Pedro Sousa: O legado de um dos melhores de sempre | Ténis

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Foi aos 35 anos que Pedro Sousa se despediu dos courts no seu clube de sempre, o Club Internacional de Foot-Ball (CIF). Foi lá que deu os primeiros passos no ténis e onde fez os seus últimos pontos da carreira. No passado dia 3 de outubro, Lisboa recebia com uma tarde de sol um dos portugueses mais talentosos de sempre da modalidade. Rodeado de amigos, família, treinadores, colegas e admiradores, foi frente a João Sousa que fez a segunda ronda do Lisboa Belém Open, que ditou a sua despedida oficial. 

É dos poucos a conseguir reunir o consenso de tantos, não só pelos amantes do desporto, mas também pelos seus pares que o aplaudiram por toda a carreira que teve. 

Venceu oito troféus ATP Challenger Tour e nove ITF´s. Tornou-se no terceiro português da história a fazer parte de uma final de singulares de um torneio ATP ao defrontar Casper Ruud no Open da Austrália, depois de Frederico Gil e João Sousa o terem feito. Foi no dia 11 de fevereiro que atingiu um dos mais difíceis feitos na modalidade, inscrever o seu nome no top 100 mundial, um grupo restrito aos melhores dos melhores, tendo sido o sétimo português a consegui-lo. Em 2021, concretizou um dos seus maiores sonhos: o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio, onde representou Portugal. 

Quando olhamos para estes resultados pensamos num percurso sem grandes sobressaltos e obstáculos, no entanto, foram raras as temporadas sem lesões. Pedro Sousa foi constantemente atraiçoado pelo seu corpo que nunca permitiu que conseguisse subir ainda mais na hierarquia individual masculina e que, algumas vezes, tivesse até que dar passos atrás.

Pedro Sousa jogou, grande parte da sua carreira, na segunda divisão do ténis mundial, o ATP Challenger Tour. Foi lá que se foi afirmando enquanto jogador e marcando pela diferença todos os que com ele se cruzavam. Dono de uma personalidade carismática, é a sua humildade e descontração que saltam à vista e que ficarão para sempre lembradas como o seu grande legado. 

Em terra batida conseguiu imprimir o melhor do seu jogo, era a sua superfície predileta e onde parecia estar como peixe na água. Com uma leitura tática muito acima da média, conseguia mudar a velocidade de jogo, anular por completo o jogo do seu adversário e bater-se de igual para igual com qualquer outro jogador. Repleto de uma subtileza e classe fora do comum, eram os seus amortis que deliciavam qualquer apreciador da modalidade.

Talentoso, empenhado e profissional, será sempre recordado como um dos melhores de sempre no ténis nacional.

Artigo redigido por Mafalda Ferreira Costa

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica recebe uma boa notícia na preparação para o encontro com o FC Porto

O Benfica treinou, este domingo, no Estádio do Dragão. José Mourinho pôde contar com uma novidade na sessão desta manhã.

FC Porto está de regresso ao Olival com o foco no Benfica

O FC Porto voltou este domingo de manhã ao Olival. Dragões recebem o Benfica nos quartos de final da Taça de Portugal.

Vitória SC inicia conversações por avançado do Benfica

O Vitória SC está interessado em Henrique Araújo e inicia conversações. Futuro de Nélson Oliveira surge relacionado.

Barcelona e Manchester United “presentes” na final da Taça da Liga: quais clubes se fizeram representar?

Houve vários clubes "presentes" na final da Taça da Liga, numa altura em que o mercado de inverno está aberto. Vitória SC venceu a prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting volta às vitórias em jogo de muitos momentos: 2 reviravoltas, 5 golos e 2 expulsões

O Sporting venceu fora o Racing Power por 3-2 na jornada 9 da Primeira Liga Feminina. Houve duas reviravoltas no marcador.

Portimonense empata a zero na receção ao Felgueiras

Na 16.ª jornada da Segunda Liga, o Portimonense recebeu o Felgueiras num encontro nenhuma das equipas conseguiu quebrar o empate a zero.

Gabriel Veron emprestado pelo FC Porto ao CD Nacional até ao final da temporada

Após regressar ao FC Porto em dezembro, Gabriel Veron será emprestado ao CD Nacional até ao final da atual temporada.