Rafael Nadal, o primeiro a chegar ao topo dos Grand Slams

- Advertisement -

E está feito. Mais um pedaço de História se preenche no mundo amplo que é o do Ténis. No dia 30 de janeiro de 2022, Rafael Nadal acerba-se como o primeiro a quebrar o recorde de vitórias em Grand Slams, a categoria de torneio mais alta do calendário de Ténis.

Lembre-se que, tanto Rafael Nadal, como Roger Federer, e como Novak Djokovic, eram detentores de 20 vitórias em Grand Slams (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open). Assim, foi o tenista espanhol o primeiro a conseguir o feito, numa reviravolta espetacular na final da edição de 2022 do Australian Open.

A edição deste ano foi, no início, muito marcada pela não participação do «Rei da Austrália», Novak Djokovic. Porém, é de destacar, então, o percurso dos finalistas, Rafael Nadal, e Daniil Medvedev, naquela que poderá ser considerada, no balanço final do ano, como uma das finais mais entusiasmantes da temporada.

Marque-se o percurso de Rafael Nadal como uma trajetória bastante desafiante. Marcos Giron, Yannick Hanfmann, Karen Khachanov, Adrian Mannarino, Denis Shapovalov, e, por fim, Matteo Berrettini, foram os principais alvos do tenista espanhol até à derradeira final, onde defrontaria, então, Daniil Medvedev.

Já na onda de Medvedev, «afundaram-se» tenistas como Laaksonen, Kyrgios, Van de Zandschulp, Cressy; uma das surpresas do torneio, Felix Auger-Alliassime, e, na meia-final, a vitória sobre Stefanos Tsitsipas.

Descrito o percurso dos finalistas, a final parecia estar a ser favorável para Daniil Medvedev. O russo entrou bem na partida, onde concretiza os dois primeiros sets em parciais de 6-2 e 7-6 a seu favor. Porém, seria a meio do terceiro set que as coisas começaram a descambar. Rafael Nadal acorda o «touro» e vence os dois sets seguintes, em parciais de 6-4 e 6-4 a seu favor.

Como qualquer boa final de um Grand Slam, seria de esperar que se chegasse ao quinto set, o set das decisões. E assim foi, mas não se pense que foi fácil. Ambos se mostraram empenhados a conseguir o título, mas o último parcial seria em prol de Rafael Nadal, sendo o último a conseguir o break point e vencendo a partida.

Concluindo, foi mais uma edição do Australian Open, onde houve muita polémica, mas também houve muito bom ténis à mistura.

Rafael Nadal, para além de fazer História, fê-la de uma forma impressionante. A reviravolta do espanhol é apenas uma das provas de que se pode juntar à pequena elite dos melhores tenistas do mundo. E ainda está aí, para provar muito mais.

Foto de Capa: Aus Open

Angelina Barreiro
Angelina Barreirohttp://www.bolanarede.pt
Natural de Monção, a Angelina é Licenciada em Relações Internacionais e, Mestre em Economia Social pela Universidade do Minho. Vê o desporto como um dos bons lados da vida, que forma uma boa parceria com a escrita e o jornalismo. O seu interesse pelo desporto surgiu cedo, tendo como principal área de interesse o Futebol, o Ténis e a Fórmula 1.

Subscreve!

Artigos Populares

Golaço de Nestory Irankunda abrilhanta empate entre a Austrália e o Brasil

Nestory Irankunda foi a figura da Austrália no empate diante do Brasil. Avançado marcou grande golo de livre direto.

Sporting assina protocolo de cooperação com a Nani Football Academy

O Sporting e Nani oficializaram parceria em prol do futebol de formação. O antigo avançado português volta a cruzar-se com o clube verde e branco.

Francisco Neto em exclusivo ao Bola na Rede: «Acredito que o FC Porto é um clube que dá boas condições às suas jogadoras»

Francisco Neto falou com o Bola na Rede sobre a seleção de Portugal. As declarações foram proferias durante o Portugal Football Summit.

Jurgen Klopp analisa a estreia na seleção da Alemanha: «Começámos bem e depois tivemos problemas a sério»

Jurgen Klopp fez o rescaldo do empate da Alemanha diante dos Países Baixos. Jogo foi a estreia do técnico pela seleção.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador da Polónia deixa elogios a Jakub Kaminski e desvaloriza pouca utilização no Benfica: «Quando teve a oportunidade contra o AC Milan, fez uma...

O selecionador da Polónia, Jan Urban, desvalorizou a pouca utilização de Jakub Kaminski no Benfica e destacou a sua exibição frente ao AC Milan.

«Quando o Maracanã puxa todo para o mesmo lado, é muito difícil para qualquer adversário jogar ali» | Entrevista Bola na Rede a José...

José Boto falou em exclusivo com o Bola na Rede, onde abordou alguns temas do futebol brasileiro e português. As declarações foram prestadas durante o Portugal Football Summit.

Issa Doumbia elogiado: «Tornou-se um médio moderno»

Issa Doumbia foi alvo dos elogios de Antonio Obbedio, atual diretor desportivo do Venezia, equipa que o italiano representava.