Uma radiografia ao ténis espanhol | Ténis

NADAL: O GRANDE COMBUSTÍVEL DO TÉNIS ESPANHOL NA ATUALIDADE

É algo inimaginável e indissociável na última década e meia, pensar como seria o panorama do desporto e ainda mais o ténis espanhol, se não existisse um “monstro competitivo” e faminto de vitórias como é Rafael Nadal. De resto o atleta que venceu o seu primeiro encontro ATP somente com 15 anos, agora com 34 continua a deter o maior número de sucessos já mais conseguidos.

Sendo que se apenas nos focarmos em encontros conquistados sob terra batida, este domínio é ainda mais latente e inquestionável, visto colecionar mais triunfos que Novack Djokovic e Roger Federer juntos nesta superfície. Rafa conta nos dias de hoje com cerca de meio milhar de sucessos neste piso, que fazem dele também o rei de Roland Garros, torneio no qual em 15 participações  apenas saiu derrotado em duas ocasiões.

Contudo, e com o passar das temporadas vai surgindo uma grande questão para a qual a  Federação Espanhola de Ténis, ainda parece não ter encontrado uma resposta concreta: haverá algum praticante capaz de manter o país na discussão por grandes títulos colmatando a retirada, mais dia menos dia, do “touro de Manacor”?

Pois bem, a resposta é não! Se olharmos à tabela ATP, nuestros hermanos contam com o pior desempenho coletivo de sempre, sendo apenas dez o número de tenistas do país entre os 100 primeiros da hierarquia. Para se encontrar uma estatística tão pouco abonatória, seria necessário recuar até à década de 70, altura da criação dos rankings individuais.

Este facto deve preocupar os responsáveis dos escalões de formação, que não raras vezes têm contado com grandes vedetas nas categorias mais jovens, contudo, e por uma razão ou por outra, essa tão complexa transição acaba por não se concretizar com os resultados esperados.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Arábia Saudita vai voltar a atacar contratação de Gonçalo Inácio e pode chegar aos 60 milhões de euros pelo defesa do Sporting

Gonçalo Inácio é alvo do Al Ittihad e da Arábia Saudita. Defesa do Sporting tem cláusula de rescisão de 60 milhões de euros e leões não querem deixar sair.

Bayer Leverkusen fecha acordo com o sucessor de Erik ten Hag

O Bayer Leverkusen chegou a acordo com Kasper Hjulmand para assumir a equipa. Treinador vai assinar contrato nos próximos dias e arrancar trabalhos na quarta-feira.

A mensagem de Ruben Amorim para André Onana que motivou a saída do guarda-redes do Manchester United

André Onana está de saída do Manchester United. Mensagem de Ruben Amorim motivou saída do guarda-redes para o Trabzonspor.

Olympique de Marselha chega a acordo com Benjamin Pavard e Matt O’Riley

No último dia de mercado, o Marseille garantiu por empréstimo Benjamim Pavard com uma opção de compra de 15 milhões de euros e Matt O´Riley também com um acordo de cedência por uma temporada sem opção de compra.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim avança com 40 milhões de euros por jogador do Sporting

O Manchester United está a tentar contratar Zeno Debast. Equipa de Ruben Amorim prepara proposta pelo central belga junto do Sporting, onde o treinador já trabalhou.

Brian Brobbey e Bertrand Traoré oficializados no Sunderland

Sunderland finaliza as contratações de Brian Brobbey e Bertrand Traoré por um total de 23 milhões de euros. Ambos os jogadores vindos do Ajax.

Yeray Álvarez suspenso por 10 meses devido a tratamento para a queda do cabelo

O Athletic confirmou a suspensão de Yeray Álvarez. O defesa central ficará fora dos relvados por 10 meses após acusar positivo em teste de doping.