Os principais destaques da primeira semana de Roland Garros

- Advertisement -

O intervalo que existe entre o Australian Open e o Roland Garros é o maior hiato de tempo sem um Grand Slam e, este ano, apesar de até ser um hiato significativamente mais curto devido ao adiamento do Australian Open, pareceu especialmente demorado. O ténis não parou e todos os torneios nos permitem ver os nossos jogadores favoritos, mas a verdade é que a maior parte dos jogadores têm como principal foco estes grandes torneios e é nestes momentos que os vemos a superarem-se e, o facto das principais estrelas do circuito estarem em fim de ciclo, faz com que os Grand Slams sejam sempre o foco principal de atenção.

O sorteio ditou algo inédito, e que, apesar da idade dos jogadores, parecia inimaginável até há bem pouco tempo, que foi o Big 3 (Djokovic, Nadal e Federer) ficar totalmente colocado numa das partes do quadro, tal só foi possível porque Medvedev entrou para o top 2 mundial. Esta situação faz com que a parte de baixo do quadro Quadro esteja muito aberta e com que muitos jogadores possam sonhar com uma chegada à final. Para além deste sorteio, esta primeira semana teve algumas surpresas e é nelas que vou focar a minha atenção por agora.

A primeira foi Dominic Thiem. O austríaco, com excelentes prestações em terra batida, é considerado por muitos o natural sucessor de Rafael Nadal no pó de tijolo e, se nos anos anteriores tem demonstrado esse potencial chegando por duas vezes à final, este ano, que não lhe tem estado a correr particularmente bem, foi precocemente eliminado na primeira ronda do torneio frente ao experiente espanhol, Pablo Andujar. Esta derrota foi a maior surpresa da ronda e ganha contornos especiais se olharmos para os parciais e percebermos que Dominic Thiem esteve a liderar por dois sets a zero, o que torna esta derrota ainda mais surpreendente.

A segunda grande surpresa desta semana, e em contraciclo com Thiem, foi Daniil Medvedev. O russo, atual número dois do mundo e segundo cabeça-de-série do torneio, nunca tinha ganho qualquer partida em Roland Garros e, apesar de partir dessa tal posição de vantagem que o segundo posto do ranking lhe conferia, a sua prestação neste torneio está a ser muito acima daquilo que a maior parte dos especialistas apontaria.

O sorteio acabou por lhe ser bastante benéfico e, até ao dia a que escrevo, acabou por nunca apanhar especialistas em terra batida, o que lhe facilitou muito a vida para chegar a esta quarta ronda. Nesta quarta ronda, a história muda de figura e Medvedev vai ter de mostrar verdadeiramente o que é capaz em terra batida frente a um adversário, Christian Garín, que se sente muito confortável nesta superfície e que, também ele, está a realizar um excelente torneio.

O último destaque, que não é, necessariamente, uma surpresa, pelo menos para quem acompanha ténis de forma mais regular, vai para a geração de italianos que começa a despontar de forma cada vez mais regular. Sinner, Musetti e Berrettini são cada vez mais o presente, e não o futuro, do ténis e, dizer isto quando os dois primeiros ainda não têm 20 anos e o Berrettini já está no top 10 com apenas 25, diz muito desta geração italiana.

Na segunda-feira, estes jogadores têm uma prova de fogo, uma vez que cada um vai defrontar um dos elementos do Big 3, Nadal, Djokovic e Federer, respetivamente, mas já têm garantido um feito histórico já que é a primeira vez na Era Open que vamos ter três italianos na segunda semana de um torneio do Grand Slam. Vai ser extremamente interessante e um desafio de alto nível, tanto para os mais novos como para os mais velhos.

Foto de Capa: ATP Tour 

José Maria Reis
José Maria Reishttp://www.bolanarede.pt
O Zé Maria é neste momento estudante daquele que ele espera ser o último ano de Economia no ISCTE. Desde muito cedo que começou a praticar vários desportos exceto, ao contrário da regra geral, futebol porque chamar pé esquerdo ao seu pé direito é um elogio. Mais tarde percebeu que era com uma raquete de ténis na mão que mais gostava de passar o tempo e foi aí que começou a crescer a grande paixão que tem pelo ténis. Vê e acompanha muito desporto, mas o ténis e o futebol, sobretudo o seu Sporting, são a sua perdição.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Reinaldo Teixeira elogia desempenho das equipas nas competições europeias: «Muito orgulhosos»

O presidente da LPFP, Reinaldo Teixeira, mostrou-se muito feliz pelo desempenho das equipas portuguesas nas competições europeias.

River Plate vai estabelecer parceria com o grupo do Chelsea

Segundo a imprensa argentina, o River Plate vai fazer uma parceria com a BlueCo. O negócio de Kendry Paez foi catalisador.

Andebol: Portugal já sabe onde joga no Mundial 2027

A IHF anunciou as cidades que vão sediar os grupos do Mundial 2027. Portugal vai jogar em Magdeburgo, no Grupo F.

Angeline da Costa antecipa final da Taça de Portugal frente ao Benfica: «Muito feliz por oferecer um Clássico aos adeptos»

Angeline da Costa falou sobre a final da Taça de Portugal frente ao Benfica. A portista admitiu que é um sonho estar no Jamor.

PUB

Mais Artigos Populares

Arne Slot sobre lesão de Mohamed Salah: «É uma boa coisa para o Liverpool, má para o Egito»

Arne Slot confirmou a ausência de Mohamed Salah no próximo jogo dos Reds. O egípcio não vai viajar para representar a sua seleção nacional.

João Henriques: «Li esta semana que temos 3% de hipóteses de chegar ao playoff, a mesma percentagem que o Benfica tem para ser campeão»

João Henriques ambiciona a primeira vitória fora do AVS na visita ao Tondela. O técnico acredita na manutenção e lembra que o clube tem as mesmas probabilidades de sobreviver que o Benfica tem de ser campeão.

UEFA reage a queixa após lesão grave de Noa Lang e promete rever painéis LED

A UEFA vai rever a segurança dos painéis publicitários após a grave lesão de Noa Lang. A medida responde à exigência de indemnização do Galatasaray.