Portugal tem obrigação de subir de divisão

- Advertisement -

cab ténis

A selecção portuguesa defronta em Março a equipa de Marrocos, na tentativa de subir ao grupo I da Taça Davis da zona Euro-África da Taça Davis. A equipa portuguesa é favorita e tem mais do que obrigação de vencer este confronto.

Para se ter uma noção, o melhor tenista marroquino não está sequer dentro do top500 do ranking mundial ATP e Portugal tem ainda a “benesse” de jogar em casa, podendo assim passar sem dificuldades este primeiro obstáculo.

Acontece, no entanto, que em Portugal quase nunca nada é fácil, e a selecção portuguesa na Taça Davis segue este mote. Para além dos sempre afamados problemas financeiros que de tempos a tempos geram problemas no seio do grupo de atletas, existe agora a variante João Sousa.

Isto porque Portugal não é uma equipa que se possa dar ao luxo de dispensar o melhor tenista português de sempre por caprichos; ou seja, se João Sousa quiser jogar em terra batida a federação tem de cumprir essa indicação, e é por isso que ainda não é conhecido o piso em que Portugal irá receber Marrocos.

João Sousa tem, no entanto, razão nesse pedido. O tenista português está num nível em que o seu planeamento começa a ser definido ao detalhe, e alterar esse planeamento para defrontar um conjunto de tenistas que estão longe do nível do tenista de Guimarães só faz sentido caso a sua temporada não seja afectada.

Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, admitiu ao Ténis Portugal que o jogo pode até ser em piso rápido, devido ao facto de “Marrocos ser um país por norma melhor em terra batida”, mas a verdade é que tal só deverá acontecer caso João Sousa dê o sim – o que não deve acontecer, visto nesta época a temporada de terra batida estar a decorrer.

Mas, João Sousa à parte, Portugal tem mais do que equipa para derrotar contundentemente Marrocos, e Nuno Marques, capitão da selecção, será certamente o primeiro a querer conquistar a vitória. O ex-top100 nacional tem de começar a justificar a sua contratação e nada melhor do que uma vitória para o fazer.

A par disso, Gastão Elias, Rui Machado, Frederico Silva e até mesmo Frederico Gil “chegam e sobram” para fazer face à equipa marroquina, que vem assim a Portugal com Tahiri Mohamed El Mehdi como capitão e com Ouahab Lamine (586.º no ranking mundial de singulares), Idmbark Yassine (710.º), Ahouda Amine (1136.º) e Rachidi Younes (1224.º).

Aguarda-se assim a definição do piso e do local do encontro, que, segundo o que tem estado a ser indicado por uma série de responsáveis, desta vez não deverá decorrer no CIF, em Lisboa, ao contrário das últimas duas eliminatórias.

Foto de Capa: sportskeeda.com

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli aponta elogios a baixa do FC Porto: «É um rapaz com uma grande margem de progressão»

Francesco Farioli falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após triunfo do FC Porto na Primeira Liga.

Francesco Farioli comenta lesão de André Silva: «Estou preocupado»

Francesco Farioli falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após triunfo do FC Porto na Primeira Liga.

Francesco Farioli comenta exibição de jogador do FC Porto: «Foi um jogo muito maduro»

Francesco Farioli falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após triunfo do FC Porto na Primeira Liga.

Francesco Farioli destaca atitude de André Silva: «Diz muito sobre a sua generosidade e mentalidade»

Francesco Farioli falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após triunfo do FC Porto na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho revela que foi o eleito para suceder a Sir Alex Ferguson no Manchester United: «Concordei em ingressar no Manchester United»

José Mourinho revelou durante o seu documentário que esteve muito perto de ser o sucessor de Sir Alex Ferguson no Manchester United.

Benfica: jogador vai sair e não volta a vestir a camisola encarnada

Franjo Ivanovic não vai voltar a entrar dentro de campo com a camisola do Benfica. O ponta de lança será emprestado ao Lens.

Tudo fechado: o que falta para Nestory Irankunda se juntar ao Sporting

Nestory Irankunda vai deixar de ser do Watford e juntar-se ao Sporting. O extremo tem tudo fechado com os verde e brancos.