Portugal tem obrigação de subir de divisão

- Advertisement -

cab ténis

A selecção portuguesa defronta em Março a equipa de Marrocos, na tentativa de subir ao grupo I da Taça Davis da zona Euro-África da Taça Davis. A equipa portuguesa é favorita e tem mais do que obrigação de vencer este confronto.

Para se ter uma noção, o melhor tenista marroquino não está sequer dentro do top500 do ranking mundial ATP e Portugal tem ainda a “benesse” de jogar em casa, podendo assim passar sem dificuldades este primeiro obstáculo.

Acontece, no entanto, que em Portugal quase nunca nada é fácil, e a selecção portuguesa na Taça Davis segue este mote. Para além dos sempre afamados problemas financeiros que de tempos a tempos geram problemas no seio do grupo de atletas, existe agora a variante João Sousa.

Isto porque Portugal não é uma equipa que se possa dar ao luxo de dispensar o melhor tenista português de sempre por caprichos; ou seja, se João Sousa quiser jogar em terra batida a federação tem de cumprir essa indicação, e é por isso que ainda não é conhecido o piso em que Portugal irá receber Marrocos.

João Sousa tem, no entanto, razão nesse pedido. O tenista português está num nível em que o seu planeamento começa a ser definido ao detalhe, e alterar esse planeamento para defrontar um conjunto de tenistas que estão longe do nível do tenista de Guimarães só faz sentido caso a sua temporada não seja afectada.

Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, admitiu ao Ténis Portugal que o jogo pode até ser em piso rápido, devido ao facto de “Marrocos ser um país por norma melhor em terra batida”, mas a verdade é que tal só deverá acontecer caso João Sousa dê o sim – o que não deve acontecer, visto nesta época a temporada de terra batida estar a decorrer.

Mas, João Sousa à parte, Portugal tem mais do que equipa para derrotar contundentemente Marrocos, e Nuno Marques, capitão da selecção, será certamente o primeiro a querer conquistar a vitória. O ex-top100 nacional tem de começar a justificar a sua contratação e nada melhor do que uma vitória para o fazer.

A par disso, Gastão Elias, Rui Machado, Frederico Silva e até mesmo Frederico Gil “chegam e sobram” para fazer face à equipa marroquina, que vem assim a Portugal com Tahiri Mohamed El Mehdi como capitão e com Ouahab Lamine (586.º no ranking mundial de singulares), Idmbark Yassine (710.º), Ahouda Amine (1136.º) e Rachidi Younes (1224.º).

Aguarda-se assim a definição do piso e do local do encontro, que, segundo o que tem estado a ser indicado por uma série de responsáveis, desta vez não deverá decorrer no CIF, em Lisboa, ao contrário das últimas duas eliminatórias.

Foto de Capa: sportskeeda.com

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.