WTA 1000 Roma | Swiatek volta a arrasar na terra batida

- Advertisement -

Karolina Pliskova vs Iga Swiatek: Demonstração de força da jovem de 19 anos

Naquele que foi o primeiro embate as atuais ‘número um’ da República Checa e da Polónia, respetivamente, antevia-se um encontro interessante entre uma das mais credenciadas tenistas em atividade e vencedora do torneio em 2019, e uma das mais talentosas jogadoras da nova geração, que tem na terra batida os seus melhores resultados.

Apesar do melhor ranking e maior estatuto de Pliskova, os resultados de Swiatek no pó de tijolo na época transata e já nesta época davam-lhe algum favoritismo frente a uma tenista com mais dificuldades na adaptação do seu jogo à terra batida. Ainda assim, esta era a primeira final da polaca num torneio WTA 1000, pelo que havia a possibilidade de o nervosismo ser um fator importante a ter em conta ao longo do encontro.

Não foi isso que se verificou, contudo, uma vez que a número 15 do ranking entrou a todo o gás e quebrou, logo à primeira oportunidade, o serviço da checa. Pancadas fortes e profundas do fundo do court exploravam a menor capacidade de movimentação e cobertura do campo da antiga número um mundial. Em apenas dez minutos, Swiatek chegou ao 3-0, com dois jogos de serviço em branco.

Nem o serviço, a principal arma do jogo de Pliskova, esteve afinado durante o início do encontro. Várias duplas faltas permitiram à polaca novo break que praticamente sentenciou o primeiro parcial. Sem qualquer ponto cedido nos seus jogos de serviço e apenas quatro perdidos em todo o set, a jovem de 19 anos fechou, sem problemas, a primeira partida, com um esmagador 6-0, em apenas 19 minutos.

O segundo set começou da mesma forma e viu a número nove do mundo ceder o serviço com vários erros na segunda pancada e, eventualmente, com uma dupla falta. Ainda assim, aos 2-0, Pliskova teve as primeiras oportunidades no serviço de Swiatek, com dois pontos de break consecutivos, salvos de forma autoritária pela polaca para chegar ao 3-0.

Completamente subjugada pela sua adversária, o melhor que a tenista de 29 anos conseguiu foi tentar evitar o duplo 6-0. Teve várias oportunidades para o fazer, mas a polaca não ofereceu qualquer ponto à oponente e fechou mesmo o encontro, ao cabo de 46 minutos, por 6-0 e 6-0, numa exibição absolutamente imaculada.

Com esta vitória, Iga Swiatek vai estrear-se no Top 10 mundial, na décima posição, e conquista o seu terceiro troféu na carreira, enquanto Pliskova sobe um lugar no ranking e é agora a oitava da hierarquia.

Artigo revisto por Joana Mendes

Pedro Marques dos Santos
Pedro Marques dos Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro Marques dos Santos é atualmente estudante de Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, onde procura concluir a sua formação enquanto jornalista antes de entrar no mercado de trabalho. A paixão pelo desporto começou no Futebol, com as conquistas europeias do Porto de Mourinho, mas entretanto apaixonou-se pelo Ténis e é aí que foca mais as suas atenções. Quando não está a ver ou praticar desporto – sobretudo a ver -, está provavelmente a gastar horas num videojogo.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marca impressionante: Cristiano Ronaldo chega aos 500 golos depois dos 30 anos e já ultrapassou esse número

Desde que completou os 30 anos que Cristiano Ronaldo marcou 501 golos. Marca dos 500 superada na vitória do Al Nassr sobre o Al Hazem.

Barcelona investe 300 mil euros em jogadora e bate recorde

O Barcelona deve confirmar em breve a contratação de Julia Torres. A defesa é considerada uma grande promessa no futebol espanhol.

Palmeiras pode encher os seus cofres: jogador apontado à Europa por 60 milhões de euros

Vitor Roque pode regressar ao futebol europeu num dos próximos mercados. O jogador representa o Palmeiras de Abel Ferreira.

Sheffield Wednesday vê confirmada a descida de divisão em fevereiro e bate todos os recordes em Inglaterra

O Sheffield Wednesday já desceu de divisão apenas em fevereiro. Nunca um clube tinha sido despromovido tão cedo nas divisões profissionais inglesas.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid vai deixar defesa sair a custo zero e Juventus posiciona-se para garantir a contratação

A Juventus está interessada em contratar Antonio Rudiger. Defesa alemão está em final de contrato com o Real Madrid.

Yeremay Hernández recebe más notícias: sequência impressionante do espanhol chega ao fim

Yeremay Hernández viu um cartão vermelho na partida entre o Deportivo de La Coruña e não jogará frente à Real Sociedad B.

La Liga abre investigação por palavras e cânticos de ódio dirigidos a Vinícius Júnior no Osasuna x Real Madrid

Os adeptos do Osasuna visaram Vinícius Júnior no embate diante do Real Madrid. La Liga está a investigar a situação.