Uma radiografia ao ténis espanhol | Ténis

NADAL: O GRANDE COMBUSTÍVEL DO TÉNIS ESPANHOL NA ATUALIDADE

É algo inimaginável e indissociável na última década e meia, pensar como seria o panorama do desporto e ainda mais o ténis espanhol, se não existisse um “monstro competitivo” e faminto de vitórias como é Rafael Nadal. De resto o atleta que venceu o seu primeiro encontro ATP somente com 15 anos, agora com 34 continua a deter o maior número de sucessos já mais conseguidos.

Sendo que se apenas nos focarmos em encontros conquistados sob terra batida, este domínio é ainda mais latente e inquestionável, visto colecionar mais triunfos que Novack Djokovic e Roger Federer juntos nesta superfície. Rafa conta nos dias de hoje com cerca de meio milhar de sucessos neste piso, que fazem dele também o rei de Roland Garros, torneio no qual em 15 participações  apenas saiu derrotado em duas ocasiões.

Contudo, e com o passar das temporadas vai surgindo uma grande questão para a qual a  Federação Espanhola de Ténis, ainda parece não ter encontrado uma resposta concreta: haverá algum praticante capaz de manter o país na discussão por grandes títulos colmatando a retirada, mais dia menos dia, do “touro de Manacor”?

Pois bem, a resposta é não! Se olharmos à tabela ATP, nuestros hermanos contam com o pior desempenho coletivo de sempre, sendo apenas dez o número de tenistas do país entre os 100 primeiros da hierarquia. Para se encontrar uma estatística tão pouco abonatória, seria necessário recuar até à década de 70, altura da criação dos rankings individuais.

Este facto deve preocupar os responsáveis dos escalões de formação, que não raras vezes têm contado com grandes vedetas nas categorias mais jovens, contudo, e por uma razão ou por outra, essa tão complexa transição acaba por não se concretizar com os resultados esperados.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Listas: Todos os nomes de Noronha Lopes para concorrer às eleições do Benfica

João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica, já deu a conhecer todos os nomes na apresentação das listas.

Nova lesão de Renato Sanches: O que tem e qual o tempo de paragem?

Renato Sanches tem uma lesão muscular no bíceps femoral. Médio português deverá regressar aos relvados após pausa internacional.

Ramon Menezes já não é selecionador Sub-20 do Brasil após ser eliminado na fase de grupos do Mundial

O Brasil não conseguiu ir além da fase de grupos no Mundial Sub-20 no Chile e decidiu terminar o contrato do selecionador Ramon Menezes.

Russell Martin despedido do Rangers depois de conseguir apenas uma vitória no campeonato

O treinador escocês, Russell Martin, não foi capaz de dar a volta a um mau início de época, levando o Rangers a decidir terminar o seu contrato.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Fangueiro ruma ao Chipre para treinar o Enosis Neon Paralimniou

O treinador português, Carlos Fangueiro, volta a treinar fora de Portugal e assina pelo último classificado da Liga do Chipre.

Atlético Madrid anuncia Mateu Alemany como novo diretor de futebol masculino

Mateu Alemany foi diretor desportivo do Barcelona entre 2020 e 2024 e irá coordenar o futebol profissional masculino do Atlético Madrid.

Fabio Cannavaro é oficialmente o novo selecionador do Uzbequistão

A federação do Usbequistão anunciou a contratação do campeão do mundo italiano, Fabio Cannavaro, como selecionador nacional.