📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Taça Davis: E o playoff aqui tão perto

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesÉ já hoje, dia 7 de abril, que a seleção portuguesa de ténis irá entrar em campo para disputar o acesso ao playoff do Grupo Mundial da Taça Davis. A jogar em casa, nos courts cobertos de terra batida do CIF (Lisboa), Portugal terá do outro lado da rede a seleção da Ucrânia. Apesar do teórico favoritismo que poderia ser atribuído à seleção ucraniana, esta desloca-se a Portugal sem Alexandr Dolgopolov, Sergyi Stakhovsky e Ilya Marchenko, portanto…sem qualquer tenista do top 500 mundial!

Com estes dados em cima da mesa a seleção portuguesa, composta por João Sousa, Gastão Elias, Pedro Sousa e João Domingues parece agora apresentar-se como clara favorita nesta segunda ronda do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis. A formação de leste desloca-se à capital portuguesa com Artem Smirnov (507º do ranking ATP), Denys Molchanov (759º), Mykyta Mashtakov (1558º), e Illia Biloborodko (sem ranking ATP) e, como tal, aparentemente sem armas para contrariar a maior qualidade dos tenistas portuguesas.

O sorteio ditou que 6ª feira, às 13h, entrarão em court Gastão Elias e Artem Smirnov, o mais bem cotado dos tenistas ucranianos que se deslocarão em Portugal. Pese embora Gastão Elias não esteja a atravessar um bom momento de forma, e mesmo considerando a menor concentração que tende a apresentar frente a adversários de menor valia, parece claro que o tenista da Lourinhã, número 90 do ranking ATP, tem recursos técnicos mais do que suficientes para derrotar Smirnov. Logo de seguida é a vez do número um português, João Sousa, medir forças com o jovem Mykyta Mashtakov. Também João Sousa, número 37 do ranking ATP parece estar num momento menos fulgurante do que aquele que apresentou no início da temporada, mas a diferença de qualidade entre os tenistas é de tal forma marcada que, provavelmente, o dia terminará com Portugal a adiantar-se para 2-0 na eliminatória.

Fonte: João Sousa
Fonte: João Sousa

Sábado, dia 8 de abril, é dia de juntar em court a dupla Sousa e Elias que, às 15h, defrontarão Illia Bilobotodko e Denys Molchanov. Sousa e Elias não são especialistas na vertente de pares, pese embora comecem a apresentar uma dinâmica interessante quando se juntam para esse fim, mas mais uma vez a diferença de qualidade entre os protagonistas é de tal forma significativa que, caso não haja (grandes) surpresas, o mais provável é que este seja o dia no qual Portugal selará o apuramento para o playoff do Grupo Mundial da Taça Davis.

Domingo, dia 9 de abril deverá ser, a priori, um dia apenas para cumprir calendário. Teoricamente, às 12h, João Sousa defrontará Artem Smirnov e, de seguida, será a vez de Gastão Elias medir forças com Mykyta Mashtakov. Porém, caso a eliminatória esteja, como se espera, já decidida, o mais provável é que o capitão da seleção portuguesa, Nuno Marques, dê oportunidade a Pedro Sousa (209º do ranking ATP) e João Domingues (278º) para ganharem mais alguma experiência em competições internacionais e somarem mais um encontro envergando a camisola da seleção nacional.

Fonte: Pedro Sousa
Fonte: Pedro Sousa

É sabido que, no ténis, as surpresas podem sempre acontecer e, por isso mesmo, Nuno Marques alertou para a necessidade de os tenistas portugueses encararem todos os encontros como se estivessem a disputa-los frente aos jogadores ucranianos mais cotados da atualidade. Porém, esta é também uma oportunidade para, como afirmou Gastão Elias, fazer história no ténis português. Assim sendo, 23 anos depois da única presença num playoff do Grupo Mundial da Taça Davis, perdido em 1994 frente à seleção da Croácia na cidade do Porto, Portugal tem todas as condições para escrever, pela segunda vez na história, uma das mais belas páginas do ténis português.

Foto de capa: João Sousa

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.