Roger Federer vs Rafael Nadal: o renascer das lendas

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesTinha 7 ou 8 anos quando comecei a jogar ténis. Nessa altura, Roger Federer dominava a seu belo prazer o circuito. No entanto, eis que apareceu um jovem maiorquino que ousou colocar em causa o reinado de Federer. Nascia assim a maior rivalidade de todos os tempos: Rafael Nadal e Roger Federer.

Foi devido a estas duas lendas vivas do ténis que me apaixonei por esta modalidade. Não escondo que, como todos os adeptos desta modalidade, tenho o meu favorito e é Nadal. No entanto, isso nunca me impediu de admirar e reconhecer que o suíço é o melhor tenista de todos os tempos. A garra e rebeldia de Nadal contrastam na perfeição com a classe e simplicidade de Federer. Foi este contraste que nos permitiu ver alguns dos melhores encontros de sempre: final de Wimbledon em 2008 ou o encontro decisivo deste mesmo Australian Open em 2009.

No dia 3 de junho de 2015 escrevi neste mesmo espaço que a era de Rafael Nadal e Roger Federer tinha acabado. Enganei-me redondamente. Não sei se ambos voltaram a jogar finais do Grand Slam com a regularidade de outros tempos, mas a verdade é que irão fazê-lo pelo menos mais uma vez.

Fonte: BBC
Fonte: BBC

31 títulos de majors, 52 troféus de Masters 1000, 4 medalhas olímpicas (3 de ouro e 1 de prata), 443 semanas na liderança do ranking… São apenas alguns dos dados que estarão em campo no próximo domingo.

É sempre muito difícil atribuir favoritismo no que a estes jogos diz respeito, e sobretudo porque se tratam de duas lendas, mas penso que Roger Federer parte como ligeiro favorito. É certo que o confronto direto não é favorável ao suíço: 23 vitórias de Nadal para apenas 11 de Federer. Contudo, o maior desgaste físico a que Rafa foi sujeito ao longo de todo o torneio aliado ao maior tempo de descanso que Federar terá para a final poderão fazer a diferença.

Resta-nos aproveitar o espetáculo que, com certeza, Federer e Nadal irão dar no dia 29 de janeiro de 2017. As lendas não duram para sempre e nunca se sabe se esta poderá ser a última oportunidade para os vermos em ação.

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica vence Sporting no Dérbi Sub-23 e isola-se provisoriamente na liderança da Liga Revelação

O Benfica venceu o Sporting no Dérbi das equipas sub-23. Vitória permite liderança na fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Sortes distintas para os portugueses: Al Ittihad de Sérgio Conceição vence e apura-se e Al Gharafa de Pedro Martins fica pelo caminho na Champions...

O Al Ittihad de Sérgio Conceição venceu o Al Sadd e está na próxima fase da Champions League Asiática. Al Gharafa de Pedro Martins eliminado.

Tote recorda passagem pelo Benfica e prevê: «Acho que o Real Madrid tem alguma vantagem»

Tote faz a antevisão do duelo desta terça-feira entre Benfica e Real Madrid e atribuiu favoritismo aos merengues. O ex-jogador recordou também a sua passagem nas águias.

Carlos Carvalhal analisa eliminatória entre Benfica e Real Madrid:«Conheço Mourinho e sei que ele prefere jogar primeiro em casa»

Carlos Carvalhal analisou o play off de acesso aos oitavos de final da Champions League entre Benfica e Real Madrid. O treinador português afirmou que se o Benfica mantiver o nível do ultimo jogo entre as equipas, pode disputar a eliminatória.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador português na lista do Atlético Mineiro do Brasileirão

Pedro Martins é alvo do Atlético Mineiro. Emblema brasileiro continua a busca por treinador para suceder a Jorge Sampaoli.

Chiquinho renova contrato com o Olympiacos

Chiquinho vai continuar no Olympiacos. Duração do novo contrato do médio português não foi revelada pelos gregos.

Imprensa espanhola avisa Benfica e elogia jogador do Real Madrid: «A chegada de Álvaro Arbeloa representou um ponto de inflexão»

Eduardo Camavinga está em destaque nos últimos jogos do Real Madrid. Imprensa espanhola destaca o médio antes do duelo contra o Benfica.