Portugueses pelo mundo no circuito ATP

A participação nacional em torneios ATP começou no passado fim-de-semana, com a participação de três tenistas portugueses na fase de qualificação do Rio Open, prova do ATP 500 disputada sobre terra batida.

Desde o ano de 2014 que esta prova se disputa anualmente nos courts cariocas, sendo o único torneio deste calibre disputado na América do Sul. À procura de um lugar entre os 32 melhores jogadores tivemos o lisboeta Pedro Sousa, o oliveirense João Domingues e o lourinhanense Gastão Elias. Para os dois primeiros, a sua presença resumiu-se ao encontro inaugural, onde não lograram passar os seus adversários na primeira ronda da fase de qualificação, respetivamente o argentino Renzo Olivo (6-4 6-3) e o transalpino Marco Cecchinato (6-3 6-2). O Gastão passou a primeira ronda com uma vitória tranquila sobre o wild-card brasileiro José Pereira (6-4 6-2) mas não resistiu ao francês Corentin Moutet( 6-2 6-7 6-4) na última ronda do qualifying.

Pensou-se que a participação portuguesa estava terminada na cidade maravilhosa, no entanto, o mágico teve uma segunda oportunidade, tal como tinha acontecido na semana anterior em Buenos Aires, com a desistência do seu carrasco com uma lesão no joelho. Frente ao sul-americano e bom amigo de GE Guido Pella, que tombou após um jogo estranho e com muitas flutuações no ímpeto dos jogadores.

Gastão Elias aproveitou o estatuto de lucky loser para somar mais uns pontos ATP
Fonte: Gastão Elias

O jogador argentino entrou determinado e forjou uma vantagem de 4-1 no marcador. Mas o jogador português somou cinco jogos consecutivos para levar de vencida o set inaugural por 6-4. Com este tónico, o nosso representante parecia caminhar rumo a uma vitória tranquila, liderando o segundo parcial por 5-2 com dois breaks de vantagem. A razão pela qual o ténis é tão interessante é pela sua imprevisibilidade. Quando nada o fazia prever, Pella somou cinco jogos seguidos e ganhou o segundo set por 5-7. No último parcial Elias foi mais forte nos momentos decisivos e carimbou a sua presença na segunda ronda, vencendo por 6-4 5-7 7-5.

Na próxima fase esperava o uruguaio Pablo Cuevas, que fez valer o seu estatuto de cabeça-de-série para triunfar 7-5 6-1 e acabar a participação nacional em torneios do escalão máximo.

Antes, na cidade francesa de Marselha, João Sousa entrou em campo para defrontar o sérvio Filip Krajinovic no encontro da primeira ronda e, infelizmente, foi o único jogo da semana em singulares para o conquistador, que perdeu 3-6 6-4 6-4 contra o jogador dos balcãs, também ele um dos oito pré-designados da competição. Em pares, João juntou-se ao alemão Maximilian Marterer mas também cederam à primeira, ao cair perante Marcus Daniell e Dominic Inglot, quartos pré-designados da competição de pares.

Foto de Capa: 6iee

Artigo revisto por: Vanda Madeira Pinto

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Vai custar praticamente 17 milhões de euros ao FC Porto: quem é Borja Sainz?

Borja Sainz está muito perto de se transformar em reforço do FC Porto, com um custo de 16,8 milhões de euros aos cofres dos dragões.

FC Porto faz investimento pesado e fecha contratação por 16,8 milhões de euros

O FC Porto deverá oficializar em breve a contratação de Borja Sainz por 16,8 milhões de euros. O avançado chega do Norwich City.

Surpresa: passou 9 anos com contrato no Real Madrid e levou nega de equipa do segundo escalão

Jesús Vallejo deixou recentemente o Real Madrid. O jogador está livre no mercado e não vai assinar com o Real Zaragoza.

Autocarro da seleção feminina do País de Gales sofre acidente

O autocarro da seleção feminina do País de Gales envolveu-se num acidente, na véspera do encontro diante da França para o Euro 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG define preço para libertar Randal Kolo Muani

O PSG espera encaixar 50 milhões de euros com a venda de Randal Kolo Muani. A Juventus não está disposta a oferecer o valor pedido pelo avançado.

Tondela sela a contratação de jogador da Premier League

O Tondela está muito perto de garantir a contratação de Joe Hodge. O médio conta com contrato com o Wolverhampton.

Braga rejeita proposta por Gabri Martínez e define valor do espanhol

O Braga já rejeitou uma proposta por Gabri Martínez. O jogador está a ser acompanhado pelo Mallorca, emblema da La Liga.