Ténis: João Sousa – O melhor português de todos os tempos

- Advertisement -

cab ténis

Uma vez pode ser sorte, duas já tem de ser algo mais; João Sousa triunfou este domingo em Valência frente ao espanhol Roberto Bautista Agut e conquistou assim o seu 2.º título de carreira no circuito ATP. O português acabou, desta forma, com a malapata que vinha desde Kuala Lumpur: Sousa havia perdido cinco finais de forma consecutiva.

O mano-a-mano era favorável ao português, pelo menos no que a provas ATP diz respeito, e o vimaranense tratou de o confirmar. Sousa pareceu entrar algo nervoso no encontro, talvez devido à tal malapa de que vos falei, cometendo demasiados erros não forçados e ainda uma baixa percentagem de primeiros serviços (48%). A juntar a tudo isto, Bautista Agut ia apresentando um ténis de muito bom nível.

12195012_1238906956136557_2550715404470525823_o
João Sousa, na imagem, com a vitória em Valência, cimenta o estatuto de melhor português de sempre.
Fonte: Facebook Oficial do Valência Open

No segundo set, o espanhol voltou a entrar melhor e rapidamente se colocou a líder por 2-0. No entanto, eis que a garra e determinação de João Sousa vieram ao de cima. O português assinou 6 jogos de forma consecutiva arrecadando não só o segundo set, por 6-3, mas colocando-se ainda a vencer por 2-0 na terceira e decisiva partida. A partir daí tratava-se apenas de uma questão de tempo. O espanhol, que recebeu assistência médica no inicio da terceira partida, nunca pareceu capaz de perturbar o português.

A vitória de João Sousa é a prova de que o trabalho, a garra e a determinação, mais tarde ou mais cedo, acabam sempre por compensar. Como praticante da modalidade que fui, posso dizer-vos que ninguém tem a real noção do que é preciso trabalhar para chegar onde o vimaranense chegou.

Resta-me dizer que João Sousa vai alcançar a sua melhor posição de sempre no ranking ATP (33.º ou 32.º), mas esta vitória vale muito mais do que qualquer ranking possa representar.

Um grande obrigado ao João Sousa por tudo aquilo que tem feito pelo ténis português. É, sem margem para dúvidas o melhor português de todos os tempos.

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto com baixa importante no último treino de preparação para o jogo com o Rangers

Diogo Costa foi a grande baixa no FC Porto no treino desta quarta-feira. Francesco Farioli chamou três jovens da equipa B.

Exclusivo Bola na Rede: «Jogar diante do seu público é sempre uma grande vantagem para o Athletic»

Pablo Fuentenebro, jornalista do Diario As esteve à conversa com o Bola na Rede, com o Athletic x Sporting a ser o tema de relevo.

Champions League: Eis os onzes prováveis do Athletic x Sporting

O Sporting defronta o Athletic no Estádio San Mamés, encontro referente à 8ª. jornada da fase regular da Champions League.

Benfica x Real Madrid: Eis os onzes prováveis para a última jornada da fase regular da Champions League

O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz, no encontro da 8.ª e última jornada da fase regular da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica afasta-se da corrida por Stije Resink e o médio já não deve sair do Groningen em janeiro

Stije Resink já não deverá reforçar o Benfica. O Groningen permaneceu irredutível face a uma possível saída do médio neerlandês.

Javi García recorda passagem pelo Benfica como jogador e treinador: «Foi uma das decisões mais felizes da minha vida»

Javi García recordou a sua carreira no Real Madrid e no Benfica e falou sobre os momentos que marcaram a sua passagem pelos dois clubes.

José Sá pode deixar o Wolverhampton para rumar a outra equipa da Premier League

O futuro de José Sá no Wolverhampton está em dúvida. O guarda-redes internacional português está na mira do Nottingham Forest.