Roger Federer vs Rafael Nadal: o renascer das lendas

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesTinha 7 ou 8 anos quando comecei a jogar ténis. Nessa altura, Roger Federer dominava a seu belo prazer o circuito. No entanto, eis que apareceu um jovem maiorquino que ousou colocar em causa o reinado de Federer. Nascia assim a maior rivalidade de todos os tempos: Rafael Nadal e Roger Federer.

Foi devido a estas duas lendas vivas do ténis que me apaixonei por esta modalidade. Não escondo que, como todos os adeptos desta modalidade, tenho o meu favorito e é Nadal. No entanto, isso nunca me impediu de admirar e reconhecer que o suíço é o melhor tenista de todos os tempos. A garra e rebeldia de Nadal contrastam na perfeição com a classe e simplicidade de Federer. Foi este contraste que nos permitiu ver alguns dos melhores encontros de sempre: final de Wimbledon em 2008 ou o encontro decisivo deste mesmo Australian Open em 2009.

No dia 3 de junho de 2015 escrevi neste mesmo espaço que a era de Rafael Nadal e Roger Federer tinha acabado. Enganei-me redondamente. Não sei se ambos voltaram a jogar finais do Grand Slam com a regularidade de outros tempos, mas a verdade é que irão fazê-lo pelo menos mais uma vez.

Fonte: BBC
Fonte: BBC

31 títulos de majors, 52 troféus de Masters 1000, 4 medalhas olímpicas (3 de ouro e 1 de prata), 443 semanas na liderança do ranking… São apenas alguns dos dados que estarão em campo no próximo domingo.

É sempre muito difícil atribuir favoritismo no que a estes jogos diz respeito, e sobretudo porque se tratam de duas lendas, mas penso que Roger Federer parte como ligeiro favorito. É certo que o confronto direto não é favorável ao suíço: 23 vitórias de Nadal para apenas 11 de Federer. Contudo, o maior desgaste físico a que Rafa foi sujeito ao longo de todo o torneio aliado ao maior tempo de descanso que Federar terá para a final poderão fazer a diferença.

Resta-nos aproveitar o espetáculo que, com certeza, Federer e Nadal irão dar no dia 29 de janeiro de 2017. As lendas não duram para sempre e nunca se sabe se esta poderá ser a última oportunidade para os vermos em ação.

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Victor Froholdt comenta conquista do FC Porto: «É um título muito merecido»

O FC Porto sagrou-se campeão nacional pela 31.ª vez na história. Victor Froholdt também reagiu à conquista dos dragões.

Ligue 1 parabeniza FC Porto e destaca alguns jogadores que passaram pelo clube

A Ligue 1 fez uma publicação dedicada à conquista do FC Porto. Dragões ganharam ao Alverca e celebram o título.

Thiago Silva conta história com Oskar Pietuszewski e responde aos críticos: «Falavam que o clube que jogava pouco estava em primeiro»

O FC Porto sagrou-se campeão nacional pela 31.ª vez na história. Thiago Silva falou em reação a mais um título na sua carreira.

Jornalista italiano elogia Francesco Farioli após conquista do FC Porto: «Excelente trabalho»

Nicolò Schira elogiou Francesco Farioli. FC Porto venceu este sábado o Alverca por 1-0 e sagrou-se campeão nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli dedica título a Jorge Costa e elogia André Villas-Boas: «Demorámos 3 minutos a conectar-nos»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Alverca. Primeira conferência de imprensa do treinador depois do título.

Pedro Proença dá os parabéns ao FC Porto e lembra Jorge Costa: «Este título assume ainda mais relevância»

Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, felicitou o FC Porto pela conquista da Primeira Liga. Dragões festejam título.

André Villas-Boas revela obreiros do título do FC Porto e destaca: «A época foi exigente, os obstáculos foram muitos, o ruído existiu e existirá...

O FC Porto sagrou-se campeão nacional pela 31.ª vez na história. André Villas-Boas refletiu com uma mensagem.