Rafael Nadal, o primeiro a chegar ao topo dos Grand Slams

- Advertisement -

E está feito. Mais um pedaço de História se preenche no mundo amplo que é o do Ténis. No dia 30 de janeiro de 2022, Rafael Nadal acerba-se como o primeiro a quebrar o recorde de vitórias em Grand Slams, a categoria de torneio mais alta do calendário de Ténis.

Lembre-se que, tanto Rafael Nadal, como Roger Federer, e como Novak Djokovic, eram detentores de 20 vitórias em Grand Slams (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open). Assim, foi o tenista espanhol o primeiro a conseguir o feito, numa reviravolta espetacular na final da edição de 2022 do Australian Open.

A edição deste ano foi, no início, muito marcada pela não participação do «Rei da Austrália», Novak Djokovic. Porém, é de destacar, então, o percurso dos finalistas, Rafael Nadal, e Daniil Medvedev, naquela que poderá ser considerada, no balanço final do ano, como uma das finais mais entusiasmantes da temporada.

Marque-se o percurso de Rafael Nadal como uma trajetória bastante desafiante. Marcos Giron, Yannick Hanfmann, Karen Khachanov, Adrian Mannarino, Denis Shapovalov, e, por fim, Matteo Berrettini, foram os principais alvos do tenista espanhol até à derradeira final, onde defrontaria, então, Daniil Medvedev.

Já na onda de Medvedev, «afundaram-se» tenistas como Laaksonen, Kyrgios, Van de Zandschulp, Cressy; uma das surpresas do torneio, Felix Auger-Alliassime, e, na meia-final, a vitória sobre Stefanos Tsitsipas.

Descrito o percurso dos finalistas, a final parecia estar a ser favorável para Daniil Medvedev. O russo entrou bem na partida, onde concretiza os dois primeiros sets em parciais de 6-2 e 7-6 a seu favor. Porém, seria a meio do terceiro set que as coisas começaram a descambar. Rafael Nadal acorda o «touro» e vence os dois sets seguintes, em parciais de 6-4 e 6-4 a seu favor.

Como qualquer boa final de um Grand Slam, seria de esperar que se chegasse ao quinto set, o set das decisões. E assim foi, mas não se pense que foi fácil. Ambos se mostraram empenhados a conseguir o título, mas o último parcial seria em prol de Rafael Nadal, sendo o último a conseguir o break point e vencendo a partida.

Concluindo, foi mais uma edição do Australian Open, onde houve muita polémica, mas também houve muito bom ténis à mistura.

Rafael Nadal, para além de fazer História, fê-la de uma forma impressionante. A reviravolta do espanhol é apenas uma das provas de que se pode juntar à pequena elite dos melhores tenistas do mundo. E ainda está aí, para provar muito mais.

Foto de Capa: Aus Open

Angelina Barreiro
Angelina Barreirohttp://www.bolanarede.pt
Natural de Monção, a Angelina é Licenciada em Relações Internacionais e, Mestre em Economia Social pela Universidade do Minho. Vê o desporto como um dos bons lados da vida, que forma uma boa parceria com a escrita e o jornalismo. O seu interesse pelo desporto surgiu cedo, tendo como principal área de interesse o Futebol, o Ténis e a Fórmula 1.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.