Pedro Sousa: O legado de um dos melhores de sempre | Ténis

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Foi aos 35 anos que Pedro Sousa se despediu dos courts no seu clube de sempre, o Club Internacional de Foot-Ball (CIF). Foi lá que deu os primeiros passos no ténis e onde fez os seus últimos pontos da carreira. No passado dia 3 de outubro, Lisboa recebia com uma tarde de sol um dos portugueses mais talentosos de sempre da modalidade. Rodeado de amigos, família, treinadores, colegas e admiradores, foi frente a João Sousa que fez a segunda ronda do Lisboa Belém Open, que ditou a sua despedida oficial. 

É dos poucos a conseguir reunir o consenso de tantos, não só pelos amantes do desporto, mas também pelos seus pares que o aplaudiram por toda a carreira que teve. 

Venceu oito troféus ATP Challenger Tour e nove ITF´s. Tornou-se no terceiro português da história a fazer parte de uma final de singulares de um torneio ATP ao defrontar Casper Ruud no Open da Austrália, depois de Frederico Gil e João Sousa o terem feito. Foi no dia 11 de fevereiro que atingiu um dos mais difíceis feitos na modalidade, inscrever o seu nome no top 100 mundial, um grupo restrito aos melhores dos melhores, tendo sido o sétimo português a consegui-lo. Em 2021, concretizou um dos seus maiores sonhos: o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio, onde representou Portugal. 

Quando olhamos para estes resultados pensamos num percurso sem grandes sobressaltos e obstáculos, no entanto, foram raras as temporadas sem lesões. Pedro Sousa foi constantemente atraiçoado pelo seu corpo que nunca permitiu que conseguisse subir ainda mais na hierarquia individual masculina e que, algumas vezes, tivesse até que dar passos atrás.

Pedro Sousa jogou, grande parte da sua carreira, na segunda divisão do ténis mundial, o ATP Challenger Tour. Foi lá que se foi afirmando enquanto jogador e marcando pela diferença todos os que com ele se cruzavam. Dono de uma personalidade carismática, é a sua humildade e descontração que saltam à vista e que ficarão para sempre lembradas como o seu grande legado. 

Em terra batida conseguiu imprimir o melhor do seu jogo, era a sua superfície predileta e onde parecia estar como peixe na água. Com uma leitura tática muito acima da média, conseguia mudar a velocidade de jogo, anular por completo o jogo do seu adversário e bater-se de igual para igual com qualquer outro jogador. Repleto de uma subtileza e classe fora do comum, eram os seus amortis que deliciavam qualquer apreciador da modalidade.

Talentoso, empenhado e profissional, será sempre recordado como um dos melhores de sempre no ténis nacional.

Artigo redigido por Mafalda Ferreira Costa

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas dá novidades e revela nova aposta: «O FC Porto vai lançar futsal sénior»

O FC Porto vai começar também um projeto no futsal sénior. Revelação feita por André Villas-Boas, presidente azul e branco.

Jorge Mendes oferece internacional português ao Real Madrid e pode levar compatriota de José Mourinho para os merengues

Jorge Mendes ofereceu Rúben Dias ao Real Madrid. Conjunto merengue quer reforçar setor defensivo e José Mourinho pode reunir-se com internacional português.

Geovany Quenda emocionado na despedida do Sporting: «Tive noites em que não conseguia dormir»

Geovany Quenda não conteve as lágrimas numa entrevista de despedida do Sporting, na qual refletiu sobre os sete anos de ligação ao clube.

Sporting continua a preparar próxima época e fecha venda em definitivo por 5 milhões de euros

O Augsburgo acionou a opção de compra por Rodrigo Ribeiro. Avançado deixa Sporting em definitivo e garante cinco milhões de euros aos leões.

PUB

Mais Artigos Populares

West Ham confirma continuidade de Nuno Espírito Santo após descida ao Championship

Nuno Espírito Santo vai continuar no West Ham. Clube inglês confirmou manutenção do português no comando técnico.

Grupo L fechado: Panamá anuncia a lista de 26 convocados para o Mundial 2026

Já é conhecida a convocatória do Panamá para o Mundial 2026. Seleção orientada por Thomas Christiansen vai enfrentar Inglaterra, Croácia e Gana.

Cristiano Ronaldo faz força e quer levar mais um internacional português para o Al Nassr por 80 milhões de euros

Cristiano Ronaldo quer aumentar a presença portuguesa no Al Nassr. Avançado português quer levar Rafael Leão para o clube saudita.