WTA 1000 Roma | Swiatek volta a arrasar na terra batida

- Advertisement -

Karolina Pliskova vs Iga Swiatek: Demonstração de força da jovem de 19 anos

Naquele que foi o primeiro embate as atuais ‘número um’ da República Checa e da Polónia, respetivamente, antevia-se um encontro interessante entre uma das mais credenciadas tenistas em atividade e vencedora do torneio em 2019, e uma das mais talentosas jogadoras da nova geração, que tem na terra batida os seus melhores resultados.

Apesar do melhor ranking e maior estatuto de Pliskova, os resultados de Swiatek no pó de tijolo na época transata e já nesta época davam-lhe algum favoritismo frente a uma tenista com mais dificuldades na adaptação do seu jogo à terra batida. Ainda assim, esta era a primeira final da polaca num torneio WTA 1000, pelo que havia a possibilidade de o nervosismo ser um fator importante a ter em conta ao longo do encontro.

Não foi isso que se verificou, contudo, uma vez que a número 15 do ranking entrou a todo o gás e quebrou, logo à primeira oportunidade, o serviço da checa. Pancadas fortes e profundas do fundo do court exploravam a menor capacidade de movimentação e cobertura do campo da antiga número um mundial. Em apenas dez minutos, Swiatek chegou ao 3-0, com dois jogos de serviço em branco.

Nem o serviço, a principal arma do jogo de Pliskova, esteve afinado durante o início do encontro. Várias duplas faltas permitiram à polaca novo break que praticamente sentenciou o primeiro parcial. Sem qualquer ponto cedido nos seus jogos de serviço e apenas quatro perdidos em todo o set, a jovem de 19 anos fechou, sem problemas, a primeira partida, com um esmagador 6-0, em apenas 19 minutos.

O segundo set começou da mesma forma e viu a número nove do mundo ceder o serviço com vários erros na segunda pancada e, eventualmente, com uma dupla falta. Ainda assim, aos 2-0, Pliskova teve as primeiras oportunidades no serviço de Swiatek, com dois pontos de break consecutivos, salvos de forma autoritária pela polaca para chegar ao 3-0.

Completamente subjugada pela sua adversária, o melhor que a tenista de 29 anos conseguiu foi tentar evitar o duplo 6-0. Teve várias oportunidades para o fazer, mas a polaca não ofereceu qualquer ponto à oponente e fechou mesmo o encontro, ao cabo de 46 minutos, por 6-0 e 6-0, numa exibição absolutamente imaculada.

Com esta vitória, Iga Swiatek vai estrear-se no Top 10 mundial, na décima posição, e conquista o seu terceiro troféu na carreira, enquanto Pliskova sobe um lugar no ranking e é agora a oitava da hierarquia.

Artigo revisto por Joana Mendes

Pedro Marques dos Santos
Pedro Marques dos Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro Marques dos Santos é atualmente estudante de Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, onde procura concluir a sua formação enquanto jornalista antes de entrar no mercado de trabalho. A paixão pelo desporto começou no Futebol, com as conquistas europeias do Porto de Mourinho, mas entretanto apaixonou-se pelo Ténis e é aí que foca mais as suas atenções. Quando não está a ver ou praticar desporto – sobretudo a ver -, está provavelmente a gastar horas num videojogo.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting B quebra série de derrotas e ganha em jogo de regresso de Nuno Santos aos relvados

O Sporting B venceu em casa a Oliveirense por 2-0 na jornada 20 da Segunda Liga. Nuno Santos regressou aos relvados.

Francesco Farioli e o Casa Pia x FC Porto: «É uma equipa com velocidade nos homens da frente, muito física»

Francesco Farioli projeta o Casa Pia x FC Porto. Dragões jogam esta segunda-feira contra Gansos para a Primeira Liga.

Tondela fecha avançado, que deverá ser oficializado depois do jogo contra o Benfica

O Tondela garantiu a contratação de Benjamin Kimpioka junto do Sivasspor. Avançado chega por empréstimo com opção de compra.

João Mário dá luz verde para mudar de clube em Itália

João Mário aceita rumar ao Bolonha. Lateral português prepara-se para um empréstimo da Juventus sem opção de compra.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio empata em casa com Juventude no Campeonato Gaúcho e Luís Castro deixa críticas: «O primeiro agente pacificador do jogo é o árbitro»

O Grémio empatou a um golo frente ao Juventude, na sexta jornada do Campeonato Gaúcho. No final do jogo, o técnico português deixou críticas para a arbitragem.

Atlético Madrid fecha acordo com Marcos Leonardo: eis os valores em cima da mesa

Marcos Leonardo está cada vez mais próximo do Atlético Madrid. O avançado ex-Benfica já tem acordo para rumar ao clube espanhol.

Zé Pedro pode deixar o Cagliari e rumar ao Brasileirão

O futuro de Zé Pedro está em cima de mesa. O defesa-central português de 28 anos pode deixar o Cagliari e rumar ao Atlético Mineiro.