Rússia | Uma das maiores potências no mundo do Ténis

A Rússia sempre teve bons tenistas a representar o país: Yevegny Kafelnikov, Marat Safin, Nikolay Davydenko, entre outros. Apesar das dificuldades sentidas após a reforma de Davydenko, a Rússia recuperou com três grandes tenistas: Daniil Medvedev, Andrey Rublev e Karen Khachanov.

Antes de falar dos três jogadores, quero realçar que o alemão Alexander Zverev, atual número sete do ranking ATP, é filho de pais com nacionalidade russa e podia, assim, ter escolhido a Rússia, e seria mais um tenista do grande elenco russo.

Daniil Medvedev é o maior nome atual desta lista, sem dúvida. Apesar de não ter sido um ano civil (2020) fácil – apenas alcançou o primeiro título no penúltimo torneio que participou -, Medvedev acabou o ano em grande ao conquistar o ATP Paris e o ATP Finals! No último torneio, Medvedev derrotou os três jogadores com maior ranking numa só semana! Daniil derrotou Djokovic, Nadal e Thiem, número um, dois e três, respetivamente. O tenista tem imensas dificuldades num court: terra batida. Foi sempre eliminado na primeira ronda no maior torneio deste court – Roland Garros. Dos jogadores atuais da Rússia, Medvedev é aquele que tem melhor registo contra o atual número um, Djokovic – três vitórias em sete jogos.

Se me perguntarem qual dos três está mais perto de ganhar um Grand Slam, direi que é o Medvedev. Ele já jogou uma final e perdeu-a: US Open 2019, contra Rafael Nadal. Atualmente é aquele que está mais capacitado. Ele tem um estilo de jogo muito inteligente, joga a pensar naquilo que é melhor em cada momento do jogo. Medvedev é muito imprevisível. Ah, só não aposto que ganha o Roland Garros. É muito arriscado com o histórico do russo no torneio.

Dos três nomes presentes na lista, Andrey Rublev foi o jogador que mais cresceu em 2020. Rublev conquistou cinco títulos! Foi o jogador da ATP com mais campeonatos conquistados no ano civil. O ano brilhante valeu a ida ao ATP Finals e o oitavo lugar no ranking ATP. Apesar de ter ganho apenas um jogo e ter sido eliminado na fase de grupos, Rublev superou as expetativas iniciais que os fãs do desporto tinham inicialmente para a época do russo. O mais jovem dos três jogadores jogou apenas uma vez contra Roger Federer e ganhou esse jogo – ATP Cincinnati 2019, 16-avos de final. Que ótimo registo do russo.

Com 23 anos, Rublev é o mais novo dos três – Medvedev e Khachanov têm 24 anos. Na próxima época, se mantiver o nível de 2020, não duvido que vai continuar no top dez do ranking ATP.

Hoje em dia, dos três russos, Karen Khachanov é o jogador com menor destaque. Outrora o número oito no decorrer de 2019, atualmente ocupa o lugar 20 do ranking. Não foi um ano nada fácil para o terceiro melhor russo da atualidade. Khachanov tem qualidade, já provou isso. Porém, há algo que falta ao russo. Não conquista um torneio desde o ATP Paris 2018. Contra o big three, Khachanov apenas ganhou uma vez e foi na final da última vez que ganhou um título, contra Djokovic.

O lugar que ocupa não é nada mau, de todo! Porém, atualmente, está num nível abaixo de Rublev e Medvedev. Dos três jogadores, é o que tem mais a provar em 2021. Sinceramente, acredito que Karen vai voltar aos tempos antigos e vai subir no ranking.

Nos jogos entre os russos Medvedev é o que tem melhor registo. O número quatro ganhou os três jogos a Rublev e dois dos três a Khachanov. Nos jogos entre o número oito e 20 do ranking, Khachanov ganhou dois dos três jogos. Apesar de ter sido o melhor ano para Rublev, ainda tem uma estatística para melhorar!

Com tantos bons talentos, será que a Rússia vai ser a maior potência do ténis?

Foto de Capa: Davis Cup Finals

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto já definiu o sucessor de Nehuén Pérez no imediato

Nehuén Pérez lesionou-se com gravidade e corre sério risco de não voltar a jogar pelo FC Porto esta época. Gabriel Brás vai ser promovido à equipa A.

Fotis Ioannidis reage à estreia pelo Sporting: «Vamos continuar assim»

Fotis Ioannidis já deixou uma mensagem após a estreia pelo Sporting. Avançado somou alguns minutos na vitória diante do Famalicão.

Desde que Ruben Amorim assumiu o Manchester United, nenhum clube ainda na competição fez tão poucos pontos na Premier League

Ruben Amorim atingiu mais uma marca negativa no Manchester United. Técnico tem o pior registo nos clubes da Premier League desde que chegou.

Ángel Di María marca golo olímpico pelo Rosario Central e impede vitória do Boca Juniors patrocinada por ex-Sporting

Ángel Di María conseguiu marcar um golo olímpico pelo Rosario Central. Belo remate permitiu empate na receção ao Boca Juniors na Liga Argentina.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo tem interessado na Premier League depois de ser demitido do Nottingham Forest

O West Ham cogita avançar para a contratação de Nuno Espírito Santo. Hammers ponderam demitir Graham Potter e o português é uma opção.

Defesa informou o Liverpool que não vai renovar e aproxima-se do Real Madrid

Ibrahima Konaté comunicou ao Liverpool que não pretende renovar contrato e, segundo a imprensa internacional, o central francês deverá rumar ao Real Madrid no final da época.

Miguel Oliveira admite dúvidas quanto ao regresso ao MotoGP: «Parece improvável»

O piloto português terminou o grande prémio de São Marino no nono lugar e revelou que está a ponderar o futuro, com várias propostas em cima da mesa, mas com poucas perspetivas de regressar ao MotoGP em 2027.