira ronda por Carlos Alcaraz e Sebastian Baez, respetivamente. O percurso de Thiago Monteiro na prova acabou na segunda ronda, quando foi eliminado por Cameron Norrie. Ainda não foi desta que um tenista brasileiro venceu a competição.

JOÃO SOUSA CONTINUA FORA DE FORMA

O melhor tenista português de todos os tempos continua fora de forma. Apesar de ter chegado aos quartos-de-final no ATP 250 Córdoba, João Sousa foi eliminado na primeira ronda do ATP 250 Buenos Aires e perdeu na mesma fase no Rio de Janeiro.

O tenista português de 33 anos perdeu com os parciais de 6-0 e 6-2 frente ao Hugo Dellien na primeira ronda da competição. João Sousa já viveu melhores dias na modalidade.

Destaque para Nuno Borges, que, apesar de não ter disputado o ATP 500 Rio de Janeiro, venceu o Challenger 125 Monterrey, ao derrotar Borna Goro na final. Este é o principal título singular da carreira do tenista português.

CAMERON NORRIE CONTINUA COM A “MALDIÇÃO”

O tenista britânico surpreendeu o número 2 do ranking ATP. Cameron Norrie derrotou Carlos Alcaraz com os parciais de 7-5, 4-6 e 7-5. É a primeira vez que Cameron Norrie conquista um troféu da categoria ATP 500. O finalista vencido do Estoril Open 2023 está quase imparável nos torneios disputados em terra batida. Carlos Alcaraz venceu a prova no ano passado, mas não conseguiu repetir o feito este ano, e continua assim a maldição da prova: nunca um tenista venceu a prova mais que uma vez. Até ao momento, são nove vencedores diferentes em nove edições: Rafael Nadal, David Ferrer, Pablo Cuevas, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Laslo Djere, Christian Garin, Carlos Alcaraz e Cameron Norrie.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Impostos ajudam Rui Pedro Braz a segurar estrela no Al Ahli

Ivan Toney terá de continuar no Al Ahli para poupar qualquer coisa como 15 milhões de euros. Regime de impostos na Arábia Saudita ajuda Rui Pedro Braz.

Vitão apontado à defesa do Benfica: quem é o defesa central brasileiro?

Vitão tem sido apontado ao Benfica. O jogador representa o Internacional e pode regressar à Europa em janeiro.

Luís Castro aceita rumar ao Brasileirão novamente e está próximo de voltar ao ativo

Luís Castro já aceitou a proposta do Grémio. O treinador brasileiro vai voltar ao Brasileirão e o negócio está muito perto de ficar fechado.

Para José Mourinho ter em conta: o histórico recente (e muito negativo) do Benfica em Moreira de Cónegos

O Benfica enfrenta na próxima jornada o Moreirense, num encontro válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga. O histórico recente das águias em Moreira de Cónegos está longe de ser positivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Mora assiste, Samu marca: FC Porto já vence o Malmo no Estádio do Dragão

O FC Porto defronta o Malmo na sexta jornada da Europa League. Samu colocou os dragões na frente do marcador ao minuto 30'.

Pedro Gonçalves cauteloso com o futuro: internacional português quer ir ao Mundial 2026

Pedro Gonçalves quer recuperar por completo da sua mais recente lesão. O jogador deseja estar presente no Mundial 2026.

Gonçalo Inácio renova contrato com o Sporting e cláusula de rescisão não mexe

O Sporting anunciou esta quinta-feira que Gonçalo Inácio renovou contrato com os leões até ao verão de 2030.